Formigas que "comem" computadores?

 Vocês conhecem a formiga louca? Sim, vocês não leram errado. Essa é a Nylanderia fulva, conhecida popularmente como formiga louca! Agora você deve estar se perguntando o porque da louca...

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/11/formigas-que-comem-computadores.html
A formiga louca. Fonte da imagem: alexanderwild.com.

VAMOS DESCOBRIR...

AS FORMIGAS LOUCAS


A formiga louca (Nylanderia fulva) é uma formiga originária da América do Sul. Como a formiga maluca-do-longhorn (Paratrechina longicornis), essa espécie é chamada "formiga louca" por causa de seus movimentos rápidos e imprevisíveis (o N. pubens relacionado é conhecido como "formiga maluca do Caribe"). Às vezes, é chamada de "formiga louca Rasberry" no Texas, em homenagem ao exterminador Tom Rasberry , que notou que as formigas estavam aumentando em número em 2002. Os cientistas reorganizaram a taxonomia de gêneros dentro desse clado de formigas, e agora é identificado como Nylanderia fulva.

Em 2014, foi descoberto que a formiga produz e se cobre com ácido fórmico como antídoto para o veneno da formiga de fogo. É o primeiro exemplo conhecido de um inseto capaz de neutralizar o veneno de outro inseto, uma habilidade especulada por ter evoluído na América do Sul, onde as duas espécies compartilham a mesma faixa nativa. As colônias têm várias rainhas, o que também contribui para sua sobrevivência.


AS FORMIGAS LOUCAS QUE "COMEM" COMPUTADORES


Bom o termo louca se refere ao estranho modo como essas formigas se locomovem, aparentemente sem nenhum senso de direção. Essas formigas são originalmente pertencentes a regiões tropicais...da África! Assim como os pombos elas foram originalmente introduzidas em outros países, através do comércio, ou seja, é uma espécie invasora.



Então, imagine você, em casa, em seu computador fazendo aquele trabalho de 700 páginas. Daí quando vocês está quase acabando...Puf! O computador desliga sem causa aparente (veja na Figura 2).

Figura 2. Formiga da espécie Nylanderia fulva, que está causando prejuízos nos EUA. Fonte: G1.

Você 
desesperado  abre o computador para saber a causa do apagão e descobre que ele já era... queimou. E o susto maior é quando você se depara com um amontoado de formigas,uma em cima da outra, sendo queimadas continuamente. Ao se instalarem em aparelhos eletrônicos, muitas vezes as formigas são eletrocutadas.




Ao serem eletrocutadas emitem um odor, que atrai outras formigas e assim continuamente. As formigas vão se amontando, na tentativa de ''destruir o inimigo'', mordendo fios e outros componentes, até causarem um curto-circuito. 



Figura 3. Formiga rainha da espécie 'Nylanderia fulva', vista de lado (Foto: Divulgação/Joe MacGown/Museu Entomológico de Mississippi).

Apesar de não possuírem picadas dolorosas, esses insetos podem causar prejuízos a carros, casas e eletrodomésticos, onde conseguem acesso com facilidade.



Há, e não adianta tentar mata-las com esses produtinhos comuns divulgados por ai porque não funciona. O recomendado é que se houver uma infestação dessas formigas em sua casa, que chame uma empresa especializada para cuidar do problema.

Referências
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.
Sites: G1.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Se for veneno cuidado. Pode até danificar seu computador.

      Agradecemos pelo comentário,

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.