POR QUE OS GATOS FAZEM UM CHIADO ESTRIDENTE QUANDO ESTÃO EM PERIGO?

Vocês sabiam que aquele chiado que os gatos fazem quando estão nervosos é, na verdade, uma tentativa de imitar o som de uma cobra?

https://www.bioorbis.org/2015/09/chiado-dos-gatos.html
Os gatos chiam quando estão nervosos. Image by PhotosByGreg from Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Pois é, é verdade, eles imitam, por isso sai o chiado estridente, mas porque? 


A maioria dos animais tem medo de cobras, e temem o chiado do réptil. O gato imita esse som durante um confronto físico. Ou seja, quando seu gato chia para você, ele não está só nervoso - ele está fingindo ser um animal que pode te matar. Ou seja, é um aviso, como do tipo: "Eu sou um animal venenoso e perigoso que pode te matar." Mais ou menos isso.

A natureza é cheia de mimetismos: animais que parecem folhas ou galhos, asas que parecem olhos, peixes que parecem algas, cores e marcas que parecem outra espécie, sons que parecem de outros animais. A ilusão é uma poderosa arma de defesa. Vejam nestes nossos posts alguns exemplos:

Quando um gato mia bravo ou rosna, ele está contando que é um gato – e um animal grande e perigoso dificilmente ficará com medo. Porém, a maioria dos animais que são ameaça para um gato tem medo de cobras e vai pensar duas vezes antes de atacar alguma coisa que está silvando um “ssschiii” reptiliano para ele.

Caso nunca tenha ouvido uma serpente ameaçando alguém ou esteja duvidando da engenhosidade dos gatos, confira os vídeos abaixo (o homem está pegando a cobra para soltá-la longe da estrada e protege-la):








Referência
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. Editora Roca LTDA,  2011. 10-3668. CDD: 596. CDU: 597/599.
Sites: Sweet Friend

3 comentários:

  1. uau... isso e fantástico!sempre achei que eles só estavam com raiva.
    o que significa aquele ronronar que eles fazem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana não é mesmo? Sim eles fazem esse chiado estranho devido as cobras. Já o ronronar acho que é a expressão do prazer, por gostar do carinho mesmo =D

      Agradecemos muito pelo comentário,

      Abraços, BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.