VOCÊ SABE O POR QUE NUNCA DEVE ESMAGAR UMA ARANHA-LOBO?
Bom, aranhas assustam muita gente. Mas aqui todos tem que seguir a regra de nunca pisar em cima da aranha-lobo. Vamos descobrir o porque.
Imagem de Magalie st-hilaire poulin por Pixabay |
VAMOS DESCOBRIR...
Antes de começar a postagem confira um E-book super top de como ter uma aranha de estimação em casa, clique no link abaixo ou na imagem:
QUEM SÃO AS ARANHA-LOBO?
Na parte dorsal do abdome, há um desenho negro em forma de seta. Essas aranhas vivem cerca de 2 anos e meio, se alimentam de vários insetos, tais como, moscas, grilos, tenébrios entre outros. É bastante confundida pela população com a aranha-armadeira por também apresentarem o display de defesa com patas levantadas quando são intimidadas.
Um predador ágil da aranha-lobo é a o marimbondo-caçador, que no qual da um ataque certeiro e a paralisa para depositar seus ovos.
AS ARANHA-LOBO E SEU PEQUENOS FILHOTES: POR ISSO VOCÊ NÃO DEVE ESMAGÁ-LAS
Ao atingir o animal, os filhotes que a
mãe carregava se soltaram do abdômen e correram para todos os lados. Um representante fêmea de aranha-lobo
pode viver vários anos. Um macho, porém, vive poucos meses, tendo expectativa
máxima de vida de um ano.
Veja uma vídeo do canal That Broom, porque você não deve machucar essa aranha:
Veja uma vídeo do canal That Broom, porque você não deve machucar essa aranha:
ARANHAS-LOBO SÃO INOFENSIVAS?
Apesar de algumas pessoas não suportarem estes aracnídeos, as aranhas-lobo são
inofensivas aos seres humanos. Na verdade, estes animais se alimentem de
insetos e moscas, o que ajuda em situações como controle biológico.
Os acidentes causados por Lycosa provocam dor discreta e transitória no local da picada. Inchaço e vermelhidão leves são descritos em menos de 20% dos casos. O tratamento geralmente não é necessário. Eventualmente a dor poderá ser controlada com analgésicos orais.
Até recentemente, era comum se atribuir às aranhas do gênero Lycosa os casos de araneísmo com síndrome necrotizante-hemolítica. No entanto, hoje sabe-se que as aranhas desse gênero não causam acidentes de importância em Saúde Pública.
Os acidentes causados por Lycosa provocam dor discreta e transitória no local da picada. Inchaço e vermelhidão leves são descritos em menos de 20% dos casos. O tratamento geralmente não é necessário. Eventualmente a dor poderá ser controlada com analgésicos orais.
Até recentemente, era comum se atribuir às aranhas do gênero Lycosa os casos de araneísmo com síndrome necrotizante-hemolítica. No entanto, hoje sabe-se que as aranhas desse gênero não causam acidentes de importância em Saúde Pública.
Então amigos e amigas, da próxima vez que viram ou toparem com nossa amiga aranha-lobo, não pisem nela. Fica a dica.
Referências
CARDOSO, et al. Animais Peçonhentos no Brasil. Biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. Editora Sarvier. 2009.
Leia também:
- A aranha caseira de perna comprida é perigosa e venenosa?
- 8 tipos de aranhas curiosas e inofensivas que vivem na sua casa
- Todas as aranhas tem veneno? E quais são as mais perigosas do mundo e do Brasil?
- Descubra 10 tipos de teias de aranhas belas e letais
- A espécie de aranha que picou o homem-aranha existe na natureza?
- Como as aranhas produzem as suas teias e quais os tipos que existem?
- O QUE VOCÊ DEVE FAZER SE ENCONTRAR UMA ARANHA EM SUA CASA?
Meu comentário será "reprovado": kkkkkkkkk! Mas sou mais esperta que este homem do vídeo: uma vez, na casa de minha avó materna, em Conselheiro Mata-MG, eu e meu marido demos de cara com uma aranha (não sei dizer qual era!) no chão da cozinha; ele, imediatamente, pegou um rodo para matá-la (pois sabe de meu medo de bichos!); de repente, sentou o rodo nela e ela fez que nem esta aranha do vídeo: soltou os filhotes para todos os lados; eu corri e peguei um vidro de detergente e fiz um círculo em volta dela (do espaço que imaginei que os filhotes percorreriam!)... Depois, meti fogo em tudo! Sei que errei, mas medo foi maior!!! Hoje, nós não faríamos isso, tentaríamos levá-la para outro local... Mas se ela fizer de besta eu me faço de ignorante de novo!... ÓTIMO VÍDEO!!!
ResponderExcluirOlá uillmonkey,
Excluirkkkk sem problemas, seu comentário não será reprovado.
Para todo tipo de aranhas nós recomendamos mesmo que na dúvida para matar, sei que é contraditório dizer isso pois nós sendo biólogos. Mas todas as aranhas são venenosas, claro que tem as mais perigosas, mas nunca se sabe qual será a reação do veneno em cada pessoa.
Um grande abraço,
Equipe BioOrbis.
Não suporto, odeio, tenho fobia, horror, nojo, medo, paura, pesadelo, desde criança! Obrigada por voces cuidarem disso!
ResponderExcluirOlá,
ExcluirNão preocupe-se com elas, só te atacaram se tiver realmente sem opções. Mas se você realmente tem aracnofobia, o melhor é manter distância. Se por aparecer alguma em sua casa, peça alguém para aplicar as técnicas explicas aqui no post. Se mora sozinha, tente ficar calma e peça ajuda imediatamente.
Abraços,
Equipe BioOrbis.
Nossa, não fazia ideia que a picada era doida, sempre peguei e pego elas na mão, quando estou limpando as janelas, salvando-as da chuva, pego desde criança, sou contra matar essas e as transparentes( pernudas) são ótimas pegando insetos, deixo a natureza seguir o curso, eventualmente as lagartixas comem elas e meu gato brinca até a morte com as inofencivas lagartixas.
ResponderExcluirOlá GREY87. E você está fazendo certo em não matar essas aranhas, pois elas são predadoras ativas de muitos ouros insetos mais perigosos para nós do que elas. O único problema delas é a picada, mas você só será picado se mexer com ela. Mas continue assim que você está no caminho certo ajudando muito na manutenção dos ecossistemas. Um forte abraço.
ExcluirTrabalho com reforma de paletws usados e volta e meia aparecem arainhas, a maioria sendo aquelas "bundudas", mas não são Viúvas Negras, nem aranhas vermelhas, mas são da mesma espécie, algumas são cinzas, outras transparentes, sempre achei bonitinhas, e passeia pesquisar e me aprofundar mais sobre elas, e sabendo agora que as perigosas mesmo são apenas as armadeiras,as marrons e as Viúvas Negras, passei a observá-las ainda mais,sem medo, onde trabalho tem uma grande quantidade das chamadas Maria Bola, ou aranhas de telhado, descobri que são totalmente inofensivas,seu tamanho e aspecto assustam, queri ter coragem de pegar na mão como vocês biólogos e conhecedores fazem, mas sempre vem um receio de como elas podem reagir...
ResponderExcluir