A única espécie nativa de salamandra brasileira, até hoje

Conhecemos, até o momento, somente uma espécie brasileira de salamandra, que vive na região Amazônica (a Bolitoglossa paraensis). Pertence ao único gênero da Ordem Caudata presente no Brasil.

 http://www.bioorbis.org/2018/03/a-unica-especie-nativa-de-salamandra_17.html
A única espécie nativa de salamandra brasileira. Fonte da imagem: flickr.

VAMOS DESCOBRIR...

Essa salamandra é, de longe, o gênero mais rico em espécies e diversificado de salamandras. As 124 espécies atribuídas representam cerca de 20% das espécies caudadas vivas. Habitante dos trópicos americanos, essas salamandras são encontradas também no nordeste do México até a floresta amazônica sul-americana.

Bolitoglossa, camufladaFonte da imagem: picssr.

INCERTEZAS SOBRE A ESPÉCIE


Existem espécies não descritas para outras localidades amazônicas, o que torna a taxonomia das espécies brasileiras do gênero Bolitoglossa ainda incerta. Existem estudos em andamento sobre a taxonomia dessas espécies.

Bolitoglossa, com seus ovos. Fonte da imagem: picssr.

Alguns pesquisadores utilizam o nome Bolitoglossa paraensis para populações que na verdade correspondem a pelo menos três outras espécies.

JÁ EM RISCO DE EXTINÇÃO


Bolitoglossa paraensis é endêmica do Brasil, do bioma Amazônia e ocorre apenas nos arredores a leste da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Sua extensão de ocorrência calculada é de 373,2 km², sendo conhecida apenas de três fragmentos em uma matriz de área muito desmatada (fragmentada), causando também a fragmentação da população e consequente isolamento genético. 

Bolitoglossa paraenses. Fonte da imagem: picssr.

Embora seja localmente muito comum, a área em que ocorre sofre declínio contínuo da qualidade de habitat em decorrência do desmatamento. Por essas razões, Bolitoglossa paraensis foi categorizada como Em perigo, pelo critérios do ICMBio.

Referências: ICMBio. herpeto.org.
SILVA, Jéssica Barata; SUÁREZ, Pablo; NAGAMACHI, Cleusa Yoshiko; CARTER; Timothy Frederick; PIECZARKA, Julio Cesar. Cytogenetics of the Brazilian Bolitoglossa paraensis (Unterstein, 1930) salamanders (Caudata, Plethodontidae). Genetics and Molecular Biology, 37, 3, 526-529 (2014).

E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+, ONDE CADA UMA DE NOSSAS POSTAGENS ESTÃO SEPARADAS EM CATEGORIAS:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB

 https://plus.google.com/collection/wb6lQB https://plus.google.com/collection/slsfQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário