COMO AS COBRAS CONSEGUEM ENGOLIR ANIMAIS MAIORES QUE SUA BOCA?

Não somente as sucuri engole animais maiores que sua boca, mas outras cobras também. Mas como elas conseguem fazer isso?

Imagem de Sepp por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

O termo vulgar de cobra é altamente difundido, mas o termo correto e científico é serpente. Veja algumas características incríveis sobre esses animais.

Características das cobras


As maxilas das cobras são altamente cinéticas, com grande liberdade de movimento. Os ossos do crânio que, em outros répteis, são fixos à caixa craniana ou têm movimento restrito são articulados nas cobras em cadeias ligadas com extensa movimentação com relação à caixa craniana.

Ossos conectados das serpentes


Além disso, as séries de ossos ligados nos lados direito e esquerdo não são articulados diretamente; portanto, apresentam um deslocamento independente, uma característica que permite alternar o movimento recíproco dos lados esquerdo e direito dos ossos da maxila sobre a presa que está sendo engolida.

Essa movimentação independente e para fora das maxilas (não um movimento “desconjuntado” das maxilas) permite à maioria das cobras engolir presas grandes. Pouco a pouco, as maxilas dilatadas são movimentadas em passos alternados sobre a presa até que essa seja completamente engolida.

A cascavel e sua picada mortal


Durante o bote da cascavel, o movimento para frente desses ossos ligados eleva a maxila e posiciona o dente inoculador para injetar peçonha na presa. Os dentes inoculadores das serpentes são dentes modificados com núcleos ocos deforma que a peçonha flua desde a sua base até a presa. 

Os dentes inoculadores da maioria das cobras venenosas são mais compridos do que os outros dentes da boca e os dentes inoculadores das víboras são especialmente compridos.

A extensa rotação da maxila que contém o dente inoculador em tais cobras permite que esse dente longo possa ser dobrado para cima ao longo do lábio superior quando não está sendo utilizado, liberando a passagem.

As gigantes cobras constritoras


A ideia de que as cobras “desarticulam” suas maxilas quando engolem é errada. Pelo contrário, a grande liberdade de rotação entre os elementos das cadeias cinemáticas, o movimento independente de cada um e a capacidade de alargar as flexíveis maxilas para fora acomodando presas volumosas contam para a flexibilidade das maxilas das cobras.

Esses processos, e não uma desarticulação permitem que as cobras engulam (embora lentamente, como as sucuris e pítons) presas relativamente grandes inteiras.

2 comentários:

  1. Eu tenho pavor de serpentes. Essas infor
    macoes sao importantes para o nosso conhecimento. Parabéns a equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela,

      Realmente elas causam muito pavor em muita gente. Mas suas características são fascinantes.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.