Podemos beber a água da chuva?

Muitas pessoas nas grandes e pequenas cidades possuem a mesma dúvida: a água da chuva é potável para beber? 

 https://www.bioorbis.org/2015/08/agua-da-chuva-e-potavel-para-beber.html
Será que a água da chuva é potável para beber? Image by Akhil Kokani from Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Várias substâncias presentes na atmosfera podem interferir diretamente na formação das nuvens de chuvas. Problema é mais grave em grandes centros urbanos.

Veja também outras postagens sobre chuva:



Água da chuva, beber ou não beber?


Quando estamos em época de seca, ai vem a cabeça, se poderia ter estocado a a água da chuva nos períodos de chuva. Ainda mais se for um período de seca longo e drástico. Mas será que podemos coletar essa água para consumo?

Em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, a água da chuva já chega ao solo com mais contaminantes do que a chuva do campo ou litoral. O motivo é simples, o ar dos grandes centros urbanos é bem poluído e, na formação das nuvens, várias substâncias presentes na atmosfera são agregadas na nuvem.

Uma vespa bebendo água da chuva. Image by Bronisław Dróżka from Pixabay

“A chuva do campo costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar”, alerta Adalgiza Fornaro, profissional da área de química da Universidade de São Paulo. Com isso, mesmo em regiões com o ar mais limpo, a água da chuva chega ao solo com diversas substâncias que interferem na qualidade, impossibilitando o consumo.



Mas, e se a pessoa beber a água da chuva em regiões com o ar mais limpo, como no campo? 


O que acontece é que, por uma questão de saúde e segurança, nenhum órgão pode classificar a água da chuva como potável, pois muitas substâncias podem ser transportadas pelo ar e tornar a análise praticamente impossível em pontos mais afastados. Para compreendermos como é difícil este acompanhamento, pesquisas recentes de USP indicam que a poluição gerada em São Paulo pode ser encontrada no ar a mais de 350 quilômetros de distância.

Água da chuva no campo e na cidade


Como explicado, a água da chuva tem um risco de ser consumida, pois carrega várias substâncias que podem ser prejudiciais para nós. Então antes de consumir, pense duas vezes, e tente consultar um órgão responsável para saber mesmo se você pode consumir está água, como exemplo a Agência Nacional das Águas (ANA).

Referência 
K.P.C. Vollhardt e N.E. Schore. Química Orgânica; estrutura e função; 4 ed. Trad. Ricardo Bicca de Alencastro et al. Porto Alegre, Bookman, 2004. p.92.
Sites: Pensamento Verde.

Um comentário:

  1. Ainda não vi nenhuma reportagem sobre perfuração de poços artesianos ao lado de cemitérios,o que tenho visto com frequencia,será que a agua da chuva é mais nociva.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por clintspencer. Tecnologia do Blogger.