DESCUBRA 10 UNICÓRNIOS DA VIDA REAL!

Isso mesmo, você não leu errado, unicórnios existem mesmo na vida real, animais que tem somente um chifre, ficou curioso? Então VAMOS DESCOBRIR...


Aposto que quando leu o título achou que veria um cavalo branco com um chifre saindo correndo por um arco-íris não é mesmo? Sinto muito, mas a vida real as coisas não são tão interessantes, bom ao menos pra você que gosta de seres mágicos e mitológicos, mas para mim, esses que vou apresentar pra vocês são animais extraordinários e incríveis e até melhores que um cavalo branco com um chifre só.


Então vamos aos 10 unicórnios da vida real:


1 - NARVAL


пресс-служба ПАО "Газпром нефть", CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


Começando com ele, o Narval (Monodon monoceros), ele pode não ter poderes mágicos de um unicórnio, mas tem poderes sensoriais incríveis, que está no seu  único "chifre".


Esse "chifre" pode crescer até atingir 2,6 metros de comprimento, praticamente metade do tamanho de seu corpo. Na verdade não se trata de um chifre, mas sim de um dente canino superdesenvolvido que faz uma espiral no sentido anti-horário para fora do lado esquerdo da boca do animal.


Os cientistas não sabem exatamente qual a utilidade dessa presa. Alguns suspeitam que ela sirva como um picador de gelo, ajudando o narval a se deslocar pelas águas geladas do Ártico, ou como uma sonda acústica ou ainda como uma lança em duelos por parceiras.


Esses longos dentes são mais comuns entre os machos, e os mais compridos indicam os espécimes mais saudáveis, o que faz biólogos acreditarem que eles têm uma função sexual.


Em 2014, cientistas puderam fazer uma análise completa dessa presa e descobriram que ela não contém um esmalte. Na realidade, a água passa através do dente até os terminais nervosos para permitir ao narval perceber diferenças na temperatura e na salinidade do mar.


2 - RINOCERONTE-INDIANO


Fonte da imagem: Charles J. Sharp - Own work, from Sharp Photography, sharpphotography.co.uk/CC BY-SA 4.0


Você com certeza já viu um rinoceronte não é mesmo? E acha que todos eles devem ter somente um chifre. Errado, somente o rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis) tem um chifre, as outras espécies tem mais de um.


3 - SAOLA


Fonte da imagem: The original uploader was Silviculture at Vietnamese Wikipedia., CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Um nome estranho e misterioso para um animal não é mesmo? Mas o Saola (Pseudoryx nghetinhensis), se enquadra perfeitamente com magia e mistério.


Trata-se de um bovino que foi descoberto apenas em 1992 perto da fronteira do Vietnã com o Laos, quando cientistas encontraram crânios muito peculiares nas casas dos caçadores locais. Em vietnamita, seu nome significa "chifre em carretel", em referência ao par de cornos paralelos e retos que podem chegar a até 50 centímetros de comprimento.


O saola recebeu o apelido de "unicórnio asiático" por causa de sua raridade: nunca um cientista avistou pessoalmente o animal, e até este mês de maio, a espécie só foi registrada na natureza quatro vezes por câmeras ocultas.


Por isso, os biólogos podem apenas fazer uma estimativa da população total desses animais, através das fotos, da análise genética de seu esterco e de conversas com os habitantes das remotas montanhas Annamite. Os especialistas acreditam que existam menos de 100 espécimes de saolas com vida, ameaçados pela caça e pela destruição de seu habitat.


4 - LOUVA-DEUS-UNICÓRNIO-DO-TEXAS


Fonte da imagem: Álvaro Rodríguez, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons


Isso mesmo que você leu, é um louva-deus-unicórnio. Insetos também podem ser unicórnios porque não? Mas esse não tem chifre, mas sim uma antena.


Entre as espécies mais conhecidas está a louva-a-deus unicórnio do Texas (Phyllovates chlorophaea), que vive na fronteira entre os Estados Unidos e o México e pode crescer até 7,5 centímetros. Ela pertence à família Mantidae, chamada de louva-a-deus porque dobra seus membros anteriores como se estivesse rezando. A espécie do Texas é uma caçadora que monta armadilhas para suas presas, em geral traças e gafanhotos. Seu corpo tem uma cor cinza-amarronzada ideal para a camuflagem. Ao capturar sua presa com as pernas, a louva-a-deus a fatia com suas mandíbulas.


5 - PEIXE UNICÓRNIO DE NARIZ CURTO


Fonte da imagem: Photo taken by User BS Thurner Hof, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


E quem não disse que peixes também podem ser unicórnios? Temos o peixes-unicórnio (pertencentes ao gênero Naso).


Metade das espécies desse gênero tem uma saliência na cabeça que se parece com um chifre de unicórnio. O chifre se desenvolve com a idade, fazendo os peixes mudarem seus hábitos alimentares. Os mais jovens comem algas no leito do mar, enquanto adultos de certas espécies passam a se alimentar de zooplâncton ou de fezes de outros peixes.


Uma das maiores espécies é o unicórnio-de-nariz-curto (Naso unicornis), que pode chegar a medir 60 centímetros de comprimento e apresentar um chifre de até seis centímetros. Esse peixe tem uma cor verde-oliva clara, com duas lâminas azuis que sustentam espinhas com um aspecto de faca no ponto em que a cauda se une ao corpo. Essas espinhas são usadas para defesa.


6 - OCAPI


Imagem de lila_getupft por Pixabay


O único parente próximo das girafas o Ocapi (Okapia johnstoni). Segundo as lendas de unicórnios eles são a mistura de vários animais, e o ocapi se encaixa perfeitamente nisso. Ele tem o corpo de um cavalo marrom, pernas listradas como as da zebra, grandes orelhas como uma vaca, um pescoço relativamente comprido e um par de chifres de até 15 centímetros, entre os machos. Não à toa, os primeiros exploradores a percorrerem a região do Congo chamaram o ocapi de "unicórnio africano" ao se depararem com o animal.


Suas listras o ajudam a se disfarçar bem na floresta e, por isso, o animal permaneceu desconhecido até a virada do século 20, muito depois que outros mamíferos da África foram encontrados e estudados. Apesar de ser uma espécie protegida desde 1933, o ocapi ainda é caçado por causa de sua carne e sofre a ameaça da perda de seu habitat.


7 - ARANHA UNICÓRNIO


Fonte da imagem: Arnaud Henrard, Rudy Jocqué, Barbara C. Baehr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


Se insetos podem ter unicórnios, aranhas também podem claro. Essas aranhas são chamadas assim por causa de uma protrusão pontiaguda entre os olhos e as mandíbulas dos machos, conhecida como chifre clípeo.


Para avistá-lo, é necessário um microscópio: essas aranhas são extremamente pequenas, chegando a um tamanho máximo de apenas três milímetros. Essas aranhas pertencem a uma família chamada Oonopidae, conhecida como "aranhas-duendes".


8 - PAUXI PAUXI


Fonte da imagem: https://www.flickr.com/photos/radunzel/, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons


Já tivemos mamíferos unicórnios, insetos, peixes e até aranhas, e por que não uma ave unicórnio? E um dos poderes dos unicórnios na fantasia, então voar é com essa ave aqui mesmo.


O pauxi pauxi é uma ave negra do tamanho de um peru que vive nas densas florestas da América do Sul. Cada animal exibe um chifre ornamental de cor azul-clara em sua testa, e que pode atingir até seis centímetros.


9 - CAMARÃO UNICÓRNIO


Fonte da imagem: See page for author, Public domain, via Wikimedia Commons


Então, já foi mamífero, ave, peixe, inseto, aracnídeo, falta algo? A sim, um crustáceo, e olha ai o camarão-unicórnio (Plesionika narval).


Seu habitat natural são as águas frias e ele pode ser visto a uma profundidade de até 910 metros, onde se alimenta no leito do mar. Ele recebe o nome de unicórnio por causa de uma espécie de "bico" alongado em forma de chifre, coberto por minúsculos dentes, que cresce entre suas duas antenas.


Na ilha grega de Rodes, este camarão é considerado um prato refinado, mas a queda no número de espécimes na região do mar Egeu obrigou as autoridades a lançar um programa de pesca sustentável.


10 - ÓRIX-DA-ARÁBIA


Imagem de Jürgen Bierlein por Pixabay 


E por último e não menos importante é o órix-da-Arábia (Oryx lucoryx), tem tantas características semelhantes às de um unicórnio que foi até descrito como um "protótipo" de um unicórnio, talvez se juntar todas as outras espécies acima e colocar no órix ai sim nasceria um unicórnio.


E na verdade ele não é um unicórnio e sim um bicórneo, seus dois chifres, que podem chegar a medir 75 centímetros. Mas sua característica mais extraordinária é sua capacidade de detectar a chuva e se deslocar até ela, o que, para os viajantes dos desertos do Oriente Médio, parecia um poder mágico.


E ai o que acharam dos Unicórnios da Vida Real? Deixe nos comentários e até a próxima.


Referências

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150523_vert_earth_unicornios_ml


Leia mais em nosso site:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.