Por que o girassol segue o sol?

Uma pergunta simples mas que intriga. Porque o girassol "acompanha" o Sol? Especialistas explicam o fenômeno que guia o movimento da planta.


https://www.bioorbis.org/2015/05/por-que-o-girassol-acompanha-o-sol.html
Girassóis em um campo, e você sabe por que eles seguem o sol? Fonte da imagem: AltoAstral.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


OS GIRASSÓIS, AS FLORES QUE SEGUEM O SOL


O girassol é uma planta da família Asteraceae. Está situado na tribo Heliantheae, subtribo Helianthinae. Seu nome científico é Helianthus annuus. É cultivada pelo seu óleo e frutos comestíveis. O nome é derivado do formato de sua inflorescência.


É caracterizada por possuir grandes inflorescências do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia do tipo oposta cruzada. O girassol mais alto já registrado chegou a 9.17 metros.

Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.


Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão.

A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.

O FENÔMENO DO HELIOTROPISMO


O fenômeno responsável por esse movimento é o heliotropismo, que só ocorre na fase de crescimento da planta - ao florescer, ela não se mexe mais. O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz.



Girassol (Helianthus annuus). Fonte da imagem: pixabay.

Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite. Assim, ele já "espera" o Sol nascer inclinado para o lado certo. Segundo a botânica Heike Hofmann, da Universidade de Zurique, o movimento da haste e das folhas acompanhando a luz solar serve para facilitar a fotossíntese e acumular energia necessária para o desenvolvimento das sementes.



Para Rolf Rutishauser, também da Universidade de Zurique, a orientação solar também atrairia, por causa do calor, insetos polinizadores, indispensáveis para a reprodução da espécie.

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.
Sites: Planeta Sustentável.

8 comentários:

  1. Uilmara Machado de Melo9 de maio de 2015 13:40

    GENIAL!!!!!!!!!! ADORO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive uma mini plantação de girassóis kkkk.
    rsenhando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São plantas incríveis. E também estar em contato com plantas e animais, a natureza em geral traz mais saúde e mais sabedoria.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom Jorge, é bom saber que nosso conteúdo esta despertando o interesse e ajudando a todos =D

      Abraços, BioOrbis.

      Excluir
  4. Incrível, meus prezados, Cleverson e Annanda, estou orgulhoso de vocês e do trabalho excelente que vêm desenvolvendo em prol do conhecimento da Biologia! Continuem assim, vocês têm um futuro brilhante pela frente e faço sinceros votos disso viu! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo e irmão Hélio dos Santos,

      Nossa muito obrigado mesmo meu caro amigo, que essas palavras retornem para você também tudo em dobro.

      Um grande abraço,

      Annanda e Cleverson.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.