A DESCOBERTA DO PRIMEIRO PEIXE DE SANGUE QUENTE!

O Opah, ou peixe-lua-manchado, é um peixe encontrado no leste do Atlântico Norte. Mas ele tem uma habilidade especial que os outros peixes não tem.

Fonte da imagem: Wikipeida/Autor: Unknown (NOAA Fisheries)/Esta imagem provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Confira um E-book somente sobre Biologia Marinha, que é uma coletânea temática sobre os principais temas sobre Introdução à Biologia Marinha, organizada com artigos publicados na Revista Biologia Marinha ISSN 2595-931X. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:



UMA DESCOBERTA SURPREENDENTE -  O PEIXE DE SANGUE QUENTE


Uma equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Nicholas Wegner da Southwest Fisheries Science Center do NOAA Pescas descobriu um peixe de águas profundas com forma de corpo inteiro de endotermia. O Opah (Lampris guttatus), que produz calor batendo as barbatanas assim minimiza a perda de calor através de uma série de permutadores de calor em contra-corrente no interior das suas guelras.

Ao contrário de outros peixes, o Opah distribui o sangue aquecido por todo o corpo, incluindo o coração, melhorando o desempenho fisiológico ao forragear nas águas frias.


OPAH, O PEIXE QUE CONSEGUE REGULAR SUA TEMPERATURA


O Opah, também conhecido como o peixe-lua-manchadocravopeixe-rei, é um peixe encontrado no leste do Atlântico Norte, Mar do Norte e no Mediterrâneo. Opah tem uma bela coloração: o corpo é uma gradação azul aço e rosa na barriga, com manchas brancas cobrindo os flancos. O corpo é coberto em escamas muito pequenas, lisas.

Tanto as nadadeiras mediana e nadadeiras pares são um vermelho brilhante, contrastando fortemente com o corpo. Os grandes olhos se destacam, bem como, rodeado com amarelo dourado. A boca é pequeno e sem dentes. O Opah cresce para mais de 1,5 metros de comprimento e pode pesar mais de 70 kg.

Eles são aparentemente solitários, como em atuns e peixes-bico. Eles impulsionam-se por bater as nadadeiras peitorais. Isto, juntamente com suas nadadeiras caudais bifurcadas e barbatanas medianas pressionável, indica que Opah, como no atum, mantem em constante altas velocidades.

Eles mergulham regularmente a profundidades abaixo de 200 metros onde se alimentam de peixes mesopelágicos, lulas e crustáceos, e onde as temperaturas de água estão abaixo de 4 graus Celsius. Os principais predadores do Opah são o Mako e os grandes tubarões brancos.

Os peixes que normalmente habitam profundidades frias tendem a ser lentos, para a conservação de energia, emboscam presas em vez de persegui-las. Mas batem constantemente suas barbatanas aquecendo seu corpo, acelerando o seu metabolismo, movimentando em tempos de reação, de acordo com o Dr. Wegner e seus colegas da Southwest Fisheries Science Center do NOAA Pesca.

"Essa vantagem de sangue quente transforma o Opah em um predador de alto desempenho que nada mais rapidamente, reage de forma mais rápida e vê de forma mais acentuada", explicou o Dr. Wegner, que é o principal autor do estudo publicado na revista Science.

"Antes desta descoberta eu estava sob a impressão este é um peixe lento, como a maioria dos outros peixes em ambientes frios. Mas porque pode aquecer seu corpo, ele acaba por ser um predador muito ativo que persegue para baixo a presa ágil como lulas e podem migrar longas distâncias. "


TEMPERATURA AMBIENTE E TEMPERATURA CORPORAL


Os cientistas coletaram dados da temperatura do Opah capturado durante pesquisas na costa oeste, descobrindo que suas temperaturas corporais eram regularmente mais quente do que a água seu ao redor.

Eles também anexaram monitores de temperatura, como eles rastrearam o peixe em mergulhos a várias centenas de metros, e descobram que a temperatura do corpo manteve-se estável mesmo quando a temperatura da água caiu drasticamente.

O peixe tinha uma temperatura média muscular cerca de 5 graus Celsius acima da água circundante ao nadar cerca de 45 à 305 metros abaixo da superfície. Enquanto mamíferos e aves em geral, mantêm a temperatura do corpo muito mais quentes, o Opah é o primeiro peixe encontrado que mantem todo o seu corpo mais quente que o ambiente.

"Descobertas como esta nos ajudam a entender o papel de espécies que desempenham no ecossistema marinho, e porque nós encontrá-los onde nós fazemos. Isso realmente demonstra o quanto podemos aprender com a investigação fundamental para a água, graças a cientistas curiosos fazendo boas perguntas sobre por que este peixe parecia ser diferente ", disse o Dr. Francisco Werner da Science Center Southwest Pescas, que não esteve envolvido no estudo.


Referências
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. Editora Roca LTDA, 2011. 10-3668. CDD: 596. CDU: 597/599. Sites: Sri-News.com

Leia também:

2 comentários:

  1. Bom dia, vim conferir matéria sobre o peixe Opah, vez que um deles foi apanhado na costa do Brasil, Santos SP e levado para o mercado de peixes municipal. Nunca ouvira falar de peixe de sangue quente, então me interessei, apesar de não ser biólogo mas me interessar pelos assuntos relativos às mudanças climáticas - achei a matéria muito interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme Santos,

      Primeiramente agradecemos pelo seu comentário e que gostou da nossa postagem e que ela te deu mais conhecimento.

      Realmente esse peixe é um achado, mas como todos os peixes, ele também está ameaçado devido a pesca excessiva e as mudanças climáticas. Mas ele tem uma adaptação incrível que é a de regulação de sua temperatura. Pode já ser um passa para a evolução da sua espécie.

      Um grande abraço. Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.