DESCUBRA AS 15 FRUTAS E VEGETAIS MAIS ESTRANHOS DO MUNDO

Com diversos nutrientes, esses alimentos se destacam, na verdade, pela aparência exótica ou pelo se gosto amargo.


VAMOS DESCOBRIR...

FRUTAS E VEGETAIS ESTRANHOS, MAS MUITO BONS PARA SAÚDE


Saborosas e nutritivas, as frutas são a base de uma alimentação saudável. Isso porque, os nutrientes são capazes de prevenir contra diversos tipos de doenças. Neste mesmo contexto, encaixam-se os vegetais que, tão bons quantos as frutas, contam com milhares de substâncias fitoprotetoras naturais.

Por serem coloridos e terem diversos formatos, esses alimentos chamam a atenção, ainda, pelos tipos exóticos. Então vamos a uma lista com algumas destas frutas e vegetais considerados os mais estranhos do mundo. Descubram:

1 - KIWANO


Imagem de Hans por Pixabay 

Espécie de melão-espinhoso, também conhecido como Cucumis metuliferus, essa fruta é um tipo intermediário entre o pepino e o melão. De polpa comestível, o alimento acaba sendo mais usado como item de decoração.


2 - ROMà

Imagem de Lee Travathan por Pixabay 

Bastante comum aqui no Brasil, a Romã é nativa do Irã e da Índia. Com um aspecto diferente das frutas comuns, como banana e maçã, por exemplo, a fruta tem nutrientes antioxidantes em suas propriedades.

3 - PITAYA


Imagem de juemi por Pixabay 

Também conhecida como fruta-dragão, a fruta é cheia de espinhos e somente a polpa é comestível.

4 - A MÃO DE BUDA 


Imagem de K_Kristie por Pixabay 

Com uma aparência que lembra longos dedos com artrites, essa fruta é muito azeda para ser comida crua. Sua parte comestível deve ser transformada em um doce cítrico ou então em licor. Além disso, devido ao seu perfume, algumas pessoas utilizam o alimento somente para perfumar o ambiente.

5 - URUCUM 


Imagem de João por Pixabay 

De aparência estranha, o Urucum é bastante encontrado na Amazônia. Seu uso mais popular é a tintura, já que da fruta sai um forte pigmento vermelho.

6 - MANGOSTÃO 


Imagem de taboty por Pixabay 

Conhecida como “a rainha das frutas tailandesas”, sua polpa é branca e macia, com um sabor muito doce e agradável. Esse tipo de fruta aparece apenas de maio a setembro.

7 - ACKEE 


Imagem de Kojo Nyame por Pixabay 

Nacional da Jamaica, essa fruta não pode ser inteiramente consumida, já que seu centro é muito venenoso.

8 - RAMBUTÃO 

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay 

Natural da Indonésia e das Filipinas, seu nome, literalmente, significa “cabeluda”. A aparência estranha se dá pela coloração roxa e os “espinhos”. 
Bastante aguada, a Rambutan se assemelha a lichia.

9 - JABUTICABA

Imagem de Guilherme Resende por Pixabay 

Também chamada guapuru, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.

10 - JACA


Imagem de Reinout Dujardin por Pixabay 

Rica em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. A Jaca contém, ainda, vitaminas A, C e do complexo B. A fruta é conhecida por ser muito grande, chegando a pesar até 15 Kg.

11 - SALAK 

Imagem de huey3800 por Pixabay 

Também conhecida como a fruta de cobra, devido à sua textura que contém escamas, o alimento é comum na Tailândia, Malásia e Indonésia. O gosto varia de acordo com o tipo, mas assemelha-se bastante a uma cereja ou morangos.

12 - BATATA-DOCE-ROXA 

Imagem de マサコ アーント por Pixabay 

O tubérculo, que compõe diversos pratos típicos brasileiros, conta com uma polpa de textura úmida e um sabor semelhante ao restante das batatas-doces. Esse tipo, no entanto, possui as propriedades antioxidantes mais elevadas e eficazes.

13 - BRÓCOLIS ROMANESCO


Imagem de Aline Ponce por Pixabay 

Originário da Itália, esse tipo de brócolis possui uma forma geométrica bastante decorativa. O preparo deve considerar apenas um leve cozimento, podendo ser utilizado cru em saladas devido a sua consistência mais leve.

14 - SOPROPO


Imagem de Sandeep Handa por Pixabay 

Originário da Ásia tropical, esse tipo de alimento é da família do pepino. Com cerca de vinte a trinta centímetros de comprimento, o Sopropo possui superfície ondulada sementes brancas. A polpa é crocante, de textura aguada e sabor amargo.

15 - FUNCHO 


Imagem de congerdesign por Pixabay 

É constituído por um bolbo branco ou verde-claro de onde crescem os caules. A partir do topo dos caules crescem delicadas folhas verdes e flores. É crocante e ligeiramente doce, com um toque de anis.

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
Sites: Pensamento Verde.

Leia também:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.