DESCUBRA 10 FRUTAS EXÓTICAS DO BRASIL E DUAS EXTRAS!

Bom, frutas todos comemos, porém, ficamos somente na maçã, banana, pera, laranja e algumas outras comuns não é mesmo? E se eu te disse que tem muito mais por ai?


VAMOS DESCOBRIR...


Antes de começar a postagem que tal conferir um E-book com uma lista de frutas poderosas que vai te deixar mais saudável e imune de diversos tipos de doenças, acesse o link abaixo:


https://go.hotmart.com/I84441667J


É confiável é da Hotmart


As frutas e seus benefícios


As frutas são ótimas fontes de vitaminas e são excrecências para nossa dieta para o dia a dia. Além das vitaminas, muitas possuem muita água, fazendo assim um arsenal completo para uma dieta saudável.


Mas hoje em dia, a maioria das pessoas, somente ficam na banana, maçã, laranja, pera, melancia e algumas mais. E aqui nessa lista de 10 fruas exóticas do Brasil vou mostrar pra vocês que as possibilidades são bastante variadas e com uma rica fonte de vitaminas para sim você também ficar mais saudável.


Leia também:


AS 10 FRUTAS EXÓTICAS DO BRASIL QUE VOCÊ NÃO CONHECIA!


Agora vamos a algumas frutas que poucas pessoas conhecem:


1 - Físalis (Physalis sp.)


No machine-readable author provided. JuanseG~commonswiki assumed (based on copyright claims)., Public domain, via Wikimedia Commons

Physalis, físalis ou camapu é uma fruta natural de regiões quentes e subtropicais. O fruto dessa planta fica em envolvido por uma folha em formato de cálice e as propriedades medicinais dele são bastante conhecidas. Essa fruta contém vitaminas A, B, C e K e é usada como calmante natural, diurético, antioxidante e laxante, além de combater problemas de pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e a saúde óssea.


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


2 - Camu-camu (Myrciaria dubia)


A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional


Fruta nativa da Região Amazônica, o camu-camu também é chamado de caçari ou araçá-d’água, sendo riquíssimo em vitamina C. O teor da vitamina na fruta é 30 vezes maior do que nas laranjas, por exemplo. Com todos os benefícios da vitamina C, a fruta e as folhas são usadas para combater doenças diversas, como gripes, infecções, arteriosclerose, dores de cabeça e outras.


3 - Buriti (Mauritia flexuosa)


Imagem de Edinaldo Maciel edy boy por Pixabay


“Buriti” é um dos termos utilizados para designar frutos da família Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum. Esses frutos — também chamados de buritimi-miriti, miriti, muritim e coqueiro-buriti — são ricos em vitaminas A, B e C, além de fornecerem cálcio, ferro, ácidos graxos e outras proteínas. Conhecidos pelas suas propriedades antienvelhecimento, os povos tradicionais do Cerrado também a utilizam como cicatrizante, energético natural e vermífugo.


4 - Guabiroba (Campomanesia xantocarpa)


Jefferson Gomes Lima, CC0, via Wikimedia Commons


A guabiroba é conhecida por outros nomes dependendo da região, como gabiroba, guabirova, gavirova, gabiraba ou araçá-congonha. O fruto é comum no Cerrado e na Mata Atlântica, sendo rico em fibras, ferro e cálcio.


5 - Abiu (Pouteria caimito)


Rodrigo.Argenton, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


O abiu é o fruto do abieiro, também chamado de abiurana, guapeva ou cabo-de-machado. A fruta é proveniente da árvore Puetra caimito, nativa da Região Amazônica e da região costeira de Mata Atlântica no Brasil. O abiu é um fruto pequeno de casca lisa e de coloração amarela, às vezes com detalhes verdes. Por ser rica em vitamina A, cálcio e fósforo, a fruta tem ação antioxidante e é utilizada tanto no combate à anemia quanto para melhorar a imunidade.


6 - Mangostim (Garcinia mangostana)


Ivar Leidus, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


Originário da Ásia, o mangostim (ou mangostão) se adaptou bem ao litoral da Bahia e a região oeste do Estado de São Paulo. A fruta é rica em vitaminas e minerais, apresentando ação anti-inflamatória, antifúngica e antibiótica.


7 - Jabuticaba-branca


Essa espécie de jabuticaba se destaca por permanecer com a casca verde mesmo depois de madura. Comumente achada na Região Sudeste brasileira, a jabuticaba-branca é rica em cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B e C.


8 - Pitaia


Webysther Nunes, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


A pitaia, também chamada de fruta-dragão, é comumente encontrada na América Central e se destaca pelo baixo teor calórico que tem. A polpa gelatinosa é rica em vitaminas A e C, fibras, cálcio, ferro e zinco. Por isso, tem uma boa ação antioxidante e combate inflamações; além disso, suas fibras solúveis ajudam a manter a saciedade e podem ser usadas como um laxante leve.


9 - Cambuci (Campomanesia phaea)


Fonte da imagem: Webysther NunesCC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


O cambuci é uma fruta muito azeda e, portanto, nem sempre é consumida in natura. Os frutos dela tem a polpa carnosa e são ricos em vitamina C, além de conter vitaminas A e B, ferro e antioxidantes. Nativa da Região Amazônica, a fruta também é utilizada para combater o colesterol e fortalecer o sistema imunológico.


Já temos uma postagem aqui no blog somente sobre o cambuci, acesse ela pelo link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2014/03/cambuci-arvore-fora-de-risco-de-extincao.html


10 - Rambutão (Nephelium lappaceum)


Imagem de Engin Akyurt por Pixabay


O rambutão é uma fruta bem diferente cuja casca parece ser cabeluda, é daí que vem o nome que, em tailandês, significa “cabelo”. Por baixo da dura casca avermelhada há uma fruta suculenta, adocicada e com teor ácido. Rica em proteínas e vitamina C, previne inchaços e auxilia na absorção de ferro e cobre.


DUAS FRUTAS EXTRAS


Essas duas extras que vou apresentar não são nativas do Brasil, só achei interessante para compartilhar com vocês:


Sapota preta (Diospyros nigra)


Critical Miami, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons


É uma espécie de caqui. Os nomes comuns incluem fruta pudim de chocolate, sapote preto, sapota preta, sapote negro, maçã preta e zapote prieto. A árvore frutífera tropical é nativa do México, América Central e Colômbia. O nome comum sapote refere-se a qualquer fruta comestível e macia.


Blue Java banana


Titabanana, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


A Blue Java é uma cultivar de banana resistente e tolerante ao frio, conhecida por sua fruta aromática doce, que se diz ter uma consistência semelhante a sorvete e sabor que lembra a baunilha.


E ai, o que acharam das frutas mais exóticas que você nunca viu? Deixe nos comentários!


Leia também:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.