Alimentar pássaros silvestres é ruim ou bom para eles?

Muitas pessoas amam as aves silvestres e querem atraí-las para perto com comida. Mas será que essa é uma prática bom ou ruim para elas?


Imagem de Ralph por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...


Antes de começar a postagem o que achar de ter um guia de como criar pássaros sem gaiola na sua casa? Se quiser adquirir esse guia é só clicar no link abaixo ou na imagem:

https://go.hotmart.com/R82990566H



O site é confiável é da Hotmart


Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.


Achamos que esse conhecimento não pode ficar perdido ou só nas mãos de pesquisadores, mas sim chegar ao máximo de pessoas possível.


Dar comida para aves silvestres é bom ou prejudicial para elas?


Este artigo foi publicado originalmente na revista em com o número N.127, na versão de  Setembro/Outubro de 2005, pelos autores Pedro Cerqueira Lima e Rita de Cássia F. Da Rocha Lima.


Alimentar  pássaros  é  uma  atividade  muito antiga, que ocorre em todos os cantos do mundo, mas, além de ser muito agradável, terá algum valor para a conservação das espécies? Esta é uma pergunta difícil de responder, principalmente porque é difícil de se avaliar, especialmente nas populações de pequenos pássaros. Na Europa, alimentar pássaros é uma atividade comum e não é considerada ilegal, muito pelo contrário, é incentivada pela comunidade e pelas centenas de lojas especializadas na venda de rações balanceadas para pássaros, comedouros, os mais variados possíveis, ninhos artificiais e bebedouros. O rigoroso inverno europeu causa, muitas vezes, um grande impacto em determinadas populações devido à dificuldade em buscar alimentos, principalmente quando a camada de neve permanece no solo durante  algumas semanas.


Nessas condições, recomenda-se alimentar os pássaros e não descuidar do abastecimento de alimentos. Quando o verão retorna, recomenda-se que não se alimente os pássaros, pois existem fontes naturais de alimento suficientes para alimentar as suas proles. A alimentação dos pássaros pode contribuir de forma muito importante para a conservação de numerosas espécies que vivem nos bosques e seus arredores, habitat que está desaparecendo com muita rapidez. A alimentação complementar ajuda a muitas espécies pequenas durante o inverno, sobretudo nas zonas de inverno muito severo. Everett, em seu livro “Pássaros de Jardim”, relaciona 100 espécies que frequentam os jardins da Europa e, dentre elas, algumas são aves introduzidas, tais como: Phasianus colchicusStreptopelia decoctoPsittacula krame,  sendo que algumas são migratórias.


Baixe o arquivo em PDF


Até aqui foi só a introdução, se você quiser aprofundar mais sobre o assunto, clique e baixe neste link abaixo o artigo em PDF:


ALIMENTAR PÁSSAROS SILVESTRES É PREJUDICIAL?


E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.