Como é o comportamentos das araras-azuis em cativeiro?
Como é o comportamento das araras-azuis em cativeiro? Na natureza é difícil observá-las então dois pesquisadores fizeram um estudo para desvendar seu comportamento.
Imagem de Angie Toh por Pixabay |
VAMOS DESCOBRIR...
Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.
Achamos que esse conhecimento não pode ficar perdido ou só nas mãos de pesquisadores, mas sim chegar ao máximo de pessoas possível.
Comportamentos do casal de arara-azul diante de experimentações com o fornecimento de alimentos no cativeiro do Passeio Público, no Município de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil.
Neste artigo, feito pelos pesquisadores Paula Hansen e Leny Cristina Milléo Costa, eles fizeram um trabalho experimental em cativeiro com o intuito de colaborar informações adicionais que venham auxiliar no estudo do comportamento das araras-azuis em seu ambiente natural, visto que a obtenção de dados comportamentais na natureza é de difícil acesso.
Esse trabalho realizado pelos pesquisadores teve como objetivo analisar os padrões motores desencadeados nos conflitos agonísticos no casal, quando estimulados por meio de experimentações com alimentos.
As observações foram realizadas com um casal no Passeio Público localizado na região central de Curitiba de maio a outubro de 2003, totalizando 23 horas de observação experimental. As atividades agonísticas de ameaça, ataque, defesa e submissão foram executadas com a mesma performance que as observadas na natureza.
Entretanto o estímulo centralizador para o desencadeamento de uma resposta agonística apresentou uma diferenciação, pois enquanto o ninho é a referência para a defesa na natureza, o recinto interno onde está localizado o cocho contendo alimento e um abrigo foi o referencial para o início dos comportamentos de ameaça e ataque no cativeiro.
BAIXE O ARQUIVO EM PDF
Até aqui foi só a introdução, se você quiser aprofundar mais sobre o assunto, clique e baixe neste link abaixo o artigo em PDF:
E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:
- Alimentar pássaros silvestres é ruim ou bom para eles?
- Contribuição ao conhecimento ornitológico da campanha gaúcha
- Aves novas e reconfirmadas de Bertioga, litoral de São Paulo, com um catálogo de um esquecido e importante coleção de aves feita por Emílio Dente
- Dicas de aproveitamento científico de aves e outros animais encontrados mortos em campo
- A Coleção Ornitológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: importância para pesquisas e necessidade de preservação
Nenhum comentário: