O PÁSSARO MAIS RARO DO MUNDO FOI FOTOGRAFADO!

Calma não é clickbait. Esse pássaro da foto é raro, pois nunca tinham registrado um macho de sua espécie, mas o que aconteceu com ele que não foi legal.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Infelizmente ele foi morto, para o pesquisador responsável pela equipe que encontrou o animal disse que não foi uma decisão fácil, mas que exames no pássaro morto podem ajudar a proteger a espécie no futuro.

O PÁSSARO RARO DESVENDADO


No dia 23 de setembro, a equipe do biólogo Chris Filardi conseguiu fotografar pela primeira vez um pássaro macho da espécie Actenoides bougainvillei excelsus. Filardi dirige o programa do Pacífico no Museu Norte-Americano de História Natural e afirmou em nota publicada no site da instituição que procurava pela ave há mais de 20 anos. Seu habitat natural fica em Guadalcanal, nas Ilhas Salomão.

Apenas três exemplares da espécie já tinham sido avistados na década de 1920 e 1950, mas eram fêmeas. A vocalização e os hábitos dos machos são pouco conhecidos.

A notícia, portanto, foi comemorada, mas ao mesmo tempo causou muita polêmica. Isso porque, logo depois de ser capturada, a ave foi morta para ser estudada pelos cientistas. Na página do Facebook do museu, onde a foto foi divulgada, muitos internautas questionaram a decisão de Filardi e sua equipe. No Huffington Post, Marc Bekoff, professor de ecologia da Universidade do Colorado, escreveu um texto questionando a morte de animais em nome da ciência. 

Filardi respondeu as críticas em um texto publicado no site da organização de conservação ambiental Audubon. "Essa não foi uma decisão fácil nem foi tomada no calor do momento", garantiu Filardi. Ele diz que trabalha há 25 anos para conservar a vida selvagem.


DESCOBERTA COM UM PREÇO


Ele diz que a descoberta mais importante do trabalho de campo realizado nas últimas semanas não foi a captura do exemplar fotografado, mas verificar que o habitat da espécie está saudável. Eles estimaram a população do pássaro em 4 mil indivíduos e garantem que, apesar de ser pouco conhecida na ciência ocidental, não é uma espécie ameaçada ou em extinção.

Ele justifica que a morte da ave é uma prática padrão para biólogos que fazem trabalhos de campo e que antes de matá-la foram considerados critérios como o impacto na população. O exemplar, escreve Filardi, vai ajudar os pesquisadores a entenderem melhor o animal e como ele reage a situações específicas. Esse conhecimento poderia ajudar a proteger a espécie no futuro, diz.

33 comentários:

  1. Respostas
    1. Triste, mas infelizmente um mal necessário. Devido ser uma espécie rara e não possuir nenhum exemplar macho em coleções, com esse feito, garante que se a espécie tiver algum problema futuro, terá agora nas coleções para pesquisas futuras e ajudar na sua preservação e conservação. Mesmo tendo 4 mil indivíduos não é uma espécie ameaçada de extinção. Um indivíduo somente fêmea em uma coleção não se sabe todas as características da espécie em si.

      Triste, mas é necessário.

      Equipe BioOrbis

      Excluir
  2. Uilmara Machado de Melo Gonçalves18 de outubro de 2016 às 22:35

    Imaginei, isto!...

    ResponderExcluir
  3. Será um mal necessário? Ou um mal entendido?
    Se o próprio pesquisador alega que busca a espécie há anos não seria ideal produzir outros para estudar?
    Não concordo com esse tipo de pesquisa retalhadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu ponto de vista. Mas como assim produzir outros para estudar? Como você mesma disse ele estava procurando a anos, e não possuíam um espécime macho da espécie na coleção, isso é de extrema importância para estudos da biologia, evolução, reprodução e entre vários outros estudos para uma espécie. Porque tendo somente fêmeas você não tem como adivinhar como eles se reproduzem, como se interagem, entre outros.

      Mas agradecemos pelo comentário e pelo seu ponto de vista que é fundamental para nosso site.

      Um grande abraço, Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. E com o pássaro morto fica a saber como é que ele interage e como se reproduz? Claro que não.
      Não estou triste, estou indignado. É lamentável o que se faz e o que se fez em nome da ciência.

      Excluir
    3. O que um pequeno pássaro pode trazer algum benéficio para humanidade?Existem milhares de raças de aves e não acharam proveito quase nenhum.Sómente porque o pássaro é raro mataram .
      Convenhamos, o bicho homem está se tornando cada vez mais raro em suas mentes doentias.

      Excluir
    4. Não gente vocês não entenderam. O fato de saber como ele interage e se reproduz da para saber devido a estudo biogeográficos através de seu DNA. São técnicas bem avançadas.

      Mas o estranho mesmo ai é fato de que os machos são raros de achar, e mesmo assim ele matou quando achou um. No caso acho que deviam monitorar e marcar ele, deixando vivo. Mas não sabemos a intenção do pesquisador.

      Agradecemos pelos comentários,

      Abraços da Equipe BioOrbis.

      Excluir
    5. esta demorando este mundo a acabar

      Excluir
  4. Acho triste o fato do pássaro morrer, mas entendo que foi necessário pela ciência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste mesmo, mas muitas espécies já foram salvas da extinção devido a atitudes assim.

      Um grande abraço, agradecemos pelo comentário,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  5. Como ele sabe se existem 4 mil espécie e passou todo esse tempo pra capturar apenas um. Absurdo!

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, como Ele pode chegar a esta conclusão? Com os dados na reportagem não é possível. Outras informações podem não estar no texto, como a localização de indícios da presença de outros indivíduos (fezes, penas, pegadas, etc). No entanto a decisão parece equivocada, pois manter o animal vivo em cativeiro ou instalar nele um dispositivo de rastreamento traria muito mais informações sobre a espécie, já que este era o objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você disse uma verdade. Também achamos que seria melhor ele deixar o espécime vivo e monitorar, já que ele era bem raro.

      Agradecemos pelo comentário,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  7. Este artigo não faz sentido. Como é que pode ser o pássaro mais raro do mundo e existirem 4000 exemplares? Deviam ter mais cuidado com os sensacionalismos pois tiram-vos a credibilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4000 mil indivíduos para uma espécie é bem pouco sabia? Ainda mais que vivem em uma ilha. O risco de extinção é bem alto.

      Agradecemos pelo comentário,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  8. Sinceramente, eu acredito mais que mataram o pássaro pode algum descuido, e inventaram essa história de pela Ciência.

    Até porque qualquer ser racional, sabe que ele vivo dava pra se saber mais dá espécie do que ele morto.

    Deixasse para fazer as coisas necessária, quando morto, no momento que ele tivesse morrido naturalmente.


    Eu não estou acreditando, na história da morte pela ciencia. isso deve ter sido algum incidente ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua dedução foi incrível DJRCKS. Realmente pode ter sido isso. Eles podiam simplesmente monitorar o espécime durante a vida dele toda, quando morre-se pegava o corpo, simples assim não é mesmo? =D

      Agradecemos pelo comentário,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  9. Só não entendi o porque dele ser chamado de o pássaro mais raro do mundo, a população da arara azul nem chega perto disso ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a arara-azul se encontra em grande parte do território brasileiro, mesmo sendo em pequenas populações e em risco de extinção. Já o martim-pescador-de-bigode é o mais raro devido a seu endemismo (ele só encontrado em um lugar específico no mundo) na ilha de Guadalcanal.

      Agradecemos pelo comentário, quaisquer mais dúvidas é só comentar aqui mesmo.

      Abraços, equipe BioOrbis.

      Excluir
  10. E a Bio Orbis está dominando a área de animais no agregador UEBA também em! Parabéns em! A postagem de vocês está em primeiro lugar para esse dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala grande amigo e parceiro Thiago,

      Sério mesmo? Nem tinha reparado que ela estava em primeiro kkk.

      É um tema, não digo muito, mas super mega polêmico não é mesmo? kkk

      Obrigado pela força e o comentário aqui, um grande abraço Thiago.

      Excluir
  11. Que papagaida mais idiota! O pássaro está ameaçado de extinção e o humano bonitão tem a ideia genial de MATÁ-LO? Vai pro inferno se vc acha que isso tem algum sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Império,

      Isso da uma longa e cansativa discussão. Mas cada um tem sua visão. Mas pense se esse pássaro fosse o último de sua espécie, e estivesse com a asa quebrada, ou algum predador na espreita o que você faria?

      Excluir
  12. Temos neste caso que levar em conta a expertise destes cientistas pesquisadores, pois tomaram esta posição depois de muito deliberar sobre a ciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Antonio,

      É um questão muito polêmica mesmo. Pra ele tomar essa decisão de matar a ave teve que pensar muito mesmo.

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  13. Que me desculpem os cientistas, mas após ter esse animalzinho tão lindo e simpático nas mãos, eu jamais o mataria, ainda mais com o pretexto de estudá-lo... Sinto muito mas eu não teria esse sangue frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,

      Realmente é um tarefa de sangue frio. Até mesmo eu, que sou biólogo e amante da natureza tenho que concordar com você, mesmo sabendo que o que ele fez é para salvar a espécie da extinção.

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  14. Bizarro, vamos comecar a estudar esse tipo de pesquisador tambem ...

    ResponderExcluir
  15. Não foi uma mal necessário, até porque podiam monitorar a ave e encontrar outras e entender o porque varias espécies não só de aves mas peixes raros e insetos estão se escondendo da vista humana o que agora já sabemos o porque, e podiam estudá-lo vivo o que já bastava para muitas descobertas e quando morrese naturalmente ai estudariam seu corpo, pois esperou anos não custaria esperar mais, isso foi desumano com o pássaro não foi um mal necessário apenas matou uma ave rara considerada em extinção ,já que é só isso que o ser humana faz, mata os animais mais surpreentes em "nome da ciência " esse pesquisador desonra os animais e sua profissão já que para um pesquisador a primeira coisa é ter amor pelos animais e curiosidade,

    ResponderExcluir
  16. O ser humano é cruel só liga para si mesmo alimentando seu ego.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.