Expansão de distribuição geográfica pelo sul do Brasil da lavadeira-mascarada

 A lavadeira-mascarada é uma pequena espécie de ave que está se expandindo bem pelo sul do Brasil.


Lavadeira-mascarada. Foto: Cleverson Felix


Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.


Nesta postagem vou apresentar a vocês um artigo científico que fala da sua expansão de distribuição geográfica nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.


Lavadeira-mascarada nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e sua expansão de distribuição geográfica pelo sul do Brasil


Este artigo foi feito pelos autores Fernando Costa Straube, Alberto Urben-Filho, Leonardo Rafael Deconto e Eduardo Weffort Patrial.


Neste trabalho eles fizeram um estudo com  base  em um panorama difuso da distribuição da lavadeira-mascarada em relação à expansão da área ocorrência. Eles mostram novas informações sobre sua presença no estado do Paraná e algumas regiões adjacentes, contribuindo para o conhecimento da cronologia deste interessante processo de colonização da lavadeira-mascarada. Pois a espécie apresenta padrões de distribuição geográficos bem difusos e as populações podem ser diferentes entre si.


Através de revisões de registros antigos da espécies eles chegaram a conclusão de aspectos biológicos da expansão e distribuição da lavadeira mascarada.


BAIXE O ARTIGO EM PDF


Até aqui foi só a introdução, se você quiser aprofundar mais sobre o assunto, clique e baixe neste link abaixo o artigo em PDF:


Fluvicola nengeta (Linnaeus, 1766) nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e sua expansão de distribuição geográfica pelo sul do Brasil


E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.