DESCUBRA MAIS SOBRE O TAMANDUÁ-BANDEIRA, O GIGANTE COMEDOR DE FORMIGAS

Ameaçado um dos animais mais belos da natureza brasileira, por isso ele tem um dia especial dedicado somente a ele para sua conservação e preservação.


Imagem de Denis Doukhan por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅ 
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

TAMANDUÁS, OS PAPA-FORMIGAS


A família Myrmecophagidae é constituída de mamíferos pertencentes à ordem Pilosa, conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigas. Vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina. Considerado pela IUCN, o Myrmecophaga tridactyla como espécie vulnerável.

HÁBITOS ALIMENTARES DO TAMANDUÁ-BANDEIRA


Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 50 cm de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.

DIA ESPECIAL DO TAMANDUÁ-BANDEIRA


O dia 29 de novembro é o Dia Mundial do Tamanduá (World Tamandua Day). A data foi criada pelo Projeto Tamanduá e o Instituto Jurumi com apoio da IUCN/SSC Anteater e Sloth and Armadillo Specialist Group. O objetivo é obter apoio para a conservação das quatro espécies de tamanduás encontradas no planeta.

MORFOLOGIA E COMPORTAMENTO DOS TAMANDUÁ-BANDEIRA


O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) tem um andar desajeitado. Isso acontece porque ele anda nos nódulos dos dedos, assim suas garras nunca tocam o solo e permanecem afiadas para cavar as fortalezas de barro construídas por cupins e formigas (as únicas presas que fazem parte de seu cardápio). Ele é lento, praticamente cego e possui uma audição muito ruim.

A primeira vista parece uma presa fácil. Porém, quando sente uma ameaça o bandeira muda completamente de postura: apoia-se nas patas traseiras, abre os braços, mostra as garras afiadas e espera pacientemente. Se o predador investir, recebe um abraço mortal. Dessa forma pode matar até uma onça-pintada. Por isso, quando você recebe um abraço de uma pessoa que não gosta de você, dizemos que essa pessoa está dando o famoso “abraço de tamanduá”.

TAMANDUÁS EM RISCO DE EXTINÇÃO


A espécie é encontrada em todos os biomas brasileiros, mas é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

Segundo Flávia Miranda, doutoranda em zoologia/UFMG e coordenadora do Projeto Tamanduá, a destruição do habitat para a agricultura, as queimadas em regiões de plantação de cana e os atropelamentos nas estradas são as principais ameaças enfrentadas pelo tamanduá-bandeira.


OUTRAS ESPÉCIES DE TAMANDUÁS


Além do bandeira existem mais duas espécies de tamanduás no Brasil: tamanduá-mirim, Tamandua tetradactyla e o tamanduaíCyclopes didactylus. O tamanduá-do-norte ou tamanduá-mexicanaTamandua mexicana (Figura 5) possui uma área de distribuição que vai do sul do México, passando pela América Central até o noroeste do Peru e noroeste da Venezuela.

As 3 espécies estão na categoria pouco preocupante, mas enfrentam as mesmas dificuldades de seu irmão maior. Nada mais justo do que um dia para lembrar a importância de cuidar bem desses simpáticos animais.

Referência
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.

Leia também:

Para finalizar veja um vídeo do canal tvbrasil sobre Que bicho é esse? Tamanduá-bandeira:

Um comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.