Criar pássaros nativos é bom para a sua conservação?
Está ai uma pergunta polêmica, mas de uma importância muito grande. E a resposta para ela é sim!
Foto: Cleverson Felix. |
VAMOS DESCOBRIR...
Antes de começar a postagem o que achar de ter um guia de como criar pássaros sem gaiola na sua casa? Se quiser adquirir esse guia é só clicar no link abaixo ou na imagem:
https://go.hotmart.com/R82990566H
O site é confiável é da Hotmart
Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.
Nesta postagem vou apresentar a vocês um artigo científico que fala sobre a criação doméstica de pássaros nativos se é fundamental ou não para a conservação de aves em cativeiro. O artigo foi produzido pelo autor Rob de Wit.
Pássaros nativos: Criação doméstica é Fundamental
Ultimamente, muito se têm discutido a respeito da degradação ambiental, aquecimento global, preservação de espécies animais e vegetais. Muitos fatores estão ligados aos pontos citados sendo a maioria deles influenciada por ações humanas, com conseqüências muitas vezes irreparáveis. Notamos que ações para re- verter essa situação deveriam ser iniciadas com urgência, porém na maioria dos casos só se toma providências tardiamente, quando por exemplo, acontecem catástrofes climáticas ou extinção de espécies de seres vivos. Voltando a atenção à fauna nacional, mais especificamente aos passeriformes, observamos que a sua preservação está fortemente ligada em muitos aspectos ao trabalho de reprodução em ambiente doméstico, como explico a seguir.
No Brasil notamos que ainda restam áreas preservadas, provavelmente pelo avanço das fronteiras agrícolas e industriais ter se iniciado bastante tardiamente com relação ao que se viu em outras regiões do planeta. Lamentável notar que, mesmo vendo o anti-exemplo mundial, em que todo tipo de agressão ao meio ambiente trouxe evidentes conseqüências negativas, o Brasil esteja seguindo o mesmo caminho. Associando-se a isto, temos fatos mais recentes como a crescente escassez de bens preciosos como a água potável, além do desmatamento desenfreado que impede o estudo de plantas com possíveis de princípios curativos para muitas doenças.
BAIXE O PDF
Até aqui foi somente o resumo do artigo, se quiser ler ele na integra baixe o PDF no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1s94-gj4qB0WaGmEth4yjtkteVskpGqaf/view?usp=sharing
E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:
- Alimentar pássaros silvestres é ruim ou bom para eles?
- Contribuição ao conhecimento ornitológico da campanha gaúcha
- Aves novas e reconfirmadas de Bertioga, litoral de São Paulo, com um catálogo de um esquecido e importante coleção de aves feita por Emílio Dente
- Dicas de aproveitamento científico de aves e outros animais encontrados mortos em campo
- A Coleção Ornitológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: importância para pesquisas e necessidade de preservação
- Como é o comportamentos das araras-azuis em cativeiro?
- Expansão de distribuição geográfica pelo sul do Brasil da lavadeira-mascarada
- As aves tentilhões papagaios: os diamantes oceânicos do gênero Erythrura
- Avifauna da Fazenda Palmeiras: levantamento e monitoramento
- O banho do Beija-flor-de-gravata-verde em duas localidades de campos rupestres em Minas Gerais
- Novos registros ornitológicos para o centro-sul de Minas Gerais (alto Rio Grande)
Nenhum comentário: