Você sabe por que nunca deve esmagar uma aranha-lobo?

Bom, aranhas assustam muita gente. Mas aqui todos tem que seguir a regra de nunca pisar em cima da aranha-lobo. Vamos descobrir o porque.


 http://www.bioorbis.org/2015/05/porque-voce-nunca-deve-esmagar-uma.html
A aranha-lobo, nunca a esmague. Fonte da imagem: olhares.uol.com.br

VAMOS DESCOBRIR...

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

QUEM SÃO AS ARANHA-LOBO?


A aranha-lobo, também conhecida como aranha-de-jardim, aranha-de-grama é uma espécie da família Lycosidae. Possui aproximadamente 5 cm de comprimento. Apresenta coloração marrom-clara ou cinzenta, ventre negro e quelíceras com pelos alaranjados ou avermelhados (veja na Figura 2).



Na parte dorsal do abdome, há um desenho negro em forma de seta. Essas aranhas vivem cerca de 2 anos e meio, se alimentam de vários insetos, tais como, moscas, grilos, tenébrios entre outros. É bastante confundida pela população com a aranha-armadeira por também apresentarem o display de defesa com patas levantadas quando são intimidadas.


Figura 2. Aranha-lobo (Lycosa erythrognatha), repare nas quelíceras avermelhadas. Fonte da imagem: parqueestadualdaserradomar.gov.br

Um predador ágil da aranha-lobo é a o marimbondo-caçador, que no qual da um ataque certeiro e a paralisa para depositar seus ovos. Já temos uma postagem somente sobre ele neste link:
https://www.bioorbis.org/2014/11/a-cacadora-voraz-conhecam-vespa-cacadora.html



AS ARANHA-LOBO E SEU PEQUENOS FILHOTES: POR ISSO VOCÊ NÃO DEVE ESMAGÁ-LAS


As aranhas-lobo (Lycosidae araneae) fêmeas são aracnídeos que possuem uma bolsa externa pendurada em seu abdômen inferior para carregar seus ovos (veja na Figura 3). Porém, um morador de Hallett Cove, na Austrália, não levou em consideração as peculiaridades desse animal e ao se deparar com um exemplar dentro de casa tentou esmagá-lo com uma vassoura.



Ao atingir o animal, os filhotes que a mãe carregava se soltaram do abdômen e correram para todos os lados. Um representante fêmea de aranha-lobo pode viver vários anos. Um macho, porém, vive poucos meses, tendo expectativa máxima de vida de um ano.

Veja uma vídeo do canal That Broom, porque você não deve machucar essa aranha:





ARANHAS-LOBO SÃO INOFENSIVAS?



Apesar de algumas pessoas não suportarem estes aracnídeos, as aranhas-lobo são inofensivas aos seres humanos. Na verdade, estes animais se alimentem de insetos e moscas, o que ajuda em situações como controle biológico.


Figura 3. A mamãe aranha-lobo com seus bebes indefesos. Fonte da imagem: casa.umcomo.com.br.

Os acidentes causados por Lycosa provocam dor discreta e transitória no local da picada. Inchaço e vermelhidão leves são descritos em menos de 20% dos casos. O tratamento geralmente não é necessário. Eventualmente a dor poderá ser controlada com analgésicos orais.



Até recentemente, era comum se atribuir às aranhas do gênero Lycosa os casos de araneísmo com síndrome necrotizante-hemolítica. No entanto, hoje sabe-se que as aranhas desse gênero não causam acidentes de importância em Saúde Pública.

Então amigos e amigas, da próxima vez que viram ou toparem com nossa amiga aranha-lobo, não pisem nela. Fica a dica.

Referências
CARDOSO, et al. Animais Peçonhentos no Brasil. Biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. Editora Sarvier. 2009.
Sites: TopBiologia

6 comentários:

  1. Meu comentário será "reprovado": kkkkkkkkk! Mas sou mais esperta que este homem do vídeo: uma vez, na casa de minha avó materna, em Conselheiro Mata-MG, eu e meu marido demos de cara com uma aranha (não sei dizer qual era!) no chão da cozinha; ele, imediatamente, pegou um rodo para matá-la (pois sabe de meu medo de bichos!); de repente, sentou o rodo nela e ela fez que nem esta aranha do vídeo: soltou os filhotes para todos os lados; eu corri e peguei um vidro de detergente e fiz um círculo em volta dela (do espaço que imaginei que os filhotes percorreriam!)... Depois, meti fogo em tudo! Sei que errei, mas medo foi maior!!! Hoje, nós não faríamos isso, tentaríamos levá-la para outro local... Mas se ela fizer de besta eu me faço de ignorante de novo!... ÓTIMO VÍDEO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá uillmonkey,

      kkkk sem problemas, seu comentário não será reprovado.

      Para todo tipo de aranhas nós recomendamos mesmo que na dúvida para matar, sei que é contraditório dizer isso pois nós sendo biólogos. Mas todas as aranhas são venenosas, claro que tem as mais perigosas, mas nunca se sabe qual será a reação do veneno em cada pessoa.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Não suporto, odeio, tenho fobia, horror, nojo, medo, paura, pesadelo, desde criança! Obrigada por voces cuidarem disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não preocupe-se com elas, só te atacaram se tiver realmente sem opções. Mas se você realmente tem aracnofobia, o melhor é manter distância. Se por aparecer alguma em sua casa, peça alguém para aplicar as técnicas explicas aqui no post. Se mora sozinha, tente ficar calma e peça ajuda imediatamente.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Nossa, não fazia ideia que a picada era doida, sempre peguei e pego elas na mão, quando estou limpando as janelas, salvando-as da chuva, pego desde criança, sou contra matar essas e as transparentes( pernudas) são ótimas pegando insetos, deixo a natureza seguir o curso, eventualmente as lagartixas comem elas e meu gato brinca até a morte com as inofencivas lagartixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GREY87. E você está fazendo certo em não matar essas aranhas, pois elas são predadoras ativas de muitos ouros insetos mais perigosos para nós do que elas. O único problema delas é a picada, mas você só será picado se mexer com ela. Mas continue assim que você está no caminho certo ajudando muito na manutenção dos ecossistemas. Um forte abraço.

      Excluir

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.