VOCÊ JÁ VIU UM ESCORPIÃO VOADOR?
Muitos já tem medo de escorpiões, agora imagine um que voa? Mas não se preocupem esse nosso amigo aqui não é um escorpião, mas sim uma mosca, que é conhecida como mosca escorpião.
Um escorpião que tem asas e voa? Imagem de Michelle Coppiens por Pixabay |
VAMOS DESCOBRIR...
✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
POR QUE MOSCA ESCORPIÃO?
O nome do animal deriva diretamente do formato da cauda dos indivíduos machos. Contudo, apesar da aparência, não se preocupem com veneno, a mosca-escorpião é totalmente inofensiva e não pica.
O macho tem um par de "claspers" (órgão copulador) na extremidade de sua cauda, usado para segurar a fêmea durante o acasalamento. A parte inchada da cauda do macho que é parecida com o agulhão dos escorpiões, na realidade, é a cápsula genital.
MORFOLOGIA DO ESCORPIÃO-VOADOR
Estes animais têm corpo alongado com cores preto e amarelo, com uma cabeça e cauda avermelhadas, grandes olhos e antenas com cerca de 40 a 50 segmentos. A cabeça é estendida em forma de bico, e suas pequenas mandíbulas estão situadas na extremidade. Quando adultos, estes animais se alimentam de insetos mortos, frutas podres e excrementos de pássaros.
HABITAT E REPRODUÇÃO DO ESCORPIÃO-VOADOR
Vivem em habitats sombreados, e como são insetos voadores com pouca resistência, elas tendem a rastejar sobre a vegetação rasteira. Além da aparência intimidadora, este animal tem algumas atitudes interessantes que despertam a curiosidade dos pesquisadores. Durante a cópula, o macho presenteia a fêmea com um inseto morto, como um presente nupcial, e ela come o inseto durante a cópula.
A fêmea é atraída pelo macho por um feromônio que ele libera a partir de bolsas perto da extremidade de seu abdômen. Quando uma fêmea se apresenta, o macho mostra seu "presente" nupcial. Ela examina o "presente" enquanto o macho esfrega seu abdômen sobre ela. Se ela rejeitar o presente, ela vai recusar o acasalamento. Se ela aceitar o presente, ela vai permitir que o macho acasale com ela. Uma forma incrível de acasalamento entre insetos, bem seletiva e peculiar como sua própria aparência.
O gênero Panorpa está presente também no hemisfério norte americano, especificamente Estados Unidos e Canadá, com exceção da parte oeste destes dois países.
Interessante,ainda bem que so tem nesses paises aqui ja tem insetos d+ la em Brasilia
ResponderExcluirUfa... Que bom q é apenas um inseto!!!
ExcluirUfa... Que bom q é apenas um inseto!!!
ExcluirKKKKKK Calma amigos esse nosso amiguinho ai é inofensivo =D
Excluirdiferente e estranho
ResponderExcluirMas não deixa de ser incrível =D
ExcluirAbraços, Equipe BioOrbis.
A natureza é perfeita!!
ResponderExcluir