OS ANIMAIS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

Quando assunto é inteligencia só pensamos em nós mesmo não é? Mas no mundo animal tem uns bichos ai que podem deixar muita gente no chinelo.


VAMOS DESCOBRIR...


Inteligência, o que seria isso no nosso ponto de vista humano, seria algo do tipo, um ser te a capacidade de compreender, aprender, tomar decisões, raciocinar e formar uma ideia da realidade em que vivem e se desenvolvem.


Nós humanos tecnicamente somos seres vivos inteligentes não é mesmo? Bom depende alguns ai da até medo não é? Mas isso é outra história. Aqui o ponto é além de nós seres humanos, os animais muitos deles, tem alguma dessas capacidades que englobam o que é a inteligência em si. 


Então sem mais delongas vamos a alguns desses animais:


QUAIS SÃO OS ANIMAIS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO?


Papagaio-cinzento


Imagem de Carolyn por Pixabay
 

Pra mim o grupo das aves são um dos mais inteligentes. Mas o papagaio-cinzento é uma exceção, eles são capazes de reconhecer e selecionar cores e figuras. Além do mais, demonstram capacidade no momento de conhecer os estados de humor da pessoa que têm a seu cargo.


O polvo


Imagem de edmondlafoto por Pixabay


Pra mim acho um dos mais inteligentes que já pesquisei. O polvo, que inclusive tem já uma postagem aqui no blog somente sobre esse, confira nesse link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2018/11/polvos-animais-inteligencia.html


Uma característica inteligente desses animais pode ser vista na Universidade de Nova Zelândia, eles aprenderam a desligar as luzes lançando jatos de água aos interruptores.


As formigas


Imagem de monsterpong09 por Pixabay 


Essas pequenas trabalhadoras não podiam ficar fora da lista. As formigas já são um exemplo de animais com uma capacidade de organização incrível, e é o inseto com maior massa cerebral, você sabia dessa! E você sabe como é a vida dentro de um formigueiro? Temos uma outra postagem no blog somente sobre esse tema, clique no link abaixo:


COMO É A VIDA DENTRO DE UM FORMIGUEIRO?


As formigas tem uma grande capacidade de aprendizagem e um senso de ensino comum. Segundo uma pesquisa da Universidade de Bristol, as formigas ensinam umas às outras o caminho que devem percorrer para encontrar comida.


Segundo esta pesquisa, uma primeira formiga mostra a uma segunda o trajeto a seguir para encontrar a fonte de alimento. Desta maneira, a formiga professora realiza a jornada com os inexperientes, parando em certos locais para que a segunda possa recordar a rota. Quando a formiga aluna considera que já tem os detalhes necessários na paragem, empurra com as suas patas o abdômen da outra para prosseguir com a tarefa.


Além do mais, as formigas fazem as repartições das tarefas da colônia. Assim, cada uma tem a sua função e contribui com o seu trabalho para que a colônia possa sobreviver.


Os cachorros


https://www.bioorbis.org/2015/11/um-lance-de-pele.html
Imagem de Miranda por Pixabay 


Eles são os melhores amigo do homem não é atoa, tem um aprendizado incrível. A sua inteligência mede-se tendo por base diversos parâmetros. O primeiro deles é a inteligência instintiva do cão de acordo com a sua raça.  Assim, se o cão é de caça, mede-se o seu nível de inteligência de acordo com o valor que tem no momento de vigiar a defender o seu grupo. A inteligência instintiva é igual entre todos os cães da mesma raça.


E você sabe como os cachorros percebem o mundo ao seu redor? Clique no link abaixo para descobrir:


https://www.bioorbis.org/2015/11/um-lance-de-pele.html


O rato


Muitos não vão gostar, mas os ratos são bem inteligentes, um dos animais mais inteligentes que conhecemos, não a toa que são usados em muitos experimentos científicos. Possuem uma grande capacidade de aprendizagem e podem aprender a realizar múltiplas coisas, como sentar-se ou responder ao nome. Por último, são animais extremamente sociáveis, podendo reconhecer os outros membros da família e estabelecerem relações de afeto.


O corvo


Um animal com uma fama um pouco agorenta, mas sim, eles são bastante inteligentes. Diferentes investigações chegaram à conclusão de que esta espécie compreende num nível superior os deslocamentos por volume. Assim, num estudo em concreto, os cientistas descobriram que os corvos preferiam atirar pedras para um tubo de água em vez de areia, já que entendiam que ao fazê-lo, a água subiria e poderiam bebê-la.


Os elefantes


https://www.bioorbis.org/2019/02/por-que-elefantes-voadores.html
Será mesmo que os elefantes podem voar? Imagem de Fibrel Ojalá por Pixabay 


Um dos animais mais incríveis e inteligentes que já vi na face do planeta terra. Além de serem muito fiéis e terem o maior cérebro que qualquer animal terrestre, a sua inteligência está ligada a sua grande memória, sacrificam-se pelo bem-estar do resto e são capazes de se automedicarem quando estão doentes, consumindo diferentes tipos de plantas.


O porco


Parece loucura, mas sim, os porcos são muito inteligentes, criam laços familiares muito complexos e unicamente vistos nos primatas. Além do mais, têm sonhos e reconhecem o seu nome.


O golfinho nariz de garrafa


Imagem de Claudia Beer por Pixabay 


E entre os animais mais inteligentes do mundo, os golfinhos ficam em segundo lugar nessa lista. Eles têm consciência deles mesmos e por isso conseguem reconhecer-se no espelho. O seu cérebro é muito maior que o dos humanos, e têm uma linguagem muito completa e complexa baseada em diferentes sons. Além do mais, estabelecem laços sociais muito fortes entre eles, sobretudo na maternidade.


Os grandes primatas


E claro, em primeiro lugar dos animais mais inteligentes do mundo, estão os grandes primatas, entre eles gorilas, orangotangos, bonobos e chimpanzés. Em várias pesquisas já feitas em seu habitat natural e em cativeiro, podem chegar a comunicar com as pessoas através de gestos e sinais.  Além do mais, têm muito enraizado o conceito de cultura e transmitem-no de geração em geração.


Leia mais sobre outros animais aqui no blog:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.