A única espécie nativa de salamandra brasileira, até hoje

Conhecemos, até o momento, somente uma espécie brasileira de salamandra, que vive na região Amazônica (a Bolitoglossa paraensis). Pertence ao único gênero da Ordem Caudata presente no Brasil.

Está não é a salamandra nativa brasileira, essa é da espécie Bolitoglossa mexicana, pois não consegui achar fotos gratuitas da espécie para a postagem. Fonte da imagem: Josiah H. Townsend, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


A pequena salamandra endêmica do Brasil


Essa salamandra é, de longe, o gênero mais rico em espécies e diversificado de salamandras. As 124 espécies atribuídas representam cerca de 20% das espécies caudadas vivas. Habitante dos trópicos americanos, essas salamandras são encontradas também no nordeste do México até a floresta amazônica sul-americana.

Incertezas sobre a espécie


Existem espécies não descritas para outras localidades amazônicas, o que torna a taxonomia das espécies brasileiras do gênero Bolitoglossa ainda incerta. Existem estudos em andamento sobre a taxonomia dessas espécies.

Alguns pesquisadores utilizam o nome Bolitoglossa paraensis para populações que na verdade correspondem a pelo menos três outras espécies.

Já em risco de extinção


Bolitoglossa paraensis é endêmica do Brasil, do bioma Amazônia e ocorre apenas nos arredores a leste da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Sua extensão de ocorrência calculada é de 373,2 km², sendo conhecida apenas de três fragmentos em uma matriz de área muito desmatada (fragmentada), causando também a fragmentação da população e consequente isolamento genético.

Embora seja localmente muito comum, a área em que ocorre sofre declínio contínuo da qualidade de habitat em decorrência do desmatamento. Por essas razões, Bolitoglossa paraensis foi categorizada como Em perigo, pelo critérios do ICMBio.

Referências 
Sites: ICMBio. herpeto.org.
SILVA, Jéssica Barata; SUÁREZ, Pablo; NAGAMACHI, Cleusa Yoshiko; CARTER; Timothy Frederick; PIECZARKA, Julio Cesar. Cytogenetics of the Brazilian Bolitoglossa paraensis (Unterstein, 1930) salamanders (Caudata, Plethodontidae). Genetics and Molecular Biology, 37, 3, 526-529 (2014).

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.