Plantas morrendo: veja os motivos e saiba como reverter essa situação

Às vezes, uma planta de aparência saudável pode mudar e morrer em questão de poucos dias, mesmo quando não há sinais tão evidentes de problemas.


Imagens retiradas do banco de fotos gratuito/pago CANVA. Direitos autorais garantidos pela plataforma.

VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

http://www.youtube.com/channel/UC35bJ9Kkm5PlL3nzJdsZv3g?sub_confirmation=1?sub_confirmation=1


Um dos motivos, por exemplo, é a rega inadequada dos vasos de plantas. Seu entusiasmo em ver suas plantas crescerem às vezes pode levar à rega excessiva, mas, verdade seja dita, isso faz mais mal do que bem. 


Além disso, não regá-las em quantidade suficiente pode levar ao ressecamento do solo. Ambos os casos não apresentam bons resultados e você pode acabar presenciando plantas morrendo em casa.


Mas fique tranquilo! Embora possa ser tarde demais, há maneiras de identificar e reverter essa situação. Então continue a leitura porque é sobre isso que falaremos neste artigo.


Leia também:


PLANTAS MORRENDO? IDENTIFIQUE OS SINAIS


Alguns pensam que, ao contrário de crianças e animais de estimação, as plantas não podem nos dizer qual é o problema. No entanto, há uma variedade de sinais para indicar se as plantas estão morrendo. Veja os mais comuns:


Crescimento lento


Pouco ou nenhum crescimento pode ser a primeira indicação de um problema. Se suas sementes não germinarem há meses, você provavelmente terá que começar de novo.


Folhas Amarelas


Se as folhas estão amarelando, é possível que suas plantas precisem apenas de um pouco mais de fertilizante. Mas se eles também estiverem caindo, pode ser um caso de podridão da raiz.


Murchando Folhas


murchas e caules nem sempre são um sinal de algo sério. Se o solo estiver seco ou as raízes parecerem boas, provavelmente está apenas com sede.


Crocante


A crocância costuma ser acompanhada de escurecimento e começa nas pontas das folhas. Este é um sinal de problemas de água.


Manchas marrom


Manchas marrons indicam problemas com calor e luz. O escurecimento é o resultado de queimaduras, o que significa que a planta está muito perto de sua fonte de luz ou recebendo muita luz solar.


Crostas


As crostas nas plantas são manchas duras de marrom, preto ou cinza. Este sinal de angústia indica uma doença fúngica.


Raízes expostas


Se você começar a ver as raízes da sua planta pelo fundo do recipiente ou saindo do topo do solo, provavelmente está lutando. A planta pode ser ligada à raiz, ficando sem espaço para suas raízes em seu recipiente atual.


Botões de flores enrugados


Se suas safras começarem a florescer, mas os botões murcharem e caírem, é um caso de explosão de botões. Infelizmente, a explosão de botões é causada por praticamente qualquer coisa.


Folhas caindo


Deixar cair um pouco de folha é comum e não necessariamente um problema. Mas se estiver ocorrendo excessivamente, pode ser uma indicação de algo maior.


Poeira Misteriosa


Poeira misteriosa é um sinal comum de pragas. Fuligem negra, uma indicação de pulgões, e poeira branca, uma indicação de moscas-brancas, são duas coisas comuns a se procurar.


Leia também:


Viu só? Identificar os sinais das plantas morrendo não é tão difícil assim. Mas é importante saber, também, porque elas chegam a esse estágio, e os motivos estão logo abaixo.


PLANTAS MORRENDO: QUAIS OS MOTIVOS?


Imagens retiradas do banco de fotos gratuito/pago CANVA. Direitos autorais garantidos pela plataforma.


Existem vários fatores que podem levar à morte repentina das plantas. Abaixo estão os mais comuns.


Leia também:


Rega inadequada


A rega inadequada é frequentemente a razão da morte repentina das plantas. Se você se esqueceu de regar por alguns dias, é possível que as raízes tenham secado. No entanto, o oposto é mais provável, já que o excesso de água costuma ser a causa da morte das plantas de contêiner.


Pragas


Se você determinar que os problemas de irrigação não são os culpados pela morte súbita das plantas, observe atentamente se há sinais de insetos. Algumas pragas comuns são difíceis de detectar. Por exemplo, cochonilhas são indicadas por massas algodoadas, geralmente nas juntas ou na parte inferior das folhas. Os ácaros da aranha são muito pequenos para serem vistos a olho nu, mas você pode notar a teia fina que eles deixam nas folhas.


Produtos químicos


Embora seja improvável, veja se a planta não entrou em contato com spray de herbicida ou outras substâncias tóxicas, ou que as folhas não tenham sido salpicadas com fertilizantes ou outros produtos químicos.


Você a colocou no local errado


Agora, as plantas que estão no solo não podem ser movidas, é claro, mas as plantas em vasos devem ser movidas para um local onde recebam luz solar suficiente porque elas tendem a parar de crescer ou crescer lentamente. A luz é alimento para as plantas, portanto, embora você possa regá-las e fornecer nutrientes, elas não podem crescer sem a luz solar adequada.


Você não está limpando o pó com frequência


Você precisa se certificar de que a planta está em sua capacidade ideal de absorver o máximo de luz solar possível. Quando a poeira se acumula nas folhas das plantas, isso as impede de realizar a fotossíntese da melhor maneira possível. Limpar a superfície das folhas com um pano macio húmido é a melhor forma de deixar as suas plantas bonitas e dar-lhes a melhor oportunidade de apanhar todo o sol que puderem!


Leia também:


Agora que você já identificou os motivos, veja a seguir o que fazer quando as plantas estão morrendo.


O QUE FAZER QUANDO AS PLANTAS ESTÃO MORRENDO?


Imagens retiradas do banco de fotos gratuito/pago CANVA. Direitos autorais garantidos pela plataforma.

Se você conseguiu perceber que a planta está morrendo, não desista. Experimente estes passos para revive-la:


Utilize mistura para envasamento


Use uma mistura de envasamento para plantas de interior de alta qualidade para revitalizar sua planta e escolha um vaso que seja mais largo do que o anterior. Se sua planta estiver desidratada, adicione alguns cristais que armazenam água.


Apare sua planta


Se houver danos às raízes, corte as folhas. Isso significa que as raízes não terão que trabalhar tanto para sustentar uma grande quantidade de folhagem.


Reque da maneira correta


Descubra quanta água sua planta precisa e ajuste sua rotina. A maioria das plantas precisa de menos água durante os meses de inverno.


Nutrição para plantas


As plantas também precisam de nutrição de vez em quando para crescer folhagens e flores. Se você tiver tempo e energia, gaste-os com suas plantas e use adubo e fertilizante de boa qualidade para dar a elas um impulso extra para crescer.


Leia também:


Resumindo: plantas trazem beleza e vida aos ambientes e a melhor maneira de manter uma planta feliz, é aprender o que ela precisa e como ajudá-la a estar sempre saudável.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.