DESCUBRA OS ANIMAIS MAIS VELHOS DO MUNDO!

Das profundezas das águas geladas, emerge um dos vertebrados mais antigos do mundo, o tubarão-da-Groenlândia.

Fonte da imagem: NOAA Okeanos Explorer Program, Public domain, via Wikimedia Commons

VAMOS DESCOBRIR... 
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Confira um E-book somente sobre Biologia Marinha, que é uma coletânea temática sobre os principais temas sobre Introdução à Biologia Marinha, organizada com artigos publicados na Revista Biologia Marinha ISSN 2595-931X. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:



Segundo uma equipe de biólogos marinhos da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, liderada pelo Dr. Julius Nielsen,  os tubarões-da-Gronelândia (Somniosus microcephalus) vivem pelo menos até 400 anos.

O tubarão-da-Groenlândia, o animal mais velho do mundo


O tubarão-da-Groenlândia, uma espécie emblemática dos mares do Ártico, pode ser encontrado a partir de águas superficiais em estuários e baías com profundidades de até pelo menos 1.200 m na plataforma continental.

A espécie é um dos maiores tubarões existentes, ficando atrás somente do tubarão-baleia e o grande tubarão-branco, e, de longe, é o maior dos peixes do Atlântico-Ártico e da Antártida. As fêmeas são maiores do que os machos, e os adultos normalmente medem de 4 a 5 m; o comprimento máximo da espécie é de cerca de 6 metros.

Em 1988, um macho de 6 m de comprimento foi observado a 2,200 metros de profundidade no naufrágio do SS Central America fora da costa de Savannah, na Geórgia. O tubarão-da-Groenlândia varia entre uma cor preta, marrom e cinza uniforme, embora possa ter marcas de linhas escuras ou manchas brancas ao longo das costas e laterais. Possui focinhos curtos, arredondados, olhos pequenos e dentes pequenos mas bem afiados.

Biologia e ecologia do tubarão-da-Groenlândia


A biologia deles espécies é pouco compreendida, mas suas extremamente lentas taxas de crescimento, a cerca de 1 cm por ano, indicam que este tubarão se beneficia de uma longevidade excepcional.

Os métodos tradicionais para determinar a idade de uma espécie envolvem a análise do tecido calcificado, uma característica que é escassa nos tubarões-da-Gronelândia. Portanto, para determinar a idade média desta espécie, o Dr. Nielsen e seus parceiros da Dinamarca, da Gronelândia, da Noruega, do Reino Unido e dos Estados Unidos aplicaram técnicas de datação por radiocarbono às lentes oculares de 28 tubarões-da-Groenlândia (81 cm a 5,02 m, no comprimento total) capturados por capturas acessórias. 

A análise da equipe sugere uma vida útil média de pelo menos 272 anos. Os dois maiores tubarões do estudo, com 4,93 e 5,02 m de comprimento, foram estimados de uma expectativa de vida em aproximadamente 335 e 392 anos, respectivamente.

OS OUTROS ANIMAIS CONSIDERADOS TAMBÉM OS MAIS VELHOS DO MUNDO


"Nossos resultados demonstram que o tubarão-da-Groenlândia está entre as espécies de vertebrados que mais vivem e que ultrapassam até a baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus, que tem uma expectativa de vida estimada de 211 anos)", afirmou o Dr. Nielsen e co-autores.

"A expectativa de vida do tubarão-da-Groenlândia é excedida apenas pela do Arctica islandica, que é de 507 anos". O Arctica islandica é um molusco bivalve da ordem Veneroida, que vivem em ambiente bentônicos.

"Além disso, como os relatórios anteriores sugerem que as fêmeas desta espécie atingem a maturidade sexual em profundidades superiores a 4 m, a idade correspondente teria pelo menos 156 anos", acrescentaram os cientistas.

Fonte da imagem: Wikipedia/© Hans Hillewaert

Com base nestes resultados, publicado na revista Science, o tubarão-da- Groenlândia é agora o vertebrado mais antigo em nosso planeta.

Referências
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. Editora Roca LTDA, 2011. 10-3668. CDD: 596. CDU: 597/599.
Sites: sci-news; iucnredlist; fishbase.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.