Como cuidar da planta Dama da Noite? Descubra agora várias dicas!

Você sabe como cuidar da planta Dama da Noite? No geral, as plantinhas são seres adoráveis que só geram benefícios para as pessoas. Inclusive, na maioria dos lares é possível encontrar uma espécie de planta decorando o ambiente.


Foto: Cleverson Felix




✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Antes de começar a postagem, tem um curso muito bom para você aprender a cuidar de plantas em sua casa, clique na imagem ou no link abaixo para acessar:

CURSO CASA COM PLANTAS

Afinal, todo mundo gosta de ter uma planta em cômodos da casa, não é mesmo? E todas as espécies de plantas precisam de cuidados.


Porém, algumas exigem um pouco mais cuidado que as outras, com a utilização de itens como vaso autoirrigável, por exemplo.


Nesse artigo em especial, iremos falar de uma das plantas mais encantadoras e adoradas por todos os apaixonados por plantas: a Dama da Noite. Quer saber como cuidar da planta Dama da Noite? Temos certeza que depois da leitura desse artigo cheio de cores e aromas, que são as características dessa adorável planta, você vai se fascinar. Confira com a gente!


Leia também:


Conheça mais sobre a Dama da Noite e suas características


A Dama da Noite, também conhecida como rainha da noite, é uma planta tropical tipicamente das Américas. É possível encontrar a Dama da Noite em todo continente, tanto na região norte, quanto na sul.


As flores dessa planta são pequenas e podem ser vistas em diversas cores como: branco, rosa e vermelho. Assim, essa planta encantadora é chamada de Dama da Noite porque suas flores são noturnas.


O que isso significa? As flores dessa plantinha se abrem durante o período da noite e murcham ao nascer do sol. Por isso, se você quiser ver suas belezas e encantos é necessário sair no jardim à noite.


Outro ponto da característica dessa planta é o crescimento rápido. Caso você opte pelo plantio direto no solo, a Dama da Noite pode chegar na altura de três metros. No entanto, entenda um detalhe: a Dama da Noite não é uma árvore, e sim um arbusto.


Diante disso, por ser uma espécie arbustiva ela se torna ideal para ser plantada junto de locais para apoiar o crescimento. Por exemplo, muros e arbustos.


Porém, se quiser plantar a Dama da Noite em um vaso, saiba que é possível utilizar estacas para auxiliar o crescimento.


Leia também:


Os tipos de Dama da Noite


A princípio, é necessário entender que a Dama da Noite não se refere somente a uma espécie. Isso porque toda planta com aroma intenso e florescência é vista como Dama da Noite. Para você compreender melhor, separamos algumas das espécies abaixo!


Dama da Noite Hylocereus undatus: Essa espécie também conhecida como flor da lua ou pitaya branca, é um tipo de cacto. É possível cultivar em jardins, perto de outras espécies maiores.


Dama da Noite Cestrum nocturnum: Essa é uma das mais populares no país. Também conhecida pelo nome de Jasmim da Noite, essa espécie possui flores brancas, com aroma doce. Esse tipo é ideal para áreas externas amplas e jardins.


Dama da Noite Epiphyllum oxypetalum: Essa espécie também é uma variedade de cactus com flores vermelhas e brancas. Pode ser cultivada em vasos e canteiros.


Dama da Noite Selenicereus anthonyanus: Diferente de outras espécies, essa Dama da Noite tem flores rosas grandes.


Leia também:


Como cuidar da planta Dama da Noite: regas e adubação


Para aprender como cuidar da Dama da Noite é necessário compreender alguns detalhes a respeito da rega e adubação. Afinal, você precisa manter sua plantinha bem saudável, não é mesmo?


Sendo assim, vamos lá. Começando pela rega, entenda que o ideal é molhar a planta duas ou três vezes por semana no verão. No entanto, no período de inverno molhe apenas uma vez na semana.


Caso a planta esteja em um vaso, é recomendável manter o solo arejado e o vaso bem drenado. Assim, o excesso de água pode sair.


Esse detalhe é muito importante porque senão fizer isso a raiz da planta pode acabar apodrecendo. E certamente, sabemos que não é isso que você deseja.


Em relação à adubação, vale destacar que para garantir a Dama da Noite com uma floração bela e encantadora, é necessário aplicar o adubo da forma correta.


Nesse sentido, você pode seguir essa dica: a cada dois ou três meses aplique adubo orgânico ao redor da planta com húmus de minhoca. Além disso, não esqueça de uma vez ao mês adubar a planta com fertilizante químico do tipo NPK 10-10-10.


Leia também:


Como cuidar da planta Dama da Noite: Luz, temperatura e podas


Como cuidar da planta Dama da Noite? A dama da noite é uma planta que necessita de calor para ter um desenvolvimento saudável, com florações intensas e com bastante aromas.


Nesse sentido, o mais adequado é realizar o cultivo da Dama da Noite em áreas externas. Por exemplo, jardins, terraços, sacadas, dentre outros.


Entretanto, você também pode plantar sua Dama da Noite em um local com meia sombra. Ou seja, aqueles lugares com bastante iluminação, mas sem luz do sol direta na planta.


Se atente também à temperatura. Isso porque essas plantas não se adaptam em clima com frio intenso.


Por fim, há a necessidade com podas regulares para manter o formato da planta e ter um controle sobre o crescimento. E qual a melhor época para fazer a poda? Então, o melhor momento para realizar uma poda é depois da floração.


Leia também:


Entenda qual é o substrato ideal para a Dama da Noite


Certamente você deve estar se perguntando “qual é o substrato ideal para a Dama da Noite?”. Mas, tenha calma!


Os cuidados com a Dama da Noite são bem acessíveis para todo apaixonado por plantas. Se você estiver realizando o plantio em um vaso simples, a primeira coisa que precisa fazer é realizar a adubação com adubo orgânico para o solo ficar mais fértil.


Não esqueça que o vaso precisa ter capacidade suficiente para vazão de água. Uma dica é: utilizar cacos de telha no fundo do vaso antes da terra e adubo. Mas, nesse caso, não utilize areia, porque assim vai ajudar na vazão da água.


Por último, precisamos relembrar que a Dama da Noite é uma planta arbustiva, por isso, coloque uma estaca no vaso para ajudar no crescimento. E quando notar que a plantinha está bem desenvolvida, troque o vaso.


Leia também:


Quando a Dama da Noite floresce?


Assim como foi dito acima, a Dama da Noite é uma planta tropical. Nesse sentido, são espécies que resistem bem ao calor e não suportam temperaturas frias.


No entanto, para responder essa questão, entenda que a Dama da Noite pode florescer o ano todo. Porém, na natureza geralmente floresce uma ou duas vezes por ano, no verão ou na primavera.


Além disso, existem formas de fazer a Dama da Noite florescer mais de uma ou duas vezes. Mas para isso é necessário fazer com que a planta entenda que está em um período de primavera ou verão.


Como fazer isso? Deixe a planta com abundância de sol e não esqueça de regar frequentemente. Ou seja, em contato com a luz solar e capacidade de água suficiente, com vazão de água.


Conclusão


Como cuidar da planta Dama da Noite? Após acompanhar esse conteúdo exclusivo sobre essa adorável plantinha você já sabe os cuidados necessários.


Sendo assim, está esperando o que para adquirir a sua Dama da Noite? Os lares e jardins ficam ainda mais amáveis e encantadores com a presença de plantas.


Além de decorar o local, elas garantem um bem-estar a mais para todos que convivem diariamente com elas. Portanto, procure um espaço no seu jardim, escolha os melhores vasos e comece a cuidar da Dama da Noite no seu lar.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.