O PEIXE MAIS RÁPIDO DO MUNDO! CONHEÇA O PEIXE-VELA!

Mais rápido do que um tubarão branco, mais rápido do que os menores peixes, conheçam o Peixe-espada.

Fonte da imagem: istockphoto.com/Crédito: NaluPhoto/Licença padrão.

VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Confira um E-book somente sobre Biologia Marinha, que é uma coletânea temática sobre os principais temas sobre Introdução à Biologia Marinha, organizada com artigos publicados na Revista Biologia Marinha ISSN 2595-931X. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:



O PEIXE MAIS RÁPIDO DO MUNDO


O peixe-vela, peixe-espada ou agulhão-vela (Istiophorus platypterus) é considerado o peixe mais rápido do mundo. A velocidade que este animal pode atingir enquanto caça chega à 110 km/h e está registrada no Guinness Book, o livro dos recordes.

Encontrado em oceanos tropicais, este peixe tem a extremidade do focinho longa e pontiaguda, que ajuda a cortar a pressão da água, aumentando a velocidade com que ele se locomove. Isso ajuda o animal a fugir dos predadores (entre eles, o homem) e também a capturar outros peixes para se alimentar. A nadadeira dorsal do peixe o ajuda a direcionar seu corpo enquanto ele nada em alta velocidade.

Esses peixes se alimentam de atum e cavala, alguns dos peixes mais rápido no oceano. Eles são capazes de predar o peixe mais rápido no mar porque a sua velocidade máxima foi cronometrado em 110 km / h (68 mph).

É teorizado por biólogos marinhos que a 'vela' (barbatana dorsal) do veleiro pode servir ao propósito de um sistema de refrigeração e aquecimento para este peixe; isto devido a uma rede de um grande número de vasos sanguíneos encontrados na vela e por causa desse comportamento, a "vela de sensibilização" pode ser vista perto de águas superficiais antes ou depois de rajadas de alta velocidade.

ECOLOGIA E HÁBITO DE VIDA DOS PEIXE-VELA


Essa espécie é pelágica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos. Os indivíduos são solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. A dieta é constituída por vários organismos, desde peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos.

Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal. É um peixe altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. Não é muito comercial e dificilmente encontrado nos mercados.

OS PEIXE-VELA EM RISCO DE EXTINÇÃO


O principal motivo para a diminuição de peixes-espadas espalhados pelo mundo está ligado ao fato que esta espécie é um dos principais alvos da pesca esportiva por muitas pessoas.

Infelizmente esse lindo peixe se encontra na Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção, a IUCN, considerado como pouco preocupante.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.