As 3 maiores árvores do mundo

Você sabe quais são as 3 maiores árvore da Terra? Se não, então vem comigo e...


VAMOS DESCOBRIR...


O planeta do Pequeno Príncipe era realmente muito pequeno. Um dia, apareceram por lá sementes terríveis, que o infestaram todo. E as sementes logo brotaram, sob a forma de três arbustos. o Pequeno Príncipe esperou que crescessem, pensando que fossem roseiras. Mas eram árvores enormes. Eram os baobás.


Atravancaram todo o planeta e racharam o chão. Já nada poderia ser feito contra eles. O Pequeno Príncipe ficou desolado e passou a arrancar os baobás logo que eles se distinguiam das roseiras. É isso o que conta Saint-Exupéry em seu livro O Pequeno Príncipe.


Se esse autor pudesse prever a destruição maciça que o homem vem empreendendo, talvez tivesse mudado a moral da história ou, até mesmo, a própria história. Embora se mostrem frágeis perante a ação destrutiva do homem, muitas árvores impressionam pela sua imponência e altura, como os baobás, os eucaliptos e as sequóias. Diante desses colossos veem tais o homem não passa de um pequenino anão.


Leia também:


O gigante que dá flor


Originário da Austrália, o eucalipto disseminou-se por quase todo o mundo, principalmente nos países quentes e nos tem-perados. Atinge, em média, uma altura de 60 m. Alguns chegam a 100 ou 110 m de altura, com um diâmetro de 7 m. Seu aspecto é atraente. O tronco geralmente é reto e a casca polida. As folhas são longas, verdes e lisas. Têm a propriedade de evitar a luz direta do Sol durante as horas mais quentes do dia. Conseguem isso apresentando aos raios solares do meio-dia a borda, e não o limbo, que é a sua parte achatada.


Imagem de ekaterinvor por Pixabay 


O eucalipto dá flores, pequenas e geralmente brancas. E dá frutos, que têm forma de cápsula, cheios de diminutas sementes. Por ser uma árvore de rápido crescimento, o eucalipto é empregado para reflorestamento. Muitas espécies de eucalipto são ricas em tanino, encontrado na madeira. O óleo extraído é utilizado em inalações e injeções contra influenza e na fabricação de desinfetantes, desodorantes e em perfumaria. No Brasil, as plantações de eucalipto ocupam vastas áreas e fornecem madeira às indústrias siderúrgicas e de papel.


Leia também:


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


A Gigante Pré-histórica


Sequóia, cuja idade varia entre 2 500 e 4 000 anos, está restrita a urna faixa da costa oeste da América do Norte. Há duas espécies de sequóia: a big tree (Sequoia gigantea) e a redwood (Sequoia sempervirens). A primeira é o maior organismo vivo do mundo. Seu tronco chega a 10 m de diâmetro. A folhagem pesa até 150 toneladas e o peso total é de cerca de 2 000 toneladas. redwood é mais alta, porém menos pesada. Atinge até 100 metros dê altura. A menor das redwoods é a dawn redwood (Metasequoia glyptostroboides), que só era conhecida por seus remanescentes fósseis.


Em 1945 apareceu na China um exemplar vivo. Foi considerado uma das maiores descobertas da botânica neste século. A sequóia possui ramificação monopodial, ou seja, o eixo principal se desenvolve mais que os laterais. Sua casca é espessa e as folhas são pequenas como escamas, nas big tree, e maiores, aciculares (corno agulhas), nas redwood. Foi o botânico austríaco Stefan Ladislau Endlicher (1804-1849) quem batizou a sequóia, tirando o nome, possivelmente, do índio Sequoyah, chefe da tribo cherokee.


Leia também:


O "pão-de-macacos"


O baobá (Adansonia digitata), encontrado na África. tropical, não uma árvore muito alta, mas tem um tranco enorme, que alcança até 10 m de diâmetro e 30 m de circunferência. Sua madeira é mole, esponjosa, e absorve grande quantidade de água, que lhe constitui útil reserva. A casca produz uma fibra usada na região para confeccionar cordas e tecidos. A fruta pesa vários quilos. De agradável sabor,é aproveitada como alimento e na fabricação de bebidas. Serve ainda de comida aos macacos, razão por que o baobá também é chamado "pão-de-macacos".


Imagem de shell300 por Pixabay 


Leia também:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.