Quais são os tipos de nuvens que existem?

Você olha para o céu quase todos os dias, vê formas diferentes de muitas nuvens uma das outras. Mas será que elas realmente tem tipos e nomes?


Foto: Cleverson Felix.


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Do que são feito as nuvens?


Primeiro de tudo, você precisa perceber que as nuvens são feitas de um monte de pequenas gotas de água, o que significa que eles devem ter alguma massa. O próximo passo é descobrir qual é a densidade da sua nuvem. Os cientistas mediram a densidade da água de uma nuvem de cúmulos típica (os brancos, ''macios'' que você vê em um dia agradável). Os cientistas descobriram que a densidade de água deste tipo de nuvem é de cerca de 1/2 grama de água por metro cúbico.


Para descobrir o quanto pesa uma nuvem veja nessa outra postagem nossa neste link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2018/01/voce-ja-se-perguntou-quanto-pesa-uma.html


TIPOS DE NUVENS QUE EXISTEM


E um pequeno entendimento da física por trás da formação de nuvens destaca a complexidade da atmosfera, e mostra por que prever a temperatura para além de poucos dias é um problema tão desafiador. Então aqui estão seis nuvens para prestar atenção, e como elas podem ajudar você a entender o clima:


1. Cumulus


As nuvens se formam quando o ar esfria para o ponto de orvalho, temperatura na qual o ar não consegue mais segurar todo o vapor d’água. Nessa temperatura, o vapor condensa para formar pequenas gotas de água líquida, que nós enxergamos como nuvens. Para esse processo acontecer, é necessário que o ar seja forçado a subir na atmosfera, ou que ar úmido entre em contato com uma superfície fria.


Em um dia ensolarado, a radiação solar aquece a terra, que por sua vez aquece o ar. Esse ar quente sobe por convecção e forma as nuvens Cumulus. Essas nuvens de “tempo bom” parecem lã de algodão. Elas têm uma base plana, e todas ficam mais ou menos no mesmo nível no céu. A essa altura, o ar da superfície esfriou até o ponto de orvalho. As nuvens cumulus em geral não provocam chuva — assim, o clima ficará estável.


2. Cumulonimbus


Embora as pequenas cumulus não provoquem chuva, se elas se tornarem mais largas e aumentarem em tamanho para cima na atmosfera, é sinal de que chuva intensa está a caminho. Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde.


Perto do solo, as cumulonimbus costumam ser bem definidas, mas quanto mais altas, mais elas parecem finas nas bordas. Essa transição indica que a nuvem não é mais feita de gotículas de água, e sim cristais de gelo. Quando o vento sopra as gotas de água para fora da nuvem, elas rapidamente evaporam no ambiente mais seco, dando bordas afiadas às nuvens de água. Por outro lado, cristais de gelo fora da nuvem não evaporam rapidamente, dando essa aparência mais difusa.


As cumulonimbus em geral têm topo reto. Dentro delas, o ar sobe por convecção. Ao fazê-lo, ele geralmente esfria até ficar na mesma temperatura da atmosfera ao redor. Neste nível, o ar não flutua mais e não pode mais subir, espalhando para os lados e formando a forma de bigorna característica das nuvens cumulonimbus.


Leia também:


3. Cirrus


As cirrus se formam muito altas na atmosfera. Elas são difusas, pois são compostas quase que inteiramente de cristais de gelo que caem na atmosfera. Se forem carregadas horizontalmente por ventos que se movem em diferentes velocidades, elas ganham um formato de gancho característico. Só em altitudes ou latitudes muito altas as cirrus provocam chuva no nível da superfície.


Mas se você notar que as cirrus estão começando a cobrir a maior parte do céu, e ficando mais baixas e grossas, isso é um bom sinal de que uma frente de calor está se aproximando. Em uma frente de calor, uma massa de ar quente e fria se encontram. O ar quente mais leve é forçado acima do ar frio, provocando a formação de nuvens. O abaixamento das nuvens indicam que a frente de calor está cada vez mais próxima, e indicam um período de chuva nas próximas 12 horas.


4. Stratus


Stratus é como se fosse uma folha de nuvens contínuas que cobrem o céu. Ele se forma ao gentilmente levantar o ar, ou por ventos leves levantarem o ar úmido acima de uma superfície fria ou de mar. A nuvem stratus é fina, então apesar de darem uma aparência sombria ou triste, é improvável que chova, no máximo será um chuvisco leve. Stratus é idêntico à neblina, então se um dia você caminhou na neblina nas montanhas, você estava caminhando nas nuvens.


Os próximos dois tipos de nuvens não ajudam a prever a tempratura, mas dão um vislumbre dos movimentos extraordinariamente complexos da atmosfera.


Leia também:


5. Lenticular


Macias e em formato de lente, as nuvens lenticulares se formam quando o ar é soprado para cima e além de uma cadeia de montanhas. Quando ultrapassam a montanha, o ar afunda de volta ao nível anterior. Enquanto afunda, aquece e as nuvens evaporam. Mas elas podem transcender, e neste caso a massa de ar sobe novamente, permitindo que outra nuvem lenticular se forme. Isso pode levar a uma corrente de nuvens, que se estendem para a além da cadeia de montanhas. A interação do vento com as montanhas e outros tipos de superfície é um dos muitos detalhes que precisam ser representados em simuladores de computador para conseguir previsões do tempo precisas.


6. Kelvin-Helmholtz


Por último, minhas favoritas. A nuvem Kelvin-Helmholtz parece ondas do mar quebrando. Quando massas de ar em diferentes alturas de movem horizontalmente em diferentes velocidades, a situação fica instável. O limite entre as massas de ar começa a se agitar, eventualmente formando ondas maiores.


As nuvens Kelvin-Helmholtz são raras — a única vez que vi uma foi em Jutland, no oeste da Dinamarca — porque só conseguimos ver esse processo na atmosfera se massas de ar baixas contêm uma nuvem. A nuvem pode traçar as ondas que quebram, revelando a complexidade das movimentações outrora invisíveis sobre nossas cabeças.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.