O que é a biomimética?

Descubra o que é a biomimética, uma ciência inspirada na natureza.

Os carrapichos (Acanthospermum) são um outro exemplo de biomimética que inspirou George de Mestral a criar o velcro. Imagem de setita por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Tudo o que usamos a nossa volta, seja o celular que você está lendo esse artigo, ou computador, se está sentado em uma cadeira, se está em um ônibus de volta pra casa, etc., qualquer que seja o material, tudo vem da natureza e a ela retornará.

Leia também:

BIOMIMÉTICA, UMA CIÊNCIA INSPIRADA NA NATUREZA


O objetivo da Biomimética é o estudo das estruturas biológicas e das suas funções para, assim, aprender com as estratégias e soluções da natureza. E aplicar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, como engenharia, biologia, design, administração, medicina, tecnologia e entre outras.

A biomimética também visa a criação de soluções para os problemas atuais da humanidade, unindo funcionalidade, estética e a sustentabilidade. Devido ao grande avanço populacional, a biomimética vem como uma ferramenta a mais nesse ponto.



Biomimética e os seres vivos na natureza


Na natureza, os seres vivos utilizam apenas a energia que necessitam, visto que alguns precisam produzir a sua própria, seja pela fotossíntese ou quimiossíntese, ou se apropriar de uma fonte externa pela predação.

Além disso, trabalham em cooperação, respeitam a diversidade, adaptam a forma à função, otimizam o uso ao invés de maximizá-lo, promovem reciclagem e não praticam o desperdício, ou seja, utilizam o necessário para sobreviverem, mesmo não sabendo se utilizarem tudo vão ficar sem os recursos para viverem.

Os seres vivos, em conjunto, mantêm uma estabilidade dinâmica, continuamente manipulando recursos sem desperdícios, como mencionado acima. Depois de décadas de estudos, ecólogos começaram a entender semelhanças escondidas entre muitos sistemas interligados. Veja alguns princípios: 

- A natureza trabalha à luz do sol;
- A natureza usa apenas a energia que necessita;
- A natureza adapta a forma à função;
- A natureza recicla tudo;
- A natureza vive em cooperação;
- A natureza se assenta na diversidade;
- A natureza exige conhecimentos precisos;
- A natureza corta o desperdício desde a origem;
- A natureza toca o poder de limites.

As aplicações da Biomimética


Cientistas vem trabalhado baseando-se nesses conceitos e em padrões geométricos, matemáticos, funcionais, construtivos, tecnológicos, comportamentais e estéticos dos sistemas vivos observados na natureza. Os resultados são novos modos de cultivo de alimentos, produção de materiais, geração de energia, procedimentos de cura, criação de instrumentos adaptativos, armazenamento de informações e outros processos que sejam sustentáveis, adaptáveis, utilizem energia livre e interação entre os organismos.


Um exemplo antigo e conhecido de aplicação da biomimética é o velcro (Figura 3). Ele foi criado por George de Mestral, após estudar como os carrapichos ficavam grudados no pelo do seu cachorro. Ao ver a semente pelo microscópio, o engenheiro notou que ela era dotada de filamentos entrelaçados e com pequenos ganchos nas pontas. Ele desenvolveu um processo que funcionava do mesmo modo.

Outro exemplo, é a diminuição de uso de energia com ar-condicionado em grandes edifícios, uma vez que os engenheiros estão se baseando no modo de refrigeração de cupinzeiros. A casa dos cupins se mantém sempre úmida e a uma temperatura quase constante independentemente da variação da temperatura externa, devido a uma complexa rede de câmaras e túneis criados por eles. Respiradores inferiores permitem a entrada de ar fresco, enquanto o ar quente escapa por uma abertura no topo.

No entanto, nem toda a inovação criada a partir da biomimética é sustentável. O próprio velcro, por exemplo, pode ser feito com materiais sintéticos de difícil destinação posterior. Portanto, a inspiração não pode ser apenas no design, mas em todo o processo de processo que ocorre na natureza.

Leia também:



BIOMIMÉTICA: TUDO ESTÁ NA NATUREZA E A ELA RETORNARÁ


Não basta apenas saber o que é biomimética, ou como aplicá-la. A biomimética não deve ser tratada apenas como uma nova forma de visão e valorização da natureza, mas também como uma forma de cuidar e preservar o que ela ainda tem para nos oferecer. Os cientistas e pesquisadores afirmam que muitas espécies e seus modos de vida ainda nem foram descobertos, e com certeza eles formam, junto com as já conhecidas, inúmeras possibilidades de soluções.

Sendo assim podemos concluir que todos os nossos problemas que enfrentamos podemos achar as soluções observando a natureza ao nosso redor, seja por um simples velcro a uma cura de uma doença.

Referências
F.B. Detanicoa; F.G. Teixeirab; T.K. Silva. A Biomimética como Método Criativo para o Projeto de Produto. Design & Tecnologia – 02 – 2010.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.