AS FLORES DE PÉTALAS COLADAS

Um jardim cheio de flores é bem fácil descobrir as simpétalas. É só saber. o que a palavra significa: simpétala quer dizer "pétalas unidas".


Campânula. Imagem de Johann por Pixabay 


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Pois bem, todas á flores que apresentam suas pétalas unidas, pela base ou cm toda a extensão, como é o caso da conhecida boca-de-leão, são simpétalas. Há ainda outro detalhe que ajuda a identificar esse grupo vegetal: as flores possuem cálice e corola bem nítidos, nunca falta nenhum dos dois.


O grupo das simpétalas ou gamopétalas inclui inúmeras ordens com suas respectivas famílias, das quais citaremos as mais importantes.


Em forma de tubo


Uma das ordens mais importantes no grupo das simpétalas é a das Tubiflorae. A característica das plantas que a ela pertencem está nas pétalas de suas flores: elas se reúnem formando um tubo. Entre as famílias que a ordem abrange, as mais importantes. são Bignoniáceas, Convolvuláceas, Escrofulariáceas, Labiadas e Solánaceas.


Meimendro. Imagem de György Károly Tóth por Pixabay 


O ipê, bem brasileiro


O conhecido ipê, árvore-símbolo da floresta do Brasil, é uma das mais vistosas espécies da família das Bignoniáceas, que compreende cerca de 120 gêneros e mais de oitocentas espécies de arbustos, árvores e trepadeiras — nativas principalmente nos trópicos e regiões subtropicais. Além do ipê, são conhecidas no Brasil muitas outras espécies da família, como o pau-d'arco, do Nordeste, a flor-de-são-joão, a unha-de-gato e várias espécies de jacarandá, corno a caroba, carobinha-do-campo, o chamado jacarandá-mimoso (que nada tem a ver com a planta que fornece a madeira do mesmo nome).


As mais efêmeras


Com cerca de cinqüenta gêneros e mais de mil espécies, a família das Convolvuláceas aparece nos trópicos e subtrópicos. Em .geral são plantas trepadeiras, de flores brancas, róseas, azuis ou. púrpura, caracterizadas por urna vida curtíssima: algumas abrem-se pela manhã para murcharem na tarde do mesmo dia, como as conhecidas por bom-dia; outras só se abrem durante uma noite: a brasileira boa-noite.


Para enfeitar os jardins


Na família das Escrofulariáceas são raras as árvores ou arbustos. Seus representantes são na, maioria. plantas herbáceas ou sub-arbustivas que possuem belas flores. Com cerca de duzentos gêneros e 3 mil espécies, a família medra nas regiões temperadas do hemisfério norte. As mais conhecidas as espécies de Verônica, bem como o verbasco e a deldaleira. Esta ultima, além de ter função ornamental, por suas belas flores, é usada na industria farmacêutica.


No Brasil, conhecem-se várias representantes da família: a boca-de-leão, boca-de-leão-paquena, o barbasco (de flores muito amarelas), e a vassourinha, que cresce naturalmente em terrenos baldios.


Condimentos e óleos perfumados


Distribuindo-se por todo o mundo e principalmente pela região mediterrânea, a família das Labiadas conta mais de duzentos gêneros e 3 200 espécies. Ervas em sua maio-ria, arbustos algumas vezes, têm grande utilidade como condimento e na indústria farmacêutica, devido aos óleos aromáticos que segregam.


As mais conhecidas dessa família: hortelã, cujo óleo é empregado na indústria farmacêutica; manjerona, salva, manjericão, segurelha, lavanda, alecrim, usados como condimento e na fabricação de cosméticos; tomilho, de onde é retirado o timol, substância usada como antisséptico medicinal e também nos dentifrícios. Algumas Labiadas, por suas belas folhas e flores, são usadas como plantas ornamentais. 


Alimentos, drogas, defumadores


A família das Solanáceas é uma das mais importantes  na ordem das Tubiflorae, em virtude do número de empregos dados às suas representantes. incluindo cerca de 85 gêneros, especialmente abundantes nas Américas, possui mais ou menos 2 800 espécies que produzem alimentos, narcóticos, defumadores, além de algumas serem Plantas Ornamentais. Os alcaloides retirados de certas plantas do grupo são venenosos narcóticos, que estão despertando interesse crescente na indústria farmacêutica. Muitas ervas dessa família são usadas pelos povos primitivos em práticas de medicina rudimentar. Possuem flores em geral pequenas e roxas como a beladona, o estramônio, mendro-negro e o tabaco. Entre as usadas como alimento, destacam-se a batata, a be-rinjela, o tomate e o pimentão.


A ordem do suco leitoso


As Gentianales são outra importante ordem de plantas simpétalas. Tendo como re-presentantes plantas herbáceas, arbustos, trepadeiras e árvores, abrangem três famílias especialmente importantes: Apocináceas, Asclepiadáceas e Rubiáceas.


Com seus duzentos gêneros e 2 mil espécies, a família das Apocináceas caracteriza-se por seus representantes segregarem um suco leitoso, geralmente venenoso, usado, em alguns casos, em medicina. Em certos gêneros tropicais, esse suco tem importantíssimo aproveitamento industrial, como é o caso das várias árvores que produzem a borracha. Espécies bem conhecidas da família são a espirradeira, a frangipana, algumas perobas, a mangabeira, o guatambu (ou pereiro, no Nordeste), a pereira-marfim.


Plantas estranhas


As Asclepiadáceas classificam-se entre as mais singulares famílias da ordem das Gentianales. Algumas têm forma de cipó, outras possuem folhas estranhíssimas, parecendo cântaros de água, havendo ainda muitas espécies sul-americanas que parecem cacto (Stapelias). As plantas da família Asclepiadáceas ocorrem nas regiões tropicais do mundo inteiro, englobando aproximadamente 250 gêneros e 17 000 espécies. Embora entre as asclepiadáceas não haja plantas econômicas de primeira ordem, há espécies utilizá-veis na indústria farmacêutica, algumas que são comestíveis e outras, ainda, que produzem borracha, corantes e fibras.


A famosa rubiácea


A grande família das Rubiáceas pertence a Coffea arabica, principal produto cultiva-do no Brasil, o conhecido café. Com seus quinhentos gêneros e cerca de 7 mil espécies, a "família do café" inclui ainda várias outras espécies conhecidas no Brasil, como a venenosa erva-de-rato, o jenipapo, no Nordeste, a quineira (que produz a quinina), a ipeca ou ipecacuanha, planta medicinal, e a gardênia, de efeito ornamental. 


Em forma de campainha 


A ordem das Campanulales inclui duas famílias das quais a mais importante e numerosa é a das Compostas, com cerca de 920 gêneros e cerca de 19 mil espécies. A outra é a das Campanuláceas, que se caracterizam por suas folhas em geral reunidas numa coroa em torno do caule e as folhas, quase sempre, com o aspecto de uma campainha. Tanto é que uma de suas re-presentantes mais significativas tem o nome de campânula. No Brasil há várias espécies da família das Compostas: dente-de-leão, dália, margarida, girassol, jacinto, vara-de-são-joão, mil-folhas, crisântemo, atanásia, to-das de valor ornamental.


Algumas representantes das Compostas são comestíveis : a alface, a chicória, a alcachofra. Outras têm emprego medicinal: matricária, losna ou absinto, arnica.


A importância do caqui


À ordem das Ebenales pertence a família das Ebenáceas, com quatro gêneros e cerca de 320 espécies tropicais e subtropicais. Algumas delas são cultivadas por seus frutos alimentícios, destacando-se o caqui, um dos mais importantes frutos da China e do Japão, também cultivado na América do Norte e extensamente cultivado no sul do Brasil.


A árvore do tempo quente


A ordem das Oleales conta uma única e importante família, a da oliveira: Oleeiceas. São em geral arbustos e árvores que vivem nas regiões tropicais e temperadas. Pertencem também à família, que conta 27 gêneros e quinhentas espécies, várias plantas orna-_ mentais, como a alfena, o jasmim, o lilás e o sino-dourado.


Leia mais em nosso site:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.