Devagar e sempre


Sem pernas? Não tem problema. As serpentes viram-se muito bem em terra, só que não é bem da maneira que pensamos.

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/01/devagar-e-sempre.html
Fonte da imagem: LucasViriato.

VAMOS DESCOBRIR...

Segundo David Hu, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, as escamas do ventre e a elevação do corpo são cruciais para a locomoção das serpentes.

Os cientistas já sabiam que as serpentes usam a lateral de seu corpo para afastar galhos e pedras, mas ficaram perplexos com a facilidade com que rastejam em superfícies lisas. Hu detectou que as escamas do ventre se prendem a falhas no solo, como rachaduras e fendas, e isso aumenta o atrito que elas usam para se propelir. 


serpente-cobra-deserto
Fonte da imagem: BBC.

Para avançar com maior rapidez, as cobras transferem o peço graças a ligeiros soerguimentos de partes de seu corpo, tal como fazem os seres humanos. "Nós não arrastamos as pernas quando caminhamos ou corremos", diz Hu.
Tais descobertas podem resultar em "serpentes-robôs" que poderiam ser usadas em missões de busca e salvamento após desastres, e também em exames médicos, como a colonoscopia.

Referência 
Revista National Geographic Brasil, Março de 2010.

Para finalizar veja um vídeo do canal clube da engenharia, sobre Cascavel Chifruda do deserto Nat Geo Wild Vida dos predadores:



E VENHA SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+ (CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS):

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/UNFrQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

Nenhum comentário:

Postar um comentário