Bacteriófago: o vírus comedor de bactérias

O vírus bacteriófago T4, um dos mais antigos e conhecidos, é parasita de bactérias.

 http://www.bioorbis.org/2018/02/bacteriofago-o-virus-comedor-de.html
Bacteriófago: o vírus comedor de bactérias. Fonte da imagem: wiz.

VAMOS DESCOBRIR...

Possui uma estrutura peculiar e exclusiva, formada por uma carapaça proteica de aspecto geométrico (Figura 2), dotada de uma cauda na qual há fibras de fixação, de “ancoragem”, específicas da parede bacteriana.

Figura 2. Morfologia de um vírus bacteriófago. E uma imagem de um microscópio eletrônico. Fonte da imagem: JúliaESara.

No interior da carapaça existe uma molécula de DNA e, na causa, há uma proteína que fará contato com proteínas da membrana plasmática da bactéria. O encontro do bacteriófago com a bactéria é meramente casual e as fibras de fixação prendem o vírus à parede. A cauda do vírus atravessa a membrana esquelética da bactéria e uma proteína da cauda estabelece contato com a membrana plasmática bacteriana.

Figura 3. Ciclo de vida dos vírus bacteriófagos. Fonte da imagem: sobiologia.

Ocorre o ingresso apenas do DNA no hialoplasma (Figura 3), ficando a carapaça do lado de fora. Normalmente, após curto intervalo de tempo, o DNA viral assume o comando da célula e inicia duplicações sucessivas à custa de substâncias da bactéria. Simultaneamente, ribossomos bacterianos efetuam a síntese de proteínas virais. Ocorre a montagem de novos vírus e, sob a ação de enzimas líticas ocorre a lise (destruição) da bactéria com a liberação de dezenas de vírus, apenas meia hora após o ingresso do vírus que iniciou o processo.

Figura 4. Bacteriófagos. Fonte da imagem: newsmedicne.

Fonte: AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. Classificação, estrutura e função nos seres vivos. Editora Moderna. Volume 2. 1ª edição. 1998.
UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra. Prêmio Jabuti, 2002.


E VENHA SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+, ONDE CADA UMA DE NOSSAS POSTAGENS ESTÃO EM CATEGORIAS (CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS):

 https://plus.google.com/collection/YNjvQB https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Flavio,

      Que bom que gostou de nossa postagem, e agradecemos muito pelo comentário. Continue ligado que muito mais vem por ai.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir