Você sabe como as abelhas produzem o mel?

Vocês sabem como as abelhas produzem o mel? A maioria das espécies de abelhas não produz mel, mas aquelas que o fazem - como você pode imaginar - são especificamente chamadas de abelhas melíferas.

 https://www.bioorbis.org/2018/07/como-abelhas-fazem-mel.html
As abelhas na colmeia para a produção de mel. Pixabay/Domínio Público.

VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

As abelhas precisam de dois tipos diferentes de comida. Um é o mel feito de néctar, o suco açucarado que se acumula no coração das flores. O outro vem das anteras das flores, que contêm numerosos grãos pequenos chamados pólen.

Leia também:



Como as abelhas se alimentam?


A alimentação das abelhas é basicamente mel e pólen, sendo o mel o principal alimento delas, que tem como principal substância o açúcar que transforma em energia e o pólen como suplementos minerais, proteínas e vitaminas. A geleia real é um alimento especial da abelha rainha e das larvas da futura rainha.

As abelhas vão para o centro de flores e coletam néctar, uma água açucarada. As plantas produzem néctar para atrair polinizadores como as abelhas, e esse néctar é essencial para produzirem o mel.


Abelha coberta de grãos de pólen. Pixabay/Domínio Público.

As abelhas coletam muito néctar das flores e as colocam em uma bolsa especial chamada bolsa de mel. Quando a bolsa está cheia, ela diz à abelha que é hora de voltar para a colmeia. No processo de colher o néctar, o inseto transfere grãos de pólen de uma flor para outra, polinizando-a.

Leia também:



E COMO AS ABELHAS PRODUZEM O MEL?


As abelhas têm glândulas que secretam enzimas (invertase e glicose oxidase). Quando as abelhas coletam o néctar, ele é misturado com a enzima na boca da abelha. De volta à colmeia ou ninho, o néctar é colocado no favo de mel. Estas são células de forma hexagonal, que na natureza, as abelhas fazem de cera.

A princípio o néctar coletado e armazenado nas células ainda tem um alto teor de água. Depois de algum tempo, no entanto, o teor de água é reduzido para cerca de 17%. Este processo é auxiliado pelas próprias abelhas, abanando as asas, o que ajuda a água a evaporar.

Uma vez que a solução de néctar se torna mais densa (mais concentrada), neste ponto, as abelhas cobrirão as células - o que significa adicionar uma camada de cera sobre as células em forma de favo de mel hexagonais.


Abaixo está uma imagem de favos de mel que as abelhas cobriram com cera.

Favo de mel. Pixabay/Domínio Público.

A alta temperatura da colmeia (cerca de 34º C) ajuda na maturação do mel, deixando-o com o aspecto que o conhecemos. E é assim que as abelhas produzem o mel.

Leia também:

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
Sites: Super.abril; www.mel.com; diariodebiologia

2 comentários:

Imagens de tema por jpique. Tecnologia do Blogger.