QUAIS SÃO OS ANIMAIS QUE INSPIRARAM VÁRIOS PERSONAGENS DE DESENHOS NA TV?

Papa-léguas, Nemo, Taz e Snoopy, populares como personagens infantis ou em campanhas publicitárias, saiba onde encontrar os animais que os inspiraram.

VAMOS DESCOBRIR...

A inspiração através dos animais


Animais foram sempre um dos meios mais lúdicos para contar histórias e metáforas, sejam elas infantis ou de teor mais adulto, como o premiado Maus, de Art Spiegelman. Este recurso está presente em clássicos como Os Três Porquinhos, em logomarcas que utilizam pumas e touros ou em símbolos heráldicos com falcões, leões e prosaicas cabras (tal como no brasão da família de Pedro Álvares Cabral). A ideia é sempre conferir uma característica humana aos animais, muitas das quais tem apelo universal, mas não sem exceções. Afinal, lobos podem ser afetuosos, os leões-macho são bem preguiçosos e corujas têm péssima fama em várias culturas.

Seja lá como for, algumas espécies tornaram-se verdadeiras celebridades, povoando nosso imaginário não como o animalzinho inspirador, mas como um simples desenho ou vivendo eternamente fora de seu habitat. Pior ainda, muitas crianças acham que alguns desses bichos são só fruto da imaginação de um cartunista e nem existem de verdade. Vejam agora alguns dos que fizeram bastante sucesso:

Orca (Free Willy)


Imagem de Jacqueline Schmid por Pixabay 

As orcas (Orcinus orca) foram também eternizadas em filmes como Orca, a Baleia Assassina, e Free Willy. É um dos mamíferos com maior distribuição geográfica no planeta, vivendo em praticamente todos os mares, sendo vista inclusive no Mediterrâneo e no Brasil.

Além de aquários especializados, um encontro na natureza é mais fácil na baía de Vancouver, na costa da Islândia, em águas argentinas e nos mares de Behring e do Norte. Ah, e antes que nos esqueçamos, esse mamífero é o mascote dos torcedores do Peixe, vai entender...

Beagle (Snoopy)


Imagem de José Somovilla por Pixabay 

Um dos mais representativos cães da Grã-Bretanha, o Beagle é um dos animais favoritos de crianças de todo o mundo por sua afabilidade e jovialidade.

Excelente farejador, originalmente foi criado para a caça de coelhos e raposas, um esporte popular entre a aristocracia inglesa. 

O personagem Snoopy, de Charles Schulz, é considerado o beagle mais famoso do mundo. Os Metralhas, personagens da Disney, são conhecidos no original em inglês como Beagle Boys, apesar de não se parecerem nada com um deles.

Peixe-palhaço (Procurando Nemo)


Imagem de Taken por Pixabay 

Ele sempre foi um dos mais simpáticos habitantes dos recifes de coral mundo afora, mas o filme Procurando Nemo levou a popularidade do peixe-palhaço (gênero Amphiprion) a níveis de pop-star. 

São dezenas de espécies diferentes, com exemplares negros e outros rosas, além do conhecido laranja e branco, vivendo entre anêmonas de lugares tão distintos como as ilhas Maldivas, Japão, Taiwan, Indonésia, Egito e Austrália.

Urso-negro (Zé Colmeia e Catatau)


Imagem de Taken por Pixabay 

Ursos sempre foram personagens infantis populares, de Teddy Bear a Winnie-the-Pooh, mas o urso-negro (Ursus mericanos) das reservas florestais norte-americanas seria eternizado pelos personagens Zé Colmeia e Catatau. 

Tal como sua versão ficcional, esses grandes onívoros estão sempre em busca da comida dos visitantes de parques como o de Yellowstone. Não tão grandes como seus primos grizzlies, eles também serviram de inspiração para a criação de Smokey, o mascote-símbolo da luta contra os incêndios florestais.

Eles podem ser vistos em diversos parques da América do Norte, como Glacier, Yosemite e Great Smoky Mountains, onde também vivem variações de pelagem marrom.

Puma (Snagglepuss)


Imagem de Nina por Pixabay 

Do ágil puma dos materiais esportivos ao atrapalhado Leão da Montanha da Hanna-Barbera, passando pelo cougar que batiza modelos de carro e times esportivos, a nossa suçuarana (Puma concolor, também conhecida como onça-parda) é um felídeo que vive em boa parte das Américas. 

Das Rochosas Canadenses à Patagônia, é possível dar de cara com uma em parques urbanos de cidades como Belo Horizonte e São Paulo.

Tigre-siberiano (Sucrilios Kelloggs)


Imagem de Pexels por Pixabay 

O tigre-siberiano (Panthera tigres altaica) é uma das muitas subespécies de tigre existentes e habita as florestas do norte da Ásia, entre Rússia, Mongólia, China e Coréia.

Apesar da pequena população vivendo na natureza, ela hoje se encontra estabilizada e mais protegida que seus primos do sudeste asiático, que têm seu habitat cada vez mais reduzido, além de serem caçados descontroladamente. 

As subespécies de Java e Bali foram extintas no século 20. De cereais matinais a postos gasolina, do zodíaco chinês ao Shere Khan de Rudyard Kipling, esse é um dos animais mais queridos dos humanos e mesmo assim corre perigo de extinção.

Pica-pau (Woody Woodpecker)


Imagem de Veronika Andrews por Pixabay 

Um dos animais mais internacionais do planeta, o pica-pau (família Picidae, e a espécie seria o Campephilus principalis) pode ser encontrado praticamente em todos os continentes da terra, nos mais diferentes climas.

As exceções são as regiões polares, Madagascar e a Austrália, além de algumas outras ilhas isoladas. O incessante (e para ele, irritante) batido na madeira de um exemplar teria inspirado o cartunista Walter Lantz a criar seu famoso personagem, o Pica-Pau (Woody Woodpecker), em 1940.

Morsa (Leôncio)


Imagem de Richard por Pixabay 

Presente nos clássicos I am the Walrus e Come Together, dos Beatles, e personagem da série do Pica-Pau como o mal-humorado Wally Walrus, o Leôncio, de Walter Lantz, as bonachonas morsas são um dos animais mais facilmente identificáveis na natureza. 

Pertencente à ordem dos pinípedes, da qual também fazem parte leões marinhos e focas, elas podem pesar mais de uma tonelada e vivem em terras junto ao Círculo Polar Ártico.

Road-runner (Papa-Léguas)


Imagem de timeflies1955 por Pixabay 

Conhecidos como galo-corredores ou road-runners, as aves do gênero 
Geococcyx tornaram-se célebres com o personagem Papa-Léguas, da série Looney Tunes.

Habitantes da América Central e do Norte, foi a espécie que vive no sudoeste dos Estados Unidos que inspirou o desenho, sempre dando um baile no ardiloso coiote. É a ave símbolo do estado do Novo México.

Coiote (Wilie E. Coyote)


Imagem de Bruce Tunget por Pixabay 

Eterno rival do papa-léguas, o coiote (Canis latrans) vive em vastas áreas que se estendem entre a América Central, no sul, e Canadá e Alasca, no norte. Seus uivos são importantes meios de comunicação entre os indivíduos da espécie, facilmente ouvido nas pradarias de Novo México, Arizona e Nevada. 

Na cultura popular, além do personagem Wilie E. Coyote, o animal batiza o time de hóquei Phoenix Coyotes e também os traficantes de imigrantes ilegais na fronteira mexicana com os Estados Unidos. 

Pinguins-macaroni (Happy Feet)


Imagem de Liza Trinidad por Pixabay 

O impagável personagem Lovelace, de Happy Feet, é baseado nos pinguins-macaroni (Eudyptes chrysolophus), que podem ser vistos em ambientes como as Ilhas Geórgia do Sul, o sul de Argentina e Chile, as Ilhas Malvinas e partes da península antártica.

Diabo-da-Tasmânia (Taz)


Imagem de Bernd Müller por Pixabay 

Com seus guinchos agudos e extrema ferocidade, o corpo musculoso e os dentes protuberantes, o diabo-da-Tasmânia (Sarcophilus harrisii) realmente assusta quem o encara.

Habitante da ilha australiana da Tasmânia, é considerado o maior dos marsupiais carnívoros e inspirou o personagem Taz, da série Looney Tunes.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.