Vocês conhecem o peixe-serra?

Um peixe que parece ter saído de um filme de terror, mas são animais incríveis que merecem uma boa visão no mundo dos peixes.

 https://www.bioorbis.org/2015/07/voces-conhecem-o-peixe-serra.html
O peixe-serra (Pristis pristis). Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅


 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Quem são os peixe-serra?


Os peixes-serra são os representantes da ordem Pristiformes e da família Pristidae, classificado entre os peixes batoides, em outras palavras, as raias. Apresentam como principal característica a maxila bem alongada, com dentes também alongados inseridos regularmente nos bordos exteriores.



Morfologia


A cabeça desses peixes é achatada dorsoventralmente, com as fendas branquiais na face ventral (veja na Figura 2); o corpo é comprido e alongado, de cor cinza-azulado, formado por um esqueleto cartilaginoso, as nadadeiras são triangulares escuras atrás da cabeça e nadadeira dorsal dupla.


Figura 2. Detalhe da serra do peixe-serra. Fonte da imagem: Wikipedia/woggle



Ecologia e habitat


São animais noturnos, dormem durante o dia e vão à procura de alimento durante a noite. A sua “serra” é utilizada na caça de seus alimentos, sendo sua dieta constituída, basicamente, por crustáceos, moluscos, peixes pequenos ou médios. 



Seu rosto funciona de modo semelhante a uma pá, desenterrando alimentos do fundo do mar, ou também, como uma espada, para atordoar o matar as presas.


Figura 3. Peixe-serra (Pristis pristis) em um aquário. Fonte da imagem: Wikipedia/Diliff - Obra do próprio.

Estes animais vivem em torno de 25 a 20 anos e atingem a idade adulta aos 10 anos, sendo que não iniciam a reprodução antes de atingirem de 3,5 a 4 metros de comprimento. Assim como os seus parentes, são peixes ovivíparos, dão à luz a mais de 20 filhotes já completamente formados, inclusive armados com uma pequena serra.



Habita a parte ocidental do oceano Índico, ao longo da costa sudeste da África do Sul, além de oceano Atlântico e Pacífico ocidental.

Sua carne, assim como a dos tubarões, é considerada saborosa. Todas as espécies de peixe-serra são consideradas criticamente em perigo pela IUCN, sendo que seu comércio internacional está proibido.



A captura acidental em redes de pesca é comum, além de serem caçados por causa de suas barbatanas que são consumidas como uma iguaria e seu óleo de fígado para uso em medicamentos tornou-se uma espécie ameaçada de extinção.

Referências
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
Sites: InfoEscola

2 comentários:

  1. Muito bom. Imagens e texto de excelente qualidade! Somente amamos aquilo que conhecemos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, amamos aquilo que conhecemos e passamos pra vocês.

      Grande abraço, Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por jpique. Tecnologia do Blogger.