Por que os gatos fazem um chiado estridente?

Vocês sabiam que aquele chiado que os gatos fazem quando estão nervosos é, na verdade, uma tentativa de imitar o som de uma cobra?

https://www.bioorbis.org/2015/09/chiado-dos-gatos.html
Os gatos chiam quando estão nervosos. Image by PhotosByGreg from Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Não deixe de ver outras nossas postagens sobre gatos:




Pois é, é verdade, eles imitam, por isso sai o chiado estridente, mas porque? 


A maioria dos animais tem medo de cobras, e temem o chiado do réptil. O gato imita esse som durante um confronto físico. Ou seja, quando seu gato chia para você, ele não está só nervoso - ele está fingindo ser um animal que pode te matar. Ou seja, é um aviso, como do tipo: "Eu sou um animal venenoso e perigoso que pode te matar." Mais ou menos isso.

A natureza é cheia de mimetismos: animais que parecem folhas ou galhos, asas que parecem olhos, peixes que parecem algas, cores e marcas que parecem outra espécie, sons que parecem de outros animais. A ilusão é uma poderosa arma de defesa. Vejam nestes nossos posts alguns exemplos:



Quando um gato mia bravo ou rosna, ele está contando que é um gato – e um animal grande e perigoso dificilmente ficará com medo (veja na Figura 3 as expressões que o gato faz e o que significa cada uma) . Porém, a maioria dos animais que são ameaça para um gato tem medo de cobras e vai pensar duas vezes antes de atacar alguma coisa que está silvando um “ssschiii” reptiliano para ele.


comportamento de um gato
Figura 2. Comportamento de um gato. Fonte da imagem: GateirosBlog.

Caso nunca tenha ouvido uma serpente ameaçando alguém ou esteja duvidando da engenhosidade dos gatos, confira os vídeos abaixo (o homem está pegando a cobra para soltá-la longe da estrada e protege-la):








Referência
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. Editora Roca LTDA,  2011. 10-3668. CDD: 596. CDU: 597/599.
Sites: Sweet Friend

3 comentários:

  1. uau... isso e fantástico!sempre achei que eles só estavam com raiva.
    o que significa aquele ronronar que eles fazem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana não é mesmo? Sim eles fazem esse chiado estranho devido as cobras. Já o ronronar acho que é a expressão do prazer, por gostar do carinho mesmo =D

      Agradecemos muito pelo comentário,

      Abraços, BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por A330Pilot. Tecnologia do Blogger.