DESCUBRA O INCRÍVEL FENÔMENO DOS CUPINZEIROS BIOLUMINESCENTES

Cupins que brilham no escuro? Sim eles brilham, mas por causa de um fenômeno incrível.

Fonte da imagem: Ary Nascimento Bassous, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

O que é a bioluminescência?


O fenômeno de bioluminescência acontece por conta da espécie de vaga-lumes ‘Pyrearinus termitilluminans’, que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros. Quando estão em estado larval, estes insetos já emitem luz e usam do artifício para atrair outros insetos que servem de alimento.

O fenômeno pode ser observado com mais facilidade durante os períodos de chuva, principalmente quando as chuvas chegam em dias mais quentes.

O Parque Nacional das Emas e os cupinzeiros bioluminescentes


O Parque Nacional das Emas, situado no sudeste goiano, é abrigo para os conhecidos cupinzeiros bioluminescentes, fenômeno visto apenas durante a noite. O local, que conta com mais de 300 cupinzeiros por hectare, tem em média 20 milhões unidades destas casas de terra.

O Parque Nacional das Emas é reconhecido nacionalmente como Patrimônio Natural da Humanidade por abrigar 1.600 espécies de animais e 500 tipos de plantas nativas. O título foi dado pela Unesco.

Essa unidade de conservação pode ser acessada por Serranópolis/GO, por Chapadão do Céu/GO e pelo mais recente portal de entrada, situado em Mineiros/GO. Atualmente o Parque das Emas é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Referências
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.