DESCUBRA OS SUPER CARNÍVOROS DO PLEISTOCENO

Aqui nessa postagem você vai descobrir os carnívoros que causaram o terror durante o Pleistoceno.


VAMOS DESCOBRIR...


O período Pleistoceno


O Pleistoceno é a época do período Quaternário da era Cenozoica do éon Fanerozoico que está compreendida há entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos aproximadamente, abrangendo o período recente no mundo de glaciações repetidas.


O resfriamento gradual e aridez gerou um mundo muito parecido com hoje. Dentro do Círculo Polar Ártico, a tundra estendeu por todo o permafrost (leia mais sobre o permafrot nesse link), no sul deste cresceu a taiga e ainda mais ao sul, a aridez predominante levou à substituição do deserto e semi-deserto Chaparral, as folhas foram substituídas por pastagens temperadas.


OS SUPER CARNÍVOROS DO PLEISTOCENO


Agora sem mais delongas vamos aos carnívoros mais temidos do Pleistoceno:


Leão-das-cavernas (Panthera spelaea)


Heinrich Harder (1858-1935), Public domain, via Wikimedia Commons


Outro grande predador do Pleistoceno foi o leão-das-cavernas, foi um dos maiores leões conhecidos. O esqueleto de um macho adulto, que foi achado em 1985 próximo de Siegsdorf (Alemanha).


Tigre-dentes-de-sabre (Smilodon sp.)


Dantheman9758 at English Wikipedia, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


O famoso tigre-dentes-de-sabre. Que por sinal já temos uma postagem aqui no blog somente sobre ele, confira abaixo:


OS DESTEMIDOS TIGRE-DENTES-DE-SABRE: COMO EVOLUÍRAM, COMO USAVAM SUAS PRESAS?


Leão-americano (Panthera leo atrox)


Sergiodlarosa, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Um outro grande leão predador foi o Leão-americano (Panthera leo atrox), essa espécie, tem sua classificação ainda em discussão, é considerada como um sub-tipo do leão moderno (Panthera leo) e próxima do leão-das-cavernas que viveu na Europa durante o mesmo período.


Urso-das-cavernas (Ursus spelaeus)


Sergiodlarosa, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Um grande predador da época também foi o urso-das-cavernas, era bastante semelhante em forma ao urso-pardo moderno, eram quase do tamanho dos maiores ursos modernos. Grandes machos pesavam entre 400kg a 500kg, enquanto as fêmeas pesavam 225 a 250 kg. Sugestões de machos de até 1000kg, não são suportadas.


Urso Arctodus simus


Sergiodlarosa, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Outro grande urso do Pleistoceno foi o Arctodus simus, era mais alto, mais magro, mais pesado e mais ágil que os maiores ursos pardos dos dias atuais como o Urso-de-kodiak, tornando-se mais rápido e mais letal que o seu primo atual.


Lobos-terríveis (Aenocyon dirus)


Postdlf, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


As alcateias desses grandes lobos devem ter causado o terror na época. Apesar de estar relacionado com o lobo (Canis lupus), por consequência com o cão (Canis lupus familiaris), e de ser contemporâneo do primeiro, não é considerado antepassado de nenhuma destas espécies.


Apesar de maior, o lobo-terrível não era excepcionalmente grande se comparado com seu parente, o lobo atual. Em média, pesava cerca de 80 kg. É provável que vivesse em alcateias unidas por laços familiares e que caçasse em grupo.


O que acharam desses grandes predadores carnívoros do Pleistoceno? Deixe nos comentários se já os conhecia ou se faltou algum para a lista.


Leia também:


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.