QUEM SÃO OS COGUMELOS? DESCUBRA 10 QUE SÃO COMESTÍVEIS E VENENOSOS MORTAIS!

Se você gosta de cogumelos para comer é melhor saber qual pode te encher ou te matar.


Cogumelos da espécie Coprinellus disseminatu, A espécie não é venenosa. Foto: Cleverson Felix.


VAMOS DESCOBRIR...

E pra você que gosta de produzir seus próprios cogumelos confira um curso somente sobre produção de cogumelos. Cliquei no link abaixo ou na imagem:



O QUE SÃO OS COGUMELOS?


Os cogumelos pertencem ao reino dos Fungos (Fungi), é um grupo de seres vivos bem diferente, tanto das plantas quanto dos animais, e chega a ser tão grande ou maior do que os dois.

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

É provável que existam mais de 8 mil espécies de fungos só na America do Norte e na Europa. Algumas espécies são especiais iguarias, enquanto outras são tão venenosas que podem te levar a morte, fatais mesmo se ingeridas em pequenas quantidades.

Os fungos possuem uma grande variedade de formas e cores. Mas para se disseminar e multiplicar, todos eles produzem esporos e desenvolvem estruturas especiais, chamadas de corpos frutíferos, destinados a reprodução desses seres.

CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS


Os fungos são classificados de acordo com sua forma de produzir esporos e o tipo de corpo frutífero que desenvolvem. Existem três classes principais de fungos:

1) Zigomicetos: são fungos filamentosos em formas de alfinete, em geral não desenvolvem corpo frutífero para ser visto a olho nu.

2) Ascomicetos: produzem seus esporos, normalmente oito, no interior de um única "célula" (asco) e seus corpos frutíferos podem ser estruturas semelhantes a uma taça ou disco, e por isso são chamados também de Discomicetos. Quando em forma de frascos, são conhecidos como Pirenomicetos.

3) Basidiomicetos: produzem esporos, normalmente quatro, na ponta de talos conhecidos como esterigmas, que se desenvolvem em cima de uma célula em forma de clava chamada de basídio. Seus corpos frutíferos são os cogumelos comuns e em forma de guarda-chuva.

COMO COLHER COGUMELOS


Cogumelos mais carnudos tendem a aparecer sazonalmente. A época mais produtiva é a do outono, depois que o calor do verão já passou e até o início do inverno.

À medida que o outono avança, a coleta de espécies que crescem no chão vai se tornando mais difícil, pois as folhas caídas escondem os corpos frutíferos. A duração da estação varia de acordo com o clima da região. No Brasil, a estação dos cogumelos silvestres vai de março a junho, nos locais de clima mais frio.

Para colher cogumelos grandes não é difícil, uma vez que não têm sistemas de raízes muito enterradas. É necessário cuidar para não machucar raízes e galhos das árvores, nem arrancar plantas vizinhas. Colha só os espécimes em bom estado. Não colha mais corpos frutíferos do que realmente precisa, mas veja se tem espécimes suficientes em todos os estágios do desenvolvimento.

A colheita deve ser feita com cuidado, evitando quebrar a base do corpo frutífero, importante para a identificação. Uma faca afiada é essencial e uma colher de jardineiro, é bem útil. Deve-se evitar sacos plásticos: os corpos frutíferos "suam" e murcham facilmente. Manter as espécies separadas é de grande importância, principalmente quando se quer ingeri-las.

ALGUMAS ESPÉCIES DE COGUMELOS

A seguir estão listados alguns cogumelos comestíveis, não comestíveis e perigosos (venenosos):

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Erva-moura semilivre (Morchella semilibera)


Fonte da imagem: Horst, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

COMESTÍVEL, mas sempre depois de cozido.

Espécie característica que frutifica na primavera, reconhecida pelo "chapéu" cônico inclinado em forma de "colmeia" , cuja metade inferior fica solta do caule.

Habitat: solo úmido das florestas, em sebes ou em solo pobre.

Estação: Primavera

Bolotas Gigantes (Langermannia gigantea)


Image by Hans Braxmeier from Pixabay

COMESTÍVEL

Provavelmente o cogumelo mais fácil de ser reconhecido, pois forma grandes estruturas que chegam a ter 160 cm de diâmetro.

Estação: Verão

Habitat: sozinho ou em grupos, pode formar grandes círculos.


Perna dura em cachos (Collybia confluens)


Image by Hans Braxmeier from Pixabay

NÃO COMESTÍVEL

Corpos frutíferos cinza-amaronzados com longos caules aveludados. Cresce em moitas densas com as bases dos caules fundidos. O "chapéu" é convexo ou achatado e liso.

Estação: Outono

Habitat: entre folhas mortas caídas.

Agárico Verde-acinzentado (Stropharia aeruginosa)

Cogumelo agárico verde-acinzentado. Fonte da imagem: James Lindsey at Ecology of Commanster, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

ALTAMENTE VENENOSO

Cogumelo em forma de guarda-chuva; tem" chapéu" viscoso azul-esverdeado e incrustações brancas quando jovem e fresco.

Estação: Outono

Habitat: Em florestas de espécies variadas

Blewit (Lepista saena)


Imagem de jonpalazuelos por Pixabay


COMESTÍVEL

Cogumelo grande e carnudo.

Estação: Inverno


Habitat: Entre as camadas de folhas.

NÃO COMESTÍVEL

Cogumelo em forma de "guarda-chuva" é reconhecido pelas lamelas decorrentes de cor marrom e pelas pintas brancas do "chapéu".

Estação: Durante o ano todo


Foliota Laranja (Gymnopilus junonius)


Foliota Laranja (Gymnopilus junonius). Image by skeeze from Pixabay

ALTAMENTE VENENOSO

Também chamado de Pholiota spectabilis, esse grande cogumelo marrom-dourado, com anel no caule, forma pequenos alongamentos na base de troncos.

Estação: Outono

Habitat: tufos densos na base do tronco das árvores, principalmente de freixos e macieiras.

Pantera (Amanita pantherina)


Pantera (Amanita pantherina). Image by cocoparisienne from Pixabay

MORTALMENTE VENENOSO

Espécie rara, tem "chapéu" marrom com incrustações brancas e borda estriada, e apresenta um anel na parte de baixo do caule.

Estação: Outono

Habitat: solitário em bosques de pinheiros ou carvalhos.

Cortinário Alaranjado (Cortinarius speciosissimus)


Cortinário Alaranjado (Cortinarius speciosissimus). Image by Hans Braxmeier from Pixabay

MORTALMENTE VENENOSO

Espécie bem rara, com "chapéu" pontiagudo marrom-fulvo; cresce nas florestas de coníferas.

Estação: Outono

Habitat: raro, entre musgos.

Como dito no início o Reino dos Fungos é gigantesco, e a variedade de cogumelos, como mostrado acima alguns exemplares, com cores, formas, comestíveis, não comestíveis, venenosos e mortalmente venenosos, temos que levar em consideração que eles também podem ser usados na medicina que é o caso do fungo penicillium, que é extremamente eficaz contra bactérias.

Contudo alguns são perigosos e outros de grande fetiche para muitas coisas. Lembrando que se estiver perdido e achar algum cogumelo, não coma, pois 95% deles não são comestíveis.

Referência
AMARAL, Maria Aparecida; AZEVEDO, Dinah de Abreu; BIFANO, Maria Elisa; CUNHA, Mirian; GLEICH, Mirna; KINGSLEY, Rebecca. Cogumelos: guia prático. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. - São Paulo: Nobel, 1999. Título original: Mushrooms - A Pocket Companion. ISBN 85-213-1086-2.

18 comentários:

  1. Essa bolota gigante cresce no Brasil???
    Onde posso encontrá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cerol, não encontramos informações sobre ao certo onde e qual país ocorre. Somente dizem que ocorre em zonas temperadas em todo mundo. Então como o Brasil se encontra na zona tropical provavelmente não encontra esse tipo de cogumelo. Mas como hoje em dia as coisas estão de fácil acesso talvez você levando o nome científico ou o nome comum em alguma loja especializada poderá encontrá-lo.

      Grande abraço, e esperamos ter ajudado,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. E o q cresce em ano tronco das árvores? Devo consumi-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe qual o nome da espécie? Ou pelo menos tem uma foto? Envie pra gente que conferimos e te damos uma resposta.

      Excluir
  3. Estou com uma espécie muito estranha crescendo em minha propriedade,vocês podem me ajudar a identificar? Não encontrei em lugar nenhum nada parecido. Gostaria de enviar foto, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia,

      Desculpe a demora pela resposta. Pode enviar sim via e-mail:

      meiovidavida@gmail.com

      Vamos tentar identificar.

      Abraços Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. Eu perdi a foto. Não costumo guarda. Mas vou observa se nascem novamente. Vi várias espécies diferente em minha propriedade mas essa foi intrigante.

      Excluir
    3. Ótimo Andreia. Quando conseguir outra foto envie para nosso e-mail (meiovidavida@gmail.com). Um grande abraço.

      Excluir
  4. Olá eu queria ajuda
    Eu dou em dúvida em alguns congumelos queria saber se eles são comestível ou psicodélico e já pesquisei um pouco e não consegui identificar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jjana Swan,

      Que ótimo você tem entrado em contato conosco. Bom podemos tentar identificar as espécies para você, é só você enviar para nosso e-mail (meiovidavida@gmail.com).

      Mas já vamos alertar, até mesmo para especialistas em cogumelos é difícil sua identificação, então já recomendamos a você NUNCA ingerir.

      Ficaremos no aguardo, abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  5. Olá, obrigado e parabéns pela matéria, muito interessante!
    Tenho uma floresta de Pinus no interior de São Paulo, e procuro alguma alternativa para plantar no meio da floresta.
    Alguém saberia o que pode ser viável? Existe algum cogumelo?
    Obrigado. Lauro Bury

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lauro Bury,

      Primeiramente agradecemos pelo comentário e por ter gostado da matéria. Segundo, para sua plantação no meio da floresta, ainda mais de cogumelos, lembre-se que eles são fungos, organismos que se alimentam de matéria morta. Se quer uma espécie específica aconselhamos a procurar um especialista em cogumelos, pois a maioria deles são venenosos e perigosos. Esses que citamos aqui são apenas alguns, mas sempre é bom consultar um especialista no assunto.

      Att. Equipe BioOrbis.

      Excluir
  6. e o alucinógeno ñ entra na lista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esquecemos de colocar. Obrigado por lembrar.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  7. Excelente blog.
    Aproveito para o convidar a dar uma olhada neste: https://www.visivaglobal.eu
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nando,

      Muito obrigado pelo comentário e por ter gostado do blog. Pode deixar que vamos visitar o seu. Grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  8. Blog de alto nível,muito informativo.Este post sobre cogumelos está ótimo.Só lembrando que todo cogumelo é comestível,alguns só uma vez!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradecemos muito pelo seu comentário e por ter gostado da nossa postagem. E realmente como você disse todo cogumelo é comestível, alguns só uma vez =D

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.