VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU QUANTO PESA UMA NUVEM?

Quando olhamos uma nuvem no céu, nem imaginamos que algo aparentemente delicado e suspenso no ar possa pesar bastante não é mesmo?

Foto: Cleverson Felix.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Quais são os tipos de nuvens que existem?


Quando Peggy LeMone estava na escola secundária, o pai de um amigo realizou a mesma pergunta, e ela manteve isso no fundo de sua mente por anos. Agora já adulta, LeMone é uma pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, e ela descobriu uma resposta. Hoje, ela compartilha sua técnica de pesagem de nuvens conosco.

Primeiro de tudo, você precisa perceber que as nuvens são feitas de um monte de pequenas gotas de água, o que significa que eles devem ter alguma massa. O próximo passo é descobrir qual é a densidade da sua nuvem.

Os cientistas mediram a densidade da água de uma nuvem de cúmulos típica (os brancos, ''macios'' que você vê em um dia agradável). Os cientistas descobriram que a densidade de água deste tipo de nuvem é de cerca de 1/2 grama de água por metro cúbico.

O passo seguinte é descobrir como é grande a nuvem medindo a sombra de uma nuvem quando o sol está diretamente em cima dela, você pode ter uma ideia de sua largura. LeMone faz isso observando seu odômetro enquanto dirige sob uma nuvem.

Um cúmulo típico, ela diz, é aproximadamente um quilômetro de diâmetro, e geralmente aproximadamente cúbico-assim que um quilômetro de comprimento e um quilômetro de altura, também. Isso lhe dá uma nuvem que é um bilhão de metros cúbicos de volume.

Uma nuvem pesando igual a cem elefantes


Como resultado a meteorologista Margaret "Peggy" LeMone, ligada ao Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA, NCAR, descobriu que as nuvens do tipo cúmulos chegam a armazenar até 550 toneladas de água. Segundo a pesquisadora, considerando que um elefante pese cerca de 6 toneladas, uma pequena nuvem desse tipo equivale a nada menos que 100 elefantes.

Considerando uma típica tempestade, LeMone estima que o volume de água armazenado nas nuvens pode ser equivalente ao peso de 200 mil elefantes. Toda essa água fica armazenada na forma de minúsculas gotículas, mantidas em suspensão pela ascensão do ar quente.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.