DESCUBRA AS 10 MARIPOSAS MAIS BELAS E RARAS DO MUNDO
As mariposas são insetos com espécies de voos noturnos, com antenas filiformes ou pectinadas. São constantemente confundidas com borboletas.
As diferenças entre mariposas e borboletas se dividem entre comportamento e anatomia. As mariposas são, em sua maioria, noturnas. Voam e se alimentam à noite. As borboletas, por sua vez, realizam suas atividades durante o dia.
Como curiosidade vale mencionar que a divisão habitual entre mariposas diurnas e noturnas é questionada por muitos profissionais e cientistas, já que algumas das noturnas voam durante o dia, já outras consideradas, normalmente, como indivíduo diurnos voam à noite durante o ocaso. Os tamanhos (outro fator diferenciador para muitos iniciantes) tampouco podem ser levados em conta, hoje em dia, pois mudam, principalmente naquelas consideradas noturnas e não são traços específicos nem diferenciadores em absoluto destas divisões.
Vamos conhecer e descobrir algumas espécies de mariposas tão coloridas e diferentes que talvez você já viu ou ainda não.
1 - MARIPOSA METÁLICA
Uma das mariposas mais belas e diferentes que já vi, é essa pequena da espécie Cyanopepla orbona. Repare nas cores metálicas mescladas com esse laranja exuberante.
2 - MARIPOSA LEOPARDO
Imagem de Francisco Corado Rivera por Pixabay |
Encontrada em todo o sul e leste dos Estados Unidos e México, esta é a mariposa leopardo (Hypercompe scribonia). O que mais chama a atenção neste animal é a incrível coloração de seu corpo. Suas asas possuem um branco brilhante, com algumas manchas em preto azulado. Seu abdômen é azul escuro com manchas na cor laranja e nas pernas há uma faixa em preto e branco.
3 - MARIPOSA OLHO DE CORUJA
Foto: Cleverson Felix. |
Como uma borboleta que também mimetiza os olhos de uma coruja, essa mariposa também apostou na mesma estratégia para espantar seus predadores. Ela é da espécie Pseudautomeris luteata.
4 - MARIPOSA DA CERÓPIA
Imagem de Peggy Dyar por Pixabay |
Conhecida internacionalmente como Cecropia Moth (Hyalophora cecropia), ela possuía uma envergadura de 5-6 polegadas. É uma das maiores mariposas da América do Norte e raramente pode ser vista durante o dia.
5 - MARIPOSA FALCÃO
Imagem de Ian Lindsay por Pixabay |
6 - ATLAS
Imagem de Hans por Pixabay |
7 - MARIPOSA ELEFANTE
Imagem de Ian Lindsay por Pixabay |
Conhecida como mariposa elefante (Deilephila porcellus) a parte anterior da lagarta desta espécie possui uma forma de tromba, o que lhe dá uma aparência de elefante quando levantada, que originou o nome comum da espécie na língua inglesa (elephant-hawk-moth).
8 - MARIPOSA-TIGRE-DE-JARDIM
Imagem de Ian Lindsay por Pixabay |
9 - MARIPOSA-TIGRE-CIANO-DO-SUL
Nem parece uma mariposa, mas essa é realmente a intenção. A Mariposa-tigre-ciano-do-sul (Macrocneme chrysitis) é mestre no mimetismo, parecendo com uma vespa ou abelha, fazendo isso para ter uma imagem mais perigosa e afugentar seus predadores.
As mariposas da espécie Actias selene são comuns do Japão e chamam a atenção pela espécie de cauda longa que possui.
Referência
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre BORBOLETAS: as MARAVILHAS do mundo dos insetos:
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre BORBOLETAS: as MARAVILHAS do mundo dos insetos:
Leia mais em nosso site:
Adorei
ResponderExcluirparecem meus colhões
ExcluirSão uma verdadeira riqueza da natureza. Obrigada pela postagem maravilhosa.
ResponderExcluirOlá Brigida,
ExcluirAgradecemos muito pelo seu comentário e por ter gostado das maravilhosas mariposas. Um forte abraço.