OS 10 COGUMELOS MAIS ESTRANHOS DO MUNDO!

Fungos que brilham no escuro, cogumelos que causam alucinações e até transformam formigas em zumbis. Esses são alguns exemplos dos cogumelos que vamos ver nesta postagem.


VAMOS DESCOBRIR...

Existem cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos em nosso planeta. Destes, apenas uma parcela desenvolve as belas estruturas que conhecemos como cogumelos.

Eles se proliferam nas mais variadas cores e ambientes, manifestam-se como pequenos espécimes azuis ou longos ramos escarlates que brotam do chão como verdadeiros dedos do diabo. Seus inusitados formatos escondem diferentes habilidades – uns brilham no escuro, outros causam alucinações. Os tóxicos podem levar à morte, já as variedades comestíveis chegam a valer 100 mil dólares por quilo.

O universo dos fungos e o fascínio por estes seres vivos parecem inesgotáveis. Selecionamos 10 espécies bizarras e charmosas que você não pode deixar de conhecer:

1 - Gaiola-de-bruxa


Amadej Trnkoczy, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Clathrus ruber se desenvolve no formato de uma esfera esburacada e adquire uma coloração que vai de rosa pálido a um forte tom avermelhado. São similares ao Clathrus crispus.

E pra você que gosta de produzir seus próprios cogumelos confira um curso somente sobre produção de cogumelos. Cliquei no link abaixo ou na imagem:



2 - Cogumelo azul



Ian Dodd Kundabung NSW Australia (kundabungkid), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Se uma espécie de fungo tivesse inspirado o artista belga Peyo a criar os Smurfs – simpáticas criaturas azuis que vivem em cogumelos nos quadrinhos infantis –, sem dúvida seria o Entoloma hochstetteri. Este fungo azul é típico da Nova Zelândia.

3 - Cogumelos bioluminescentes


self, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Existem dezenas de cogumelos que brilham no escuro, entre eles o Mycena chlorophos (imagem acima). 

A função da luz verde dos fungos bioluminescentes gera debate. A característica poderia estar associada à dispersão de esporos, que por vezes dependem do esbarrar de animais para serem liberados no ar e atuar na reprodução destes cogumelos.

4 - Coral-violeta


Fonte da imagem: Wikipedia/ Autor: Dan Molter (shroomydan)/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

Parece uma fotografia feita debaixo d’água, mas o Clavaria zollingeri é um cogumelo que cresce na terra. Violeta e de ramificações que lembram um coral, este curioso fungo chega a 10 centímetros de altura. Uma espécie parecida é a Clavulina amethystina.

5 - Cogumelo-véu-de-noiva


Imagem de Michele Dale por Pixabay 

O cogumelo véu-de-noiva (Phallus indusiatus) chega a 25 centímetros de comprimento. Sua estrutura mais característica, que lembra uma rede, surge do topo e cresce ao redor do cogumelo já erguido no chão. Espécies similares são a P. cinnabarinus e a P. multicolor, que exibem véus vermelho e amarelo, respectivamente.

6 - Cogumelos zumbis


Erich G. Vallery, USDA Forest Service - SRS-4552, Bugwood.org, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Soa como uma cena de filme de terror: um engenhoso fungo hospeda-se no corpo de uma formiga ainda viva e se prolifera, consumindo-a até a morte.

Durante o agonizante processo, o inseto caminha até uma planta e finca suas mandíbulas em uma folha, num estado inerte que remete a zumbis. Espécies do gênero Cordyceps e Ophiocordyceps estão entre os parasitas mais comuns.

7 - Cogumelo-juba-de-leão


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Lebrac/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic license.

O simpático Hericium erinaceus cresce como uma barba grisalha em troncos do hemisfério Norte e é comestível. A variedade funciona ainda como antioxidante.

8 - Lula fedorenta


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Jon (watchcat)/A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Em inglês, este fungo é conhecido como “stinky squid”, ou seja, a lula fedorenta. Os quatro braços unidos no topo remetem ao formato do molusco marinho e o forte cheiro que emana desta substância lodosa (e escura, ao centro) justifica o apelido do Pseudocolus fusiformis. Seu odor atrai insetos, que por sua vez ajudam a dispersar os esporos.

9 - Dente sangrento


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Bernypisa/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

Um cogumelo que sangra? A substância vermelha que o fungo Hydnellum peckii libera de seus poros já lhe rendeu algumas associações populares com geleias e até com o Satanás. 

Estudada pela medicina, esta espécie de “seiva” contém propriedades anticoagulantes.

10 - Cogumelo-leite-azul


Dan Molter, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O Lactarius indigo é comestível e também parece sangrar, só que em tom azul – e apenas ao ser cortado. As demais espécies do gênero Lactarius expelem uma substância similar, de aspecto leitoso, mas a sua coloração varia para tons alaranjados e amarelos.


Referência 
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.