QUAL A DIFERENÇA ENTRE SAPOS, RÃS E PERERECAS?

Os anuros são animais com uma especialização do corpo para o salto. Mas você saberia diferenciar um sapo de uma rã, ou uma rã de uma perereca, ou um sapo de uma perereca?

Foto: Cleverson Felix.

VAMOS DESCOBRIR...
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Os Anura (Grego an = sem, uro = cauda) incluem 27 famílias com mais de 4.300 espécies e ocorrem em todos os continentes, exceto na Antártida.

Morfologia e anatomia dos anfíbios


A especialização do corpo para o salto é a característica esquelética mais evidente dos Anura.

Os membros traseiros e os músculos formam um sistema de alavancagem capaz de arremessar o animal no ar e várias especializações morfológicas estão associadas a esse tipo de locomoção: as patas traseiras são alongadas e a tíbia e a fíbula estão fundidas.

Uma pélvis poderosa fortemente ligada à coluna vertebral é evidentemente necessária, assim como u m enrijecimento da coluna vertebral. O ílio é alongado e se estende bastante para a frente, as vértebras mais caudais estão fundidas em um bastão sólido, o uróstilo.

A pélvis e o uróstilo enrijecem a metade caudal do tronco. A coluna vertebral é curta, com apenas cinco a nove vértebras pré-sacrais que são reforçadas por zigapófises que restringem a flexão lateral. 

Os membros dianteiros fortes e a cintura peitoral flexível absorvem o impacto da aterrissagem. Os olhos são grandes e estão localizados bem rostralmente na cabeça, permitindo a visão binocular.

Especializações dos anfíbios para alimentação


Todos os anfíbios adultos atuais são carnívoros e, dentro de cada grupo, relativamente poucas especializações morfológicas estão associadas a hábitos alimentares diferentes.

Os anfíbios comem quase tudo que são capazes de capturar e engolir. Nas formas aquáticas, a língua é larga, achatada e relativamente imóvel, mas alguns anfíbios terrestres podem protrai-la para capturar a presa.

O tamanho da cabeça é importante na determinação do tamanho máximo da presa que pode ser capturada, e espécies simpáticas de salamandras frequentemente apresentam tamanhos de cabeça marcadamente diferentes, sugerindo que se trata de uma característica que reduz a competição por comida.

Os Anura dos gêneros americanos tropicais Lepidobatrachus e Ceratophrys, que se alimentam principalmente de outros anuros, têm a cabeça tão grande que são praticamente bocas ambulantes.


DIFERENÇAS ENTRE SAPOS, RÃS E PERERECAS


Os sapos


Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.

Os animais denominados anuros usualmente possuem pernas longas e movem-se por saltos, e esta forma do corpo é encontrada em muitas linhagens. As formas semi-aquáticas são moderadamente hidrodinâmicas e possuem pés dotados de membranas interdigitais.

Os anuros terrestres de grande porte, que dão saltos curtos em vez de longos, são frequentemente denominados sapos. Geralmente possuem cabeça áspera, corpo pesado, pernas relativamente curtas e membranas interdigitais pouco desenvolvidas.

Essa forma de corpo está representada pelos membros da família Bufonidae e um corpo muito similar é encontrado em outras famílias, incluindo o sapo-de-pés-de-enxada (Pelobatidae), do oeste da América do Norte.

As rãs


As rãs são anfíbios que possuem a pele lisa e uma cintura robusta. Nesses animais, observa-se uma grande capacidade de saltar, além de habilidade para a natação por causa da presença de membranas entre os dedos, que funcionam como pés de pato. As rãs apresentam um hábito mais aquático e são encontradas em locais mais próximos a lagos e outros lugares úmidos.

Existem espécies de rãs em várias famílias, mas podemos destacar a família Ranidae e Leptodactylidae

Esses animais são de tamanho médio a grande porte, sendo capazes de darem saltos longos que podem atingir mais de 1 metro de comprimento. Diferentemente dos bubonídeos (sapos), gostam de viver próximos a lagos e lagoas.

A pele delas é mais fina e úmida que a dos sapos e suas patas traseiras são longas. As rãs frequentemente são usadas na culinária em alguns países. Um exemplar de rã que podemos citar é a rã-de-chifre da América do Sul (Lepitodactylidae).

As pererecas


As pererecas são anfíbios anuros mais adaptados a uma vida arborícola e apresentam membros bastante desenvolvidos que lhe permitem grandes saltos. Elas apresentam a pele lisa, assim como as rãs. A característica que as diferencia das rãs é a presença de discos adesivos localizados na ponta dos dedos desses animais. São esses discos adesivos que permitem que as pererecas sejam capazes de escalar superfícies.

Os Anura arborícolas usualmente têm cabeça e olhos grandes, muitas vezes, cintura fina e pernas longas. As espécies arborícolas de muitas famílias diferentes caminham e escalam de modo quadrúpede, além de saltarem. Muitas espécies arborícolas das famílias Hylidae e Rhacophoridae têm discos digitais aumentados e são denominadas pererecas.

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.