Qual a vantagem dos animais que vivem em bandos?

A sociabilidade ou viver em grupos e bandos, não está limitada às espécies de mamíferos que caçam em grupo, e as vantagens potenciais da sociabilidade não estão restritas ao comportamento predador.

https://www.bioorbis.org/2019/03/animais-bando-sociedade.html
Imagem de Herbert Aust por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Os mamíferos podem derivar benefícios da sociabilidade em termos de evitar a predação e facilitar a alimentação, a reprodução e o cuidado dos mais jovens.

Leia também:

DEFESA CONTRA PREDADORES


Uma provável vantagem da sociabilidade é a redução do risco de predação para um indivíduo que faz parte de um grupo, comparado ao risco de um indivíduo solitário. Os benefícios da vida em grupos e bandos para evitar a predação tomam muitas formas, mas a maioria delas podem ser agrupadas nas categorias que se seguem:

Mais Olhos, Mais Tempo


Um grupo de animais poderá detectar mais facilmente a aproximação de um predador do que um indivíduo sozinho, simplesmente porque um grupo tem mais olhos, mais orelhas e mais narizes para manter a vigília.

Como resultado dos vigilantes extras um indivíduo, em um grupo, pode ser capaz de devotar uma proporção maior de seu tempo à alimentação, se preocupando menos com os predadores do que um indivíduo solitário.

Os mamíferos que vivem em grupos, geralmente, ocorrem em habitats abertos, enquanto as espécies solitárias são encontradas usualmente em florestas; tal relação pode refletir parcialmente os aspectos anti-predação da vida em grupo.

Leia também:

Diluição, Confusão e a Manada Interesseira


Alguns dos benefícios da sociabilidade, para evitar os predadores, resultam da redução do risco de predação para um indivíduo que faz parte de um grupo, não para a espécie como um todo. A presença de um grande número de presas animais potenciais pode exceder a capacidade predatória de um número limitado de predadores se a presa só estiver presente por um período de tempo limitado.

Por exemplo, as grandes manadas nômades de gnus que seguem a inconstância das chuvas ao longo da savana africana contêm mais indivíduos que um grupo de cães selvagens pode comer durante o período que as manadas atravessam o território dos grupos residentes. E, quando os cães atacam uma manada, é criada uma confusão, assim que tentam separar um indivíduo e prossegui-lo entre um aglomerado de animais, onde todos têm a mesma maneira de aumentar a chance de um gnu escapar.

O benefício pode ser especialmente grande para os indivíduos que conseguem permanecer no centro da manada; os predadores perseguem e capturam indivíduos situados na periferia da manada antes de agarrar os que se encontram no centro. (Esta é a hipótese da manada interesseira, a qual propõe que a proteção que um indivíduo recebe por estar em um grupo depende do comportamento de outro indivíduo desse grupo - nem todos podem estar no centro.)

Defesa em Grupo


Os grandes mamíferos sociais podem formar uma parede defensiva quando um predador se aproxima. É típico os adultos confrontarem o predador, mantendo os jovens e algumas vezes fêmeas escondidos atrás deles. O boi almiscarado (Ovibos moschatus) é o exemplo mais familiar desse comportamento, algumas vezes formam um ciclo completo, com os adultos formando uma fortificação externa para enfrentar um bando de lobos, e os jovens permanecem protegidos no interior desse círculo.

Sociabilidade e Reprodução


Agrupamentos de animais são fatores importantes dos sistemas de acasalamento e do cuidado parental.

O extenso período de dependência de muitos mamíferos jovens com seus pais cria um cenário no qual muitos benefícios da sociabilidade podem ser manifestados. O cuidado maternal dos descendentes é universal dentre os mamíferos, e os machos de muitas espécies também têm um papel no cuidado parental.  A vida em grupo fornece oportunidades para interações complexas dentre os adultos e os jovens, as quais envolvem diversos tipos de comportamento aloparental (cuidado fornecido por um indivíduo que não é parente do jovem sendo beneficiado). A criação colaborativa dos jovens de diversas mães é característica dos leões e de muitos canídeos.

Frequentemente, indivíduos fora de fase de reprodução se juntam às mães, protegendo e criando os jovens. Dentre os mangustos anões (Helogale undulata), este tipo de comportamento se estende ao cuidado dos adultos doentes; comportamentos similares são registrados para mamíferos tão diversos quanto os elefantes e os cetáceos. Muitos grupos sociais de mamíferos consistem de indivíduos aparentados, e estes ajudantes que não se reproduzem podem aumentar seu desempenho inclusivo por meio da assistência na criação dos descendentes de seus parentes.

Leia mais:

PREDAOR OU PRESA? DESCUBRA O QUE OS OLHOS DOS ANIMAIS PODEM REVELAR


Um estudo revela por que alguns animais têm pupilas verticais e outros pupilas arredondas como os seres humanos, no qual possibilitam o sucesso na caça predatória.

De acordo com um estudo de 214 espécies de animais terrestres publicado no jornal Science Advances, o nicho ecológico de um animal é um forte preditor da forma da pupila. Espécies com pupila que são fendas verticais são mais susceptíveis de serem predadores que estão ativos tanto de dia e de noite. Em contraste, aqueles com pupilas horizontalmente alongadas são muito provável que seja espécies herbívoras com olhos nos lados de suas cabeças.

Animais presas e animais predadores


As pupilas circulares estão ligados a ativos forrageiros, ou animais que perseguem suas presas.

Para explicar as pupilas horizontalmente alongadas, com poucas exceções, correspondeu a presas tais como ovelhas, veados e cavalos, os autores do estudo, Prof Martin Banks, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e co-autoree, virou-se para modelos de computador para estudar os efeitos de diferentes formas da pupila.

Os cientistas descobriram que as pupilas horizontais ampliou o campo de visão efetivo. Quando esticada na horizontal, as pupilas estão alinhadas com o chão, ficando mais claro a partir da frente, traseira e laterais.

A orientação também ajuda a limitar a quantidade de luz ofuscante do sol acima de modo que o animal pode ver o chão melhor.

"O primeiro requisito visuais chave para estes animais é detectar a aproximação de predadores, que geralmente vêm do chão, então eles precisam ver panoramicamente no chão com o mínimo de pontos cegos. O segundo requisito essencial é que uma vez que eles fazem detectar um predador, eles precisam ver onde eles estão em execução. Eles têm de ver bem o suficiente para fora do canto de seu olho para executar de forma rápida e saltar sobre as coisas ", explicou Prof Banks.

Mas o que acontece com esta orientação quando o animal abaixa a cabeça para pastar? Se o aluno segue o arremesso da cabeça, eles se tornariam mais vertical.

"Para verificar isso, passei horas no jardim zoológico de Oakland, muitas vezes cercado por crianças da escola em viagens de campo, para observar os diferentes animais. Com certeza, quando cabras, antílopes e outros animais pastando colocam a sua cabeça para baixo para comer, seus olhos rodam para manter o alinhamento horizontal das pupilas com o solo ", disse o professor Banks.

"Os olhos dos animais que pastam pode girar em 50 graus ou mais em cada olho, uma gama 10 vezes maior do que os olhos humanos."

Para predadores de emboscada com pupilas verticais de fenda, os cientistas observaram a importância de medir com precisão os animais à distância seria necessário para atacar suas presas.

Visão binocular e olhos frontais e predadores


Eles identificaram três pistas geralmente usando para medir a distância: estereopsia; paralaxe de movimento, em que objetos mais próximos movem-se longe e mais rápido através de nosso campo de visão; e borrão, em que os objetos em diferentes distâncias estão fora de foco.

Eles descaram movimentos de paralaxe como um fator desde que utilizando sugestão exigiria o movimento da cabeça que poderia revelar a posição do predador.

"Os restantes dois sinais, a disparidade binocular e borrão, trabalhar em conjunto com as pupilas alongadas verticalmente e os olhos virados para a frente", disseram os cientistas.

"A visão binocular funciona melhor em julgar diferenças quando contornos são verticais e objetos se encontram a uma distância, enquanto borrão entra em jogo para contornos horizontais e metas de campo próximo. Pupilas verticais de fenda maximiza ambas as pistas. "


As pupilas verticais não são distribuídas igualmente entre predadores de emboscada, no entanto.

"A coisa surpreendente percebemos a partir deste estudo é que as pupilas de fenda estavam ligadas aos predadores que estavam perto do chão. Então, os gatos domésticos têm fendas verticais, mas os felinos maiores, como tigres e leões, não. Suas pupilas são redondas, como as dos seres humanos e cães ", disse o co-autor Dr. William Sprague, da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Entre os 65 predadores de olhos frontais no estudo, 44 ​​tinham pupilas verticais, e 82% deles tinham alturas dos ombros que foram menores do que 42 cm. As pupilas verticais aparecem para maximizar a capacidade de pequenos animais para julgar distâncias.

A equipe explicou isso calculando que as pistas de profundidade de campo com base borrão são mais eficazes para estimar as distâncias para os animais pequenos do que os maiores.

Sociabilidade e sobrevivência: as vantagens de uma vida em grandes grupos


As informações obtidas nos estudos de campo geralmente são muito ampliadas quando os dados de vários anos de estudo são disponíveis. Jeanne Altmann e seus colegas têm estudado os babuínos das savanas (Papio cynocephalus) na bacia de Amboseli, aos pés do Monte Kilimanjaro no Quênia, por mais de 30 anos. Essa é uma espécie com transferência de machos, deste modo, as fêmeas se agrupam em linhagens matriarcais nas quais as fêmeas ocupam posições estáveis nas hierarquias dominantes. As principais interações sociais entre as fêmeas é a "catação" (grooming) e permanecer próximas umas com as outras.

A frequência desses comportamentos foi calculada para cada uma das 108 fêmeas e comparada com a sobrevivência dos filhotes entre 1984 e 1999 (Altmann et al. 2003). A proporção dos filhotes que sobreviveram no primeiro ano de vida foi maior para os filhotes de fêmeas que utilizaram mais extensivamente esses comportamentos sociais, do que aqueles nascidos de fêmeas com nenhuma integração social no grupo:

O status social e a sobrevivência dos filhotes. A sobrevivência relativa dos filhotes como um índice de quantos filhotes de uma determinada fêmea de babuíno sobrevive no primeiro ano de vida, comparado com a sobrevivência esperada de todos os filhotes de um bando durante um ano. (A taxa de sobrevivência varia substancialmente ano a ano.) O índice de composição de sociabilidade é a frequência das três principais interações sociais de cada fêmea e é dividida em quartis. (O primeiro quartil é de 27 fêmeas com o mais baixo índice na hierarquia social, o segundo quartil de 27 fêmeas tem o maior índice na hierarquia social. O total da amostra é de 108 fêmeas). Fêmeas de posição hierárquica mais alta são as que estão mais integradas socialmente do que as fêmeas de posição mediana, e fêmeas de posição hierárquica mais baixas são as que eram menos integradas do que as fêmeas de posição mediana. Fonte da imagem: adaptado de POUGH, 2006.

A influência da sociabilidade para a sobrevivência das espécies


A influência da sociabilidade na sobrevivência dos filhotes pode ser distinguida estatisticamente pelo efeito do status dominante de uma fêmea. Embora seja verdadeiro, como o esperado, que as fêmeas de posição hierárquica alta tenham alta pontuação de sociabilidade, a correlação entre sociabilidade e sobrevivência infantil permanece quando o efeito da posição social é removido nas análises estatísticas.

Por que as interações sociais entre as fêmeas de babuínos contribuem para a sobrevivência dos filhotes?  Estudos com os seres humanos podem apresentar pistas, pois indicam que o suporte social diminui o efeito do estresse.

Mulheres que têm um suporte social amplo dão à luz bebes mais pesados e com menor incidência de doenças, acidentes e desordem mental. Em contraste, sentimentos de solidão são correlacionados com alta taxa de doenças e morte.

Mecanismos  da vida em sociedade dos animais


Um dos mecanismos pelos quais a sociabilidade pode aumentar o desempenho é fisiológico: interações sociais mantidas entre os seres humanos estimulam a liberação de neuro hormônios denominados de endorfinas, que produzem uma sensação de relaxamento e relações similares podem existir entre os primatas não humanos.

Estudos de laboratório em outros vertebrados não humanos, incluindo primatas, mostram que a presença de indivíduos familiares de uma mesma espécie, diminuem o ritmo cardíaco e os níveis de Cortisol (indicando redução do estresse), retardamento do envelhecimento e aumento da expectativa de vida. Deste modo, interações sociais podem contribuir para um ambiente benigno para os filhotes de babuínos.

Mecanismos comportamentais podem também ser responsáveis por alguns dos efeitos da sociabilidade na sobre vivência dos filhotes de babuínos: Interações sociais entre adultos de babuínos aumentam a tolerância dos indivíduos que ocupam altas posições hierárquicas e podem prover proteção contra a agressividade das fêmeas pertencentes a outras linhagens matriarcais, bem como o acesso a fontes valiosas, tais como melhores lugares de alimentação e fontes de água.

Referência
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006. Tradução autorizada do original VERTEBRATE LIFE 6ª edição.
Sites: Sri-News.com.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.