Axolotl: as incríveis salamandras de uma vida simples

É um animal comum em aquários, criado geralmente a partir de uma linhagem albina.


 https://www.bioorbis.org/2014/01/axolotle-uma-vida.html
Um Axolotl. Imagem de Tinwe por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Pode permanecer em seu estado larval, com guelras, a vida inteira. Ambystoma mexicanum que é conhecido popularmente como Axolotl, é um exemplo de um animal neotênico, pois conserva durante toda a vida brânquias externas. Esta salamandra era comum nos lagos de terras altas no México, mas foi caçada como alimento e devorada por trutas introduzidas naqueles locais. Os axolotles são muito utilizados em laboratórios, devido a sua grande capacidade de regeneração.
Como possuem uma forma larval por todo vida, os Axolotles vivem na água por toda a vida. Essa salamandra chega a medir cerca de 25 cm, possuindo cores coral-claro a branco com superfície das guelras vermelhas.

Estes animais também possuem grande habilidade quando o quesito é regeneração. Estudos já comprovaram que o animal pode se regenerar tanto que no caso de perder um membro ou sua cauda, consegue criar um completamente novo.

Os axolotes possuem a característica típica do estado larval das salamandras, devido porque esses anfíbios apresentam tireoide rudimentar e não há liberação de hormônios tireoideanos, essenciais na metamorfose de anfíbios.

Quando um axolote recebe hormônio tireoideano, transforma-se em animal adulto com características terrestres: pulmão e patas e perda da cauda por reabsorção, tornando-se muito similar à salamandra-tigre (Ambystoma velasci).


A salamandra Axolot. Imagem de uthlas por Pixabay.

As cabeças deles também são amplas e possuem olhos sem pálpebras. Os machos são identificáveis apenas na época de reprodução pela presença de cloacas muito mais pronunciadas e de aspecto redondo.

Hoje esse pequeno e fantástico animal se encontra criticamente ameaçada de extinção.


Você Sabia?


Os Axolotles serviram de inspiração para a criação do Pokémon Woope veja a comparação abaixo:


pokémon-Woope-axolotl


Referência: Guia Prático: Espécies Ameaçadas; Editora Nobel. IUCN.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.