O QUE É O IMPACTO AMBIENTAL?

Impacto Ambiental é uma alteração física ou funcional em qualquer dos componentes ambientais. Essa alteração pode ser qualificada e muitas vezes quantificada. Pode ser favorável ou desfavorável ao ecossistema ou à sociedade humana.

Imagem de Joe por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Impacto deriva do latim Impactu, significa empurrado, impelido, colisão de dois ou vários corpos, choque, embate. Impacto ambiental diz respeito às conseqüências derivadas de uma determinada ação contra o meio ambiente ou nele projetada pelo homem.

Na concepção do AIA (Avaliação de Impacto Ambiental) em vigor, o conceito de impacto ambiental adquire um caráter preventivo. Existem vários conceitos sobre o Impacto Ambiental, mas esses conceitos são antropocêntricos, baseado nos efeitos das ações do homem sobre os ecossistemas, sobre a própria sociedade humana e sobre a sua economia.

AS AÇÕES DO HOMEM NA NATUREZA


O Impacto Ambiental refere-se a ações antrópicas, de modo que os eventos naturais tais como terremotos, avalanches, enchentes, raios, não são causadores de Impacto Ambiental, apesar de provocarem sérios problemas ambientais de grandes significação para as populações.

As classificações de Impacto Ambiental tendem explicar a dinâmica espaço-temporal de propagação dos impactos. A seguir a classificação citada por Tommasi (1994):

1 - IMPACTO POSITIVO 


Quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou de um parâmetro ambiental. Exemplo: transferência de uma população de rua para casas populares.

2 - IMPACTO NEGATIVO 


Quando a ação resulta em danos ou prejuízo de um determinado fator. Exemplo: lançamento de esgotos não tratados em um lago.

3- IMPACTO DIRETO 


Quando existe relação direta de causa e efeito. Exemplo: perda da biodiversidade biológica pela derrubada de uma floresta.

4- IMPACTO INDIRETO


Resulta de uma reação secundária, ou quando é parte de uma cadeia de reações. Exemplo: a formação de chuvas ácidas.

5- IMPACTO LOCAL


Quando os efeitos de uma ação atingem somente a localidade onde a ação foi executada. Exemplo: mineração.


6- IMPACTO REGIONAL 


Quando a ação tem uma abrangência maior. Exemplo: a abertura de uma rodovia.

7- IMPACTO IMEDIATO


Quando o efeito surge instantaneamente à ação praticada. Exemplo: mortandade de peixes devido ao lançamento de produtos tóxicos.

8 - IMPACTO A MÉDIO OU LONGO PRAZO 


Nesse caso, observa-se a manifestação da reação mais tardiamente. Exemplo: bioacumulação de contaminantes na cadeia alimentar.

9- IMPACTO TEMPORÁRIO


Quando seus efeitos têm duração determinada. Exemplo: efeito de um derrame de petróleo sobre um costão rochoso e bem batido pelas ondas.

10- IMPACTO CÍCLICO


Quando o efeito se manifesta em intervalos de tempo determinado. Exemplo: anoxia devido à estratificação da coluna d'água no verão e a reaeração devido à misturação vertical no inverno, num corpo hídrico costeiro que recebe esgotos de uma cidade.

11- IMPACTO PERMANENTE 


Quando, uma vez executada a ação, os efeitos não cessam de se manifestar num horizonte temporal conhecido. Exemplo: derrubada de um manguezal.


12- IMPACTO ESTRATÉGICO 


Quando o componente ambiental afetado tem relevante interesse coletivo ou nacional. Exemplo: implantação de projeto de irrigação em áreas como o nordeste brasileiro, flageladas pela seca.

13- IMPACTO REVERSÍVEL


Quando um fator ou parâmetro ambiental afetado, retorna às suas condições originais, quando cessa a ação impactante. Exemplo: poluição do ar pela queima de pneus.

4 comentários:

  1. A sociedade rica,as grandes empresas os grandes latifundiarios, a ganancia pelos pastos para seus rebanhos, pelo cultivo da cana de açúcar, de grãos, causam estas grandes catastrofes ambientais muito mais que as populações pobres, inclusives na área maritima também, nos rios, nas florestas, nos mares e oceanos e em todo nosso planeta terra!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Cicero Feitosa de Oliveira Neto, infelizmente essa é a realidade e um futuro inevitável enquanto o homem não se unir, ver que é melhor atuar juntos para um bem comum a todos, utilizando as energias renováveis e entre outras N coisas, as coisas continuarão assim e pra pior. Mas acredito que a natureza irá se recuperar ela sempre acha um meio, mas para nós humanos estamos só causando nossa própria destruição e indo rumo a extinção.

      Abraços da Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. A sociedade rica,as grandes empresas os grandes latifundiarios, a ganancia pelos pastos para seus rebanhos, pelo cultivo da cana de açúcar, de grãos, causam estas grandes catastrofes ambientais muito mais que as populações pobres, inclusives na área maritima também, nos rios, nas florestas, nos mares e oceanos e em todo nosso planeta terra!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá eu acredito que todos ataque são funciona de interesses dos homem em sua diplomacia de não ter Deus no coração eaí quer tomar posse do mundo todo esse Cearense Bispo macedo e o cao sugando manga e as energia da humanidade Ei Esse veio e feito de algum esperma no com OURO EH?

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.