Como é o comportamentos das araras-azuis em cativeiro?

Como é o comportamento das araras-azuis em cativeiro? Na natureza é difícil observá-las então dois pesquisadores fizeram um estudo para desvendar seu comportamento.


Imagem de Angie Toh por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...


Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.


Achamos que esse conhecimento não pode ficar perdido ou só nas mãos de pesquisadores, mas sim chegar ao máximo de pessoas possível.


Comportamentos do casal de arara-azul diante de experimentações com o fornecimento de alimentos no cativeiro do Passeio Público, no Município de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil.


Neste artigo, feito pelos pesquisadores Paula Hansen e Leny Cristina Milléo Costa, eles fizeram um trabalho  experimental  em  cativeiro  com  o  intuito  de  colaborar informações adicionais  que venham auxiliar no estudo do comportamento das araras-azuis em seu ambiente natural, visto que a obtenção de dados comportamentais na natureza é de difícil  acesso.


Esse trabalho realizado pelos pesquisadores teve como objetivo analisar os padrões motores desencadeados  nos conflitos agonísticos no casal, quando estimulados por meio de experimentações  com  alimentos.


As observações foram realizadas com um casal no Passeio Público localizado na região central de Curitiba de maio a outubro de 2003, totalizando 23 horas de observação experimental. As atividades agonísticas de ameaça, ataque, defesa e submissão foram executadas com a mesma performance que as observadas na natureza.


Entretanto o estímulo centralizador para o desencadeamento de uma resposta agonística apresentou  uma diferenciação, pois enquanto o ninho é a referência para a defesa na natureza, o recinto interno onde está localizado o cocho contendo alimento e um abrigo foi o referencial para o início dos comportamentos de ameaça e ataque no cativeiro.


BAIXE O ARQUIVO EM PDF


Até aqui foi só a introdução, se você quiser aprofundar mais sobre o assunto, clique e baixe neste link abaixo o artigo em PDF:


Comportamentos do casal de Anodorhynchus hyacinthinus (Latham, 1790) (Aves, Psittaciformes) diante de experimentações com o fornecimento de alimentos no cativeiro do Passeio Público, no Município de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil.


E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.