Aves novas e reconfirmadas de Bertioga, litoral de São Paulo, com um catálogo de um esquecido e importante coleção de aves feita por Emílio Dente

Este é o primeiro de muitas postagens que vamos fazer de um novo formato, que no qual vamos divulgar trabalhos científicos feitos por nós e outros amigos, e no final estará disponível o PDF do artigo completo.

 

Ave chamda Primavera (Xolmis cinereus) fotografado em 7 de janeiro de 2016 na Praia da Enseada. Foto: Marcelo Ferreira de Vasconcelos.

VAMOS DESCOBRIR...


Este estudo científico que vamos apresentar de uma maneira mais simples, foi feito por Annanda Tahuyta Tonini, Cleverson de Figueiredo Felix, Marcelo Ferreira de Vasconcelos, Anderson Vieira Chaves, que no qual teve como objetivo apresentar registros adicionais e documentados de aves para o município de Bertioga e a importante coleção ornitológica feita das espécies coletadas na área por Emílio Dente.


NOVOS REGISTROS DE AVES E RECONFIRMADAS DE BERTIOGA


A região costeira dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro tem foi objeto de pesquisas ornitológicas recentes, revelando uma rica biodiversidade de aves, incluindo muitas endêmicas da Mata Atlântica distribuídas entre diferentes habitats de planície (praias, manguezais, restingas) e florestas ao longo do gradiente de elevação da Serra do Mar.


Um desses registros, realizado no município de Bertioga, litoral de São Paulo, registrou um total de 420 espécies, das quais 330 foram devidamente documentadas por registros baseados em espécimes, fotografias e/ou gravações de voz.


Marcelo Ferreira de Vasconcelos visitou o município de Bertioga entre 3 e 8 de janeiro de 2016 e todos os registros de aves foram anotados em um caderno de campo. Sempre que possível, também foram obtidas fotografias. Também pesquisamos espécimes de aves coletados por Emílio Dente entre Outubro de 1969 e julho de 1971 de “Rio Guaratuba” (anteriormente em Município de Santos, mas agora em Bertioga) que foram depositados na Universidade Federal de Minas Gerais em dois departamentos: Departamento de Zoologia (DZUFMG) e Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), ambos localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais.


Todos os espécimes foram verificadas pessoalmente e fotografadas pelos pesquisadores. Os espécimes negligenciados constituem a parte mais importante da coleção de Dente para essa localidade.


Se quiser saber mais, baixe o artigo em PDF, que foi lançado pela revista Atualidades Ornitológicas em março de 2016 (a versão do artigo só se encontra em inglês):

Newand reconfirmed birds from Bertioga, coastal São Paulo state, with a catalogueof an overlooked and important bird collection made by Emílio Dente


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.