A redescoberta da maior abelha do mundo

Parece brincadeira, mas antes considerada extinta, a maior abelha do mundo é filmada viva de volta na natureza.

Stavenn, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

VAMOS DESCOBRIR...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🐝🐝🐝
Antes de começar a postagem confira um curso super top de abelhas sem ferrão com todas as informações sobre como você pode produzir mel com elas, é só clicar no link abaixo ou na imagem:




🐝🐝🐝


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A história e a redescoberta da maior abelha do mundo


Conhecida como abelha-gigante-de-Wallace, é a maior abelha do mundo, mas desapareceu há mais de um século. Também pode ser considera a mais evasiva do planeta. Sua primeira descoberta foi em 1859 pelo grande naturalista Alfred Russel Wallace, após isso, ninguém nunca mais a encontrou e foi dada como extinta.

Apesar dos pesares, a abelha-gigante-de-Wallace (Megachile pluto) não desapareceu. Em 1981, um entomologista chamado Adam Messer a procurou e encontrou em três ilhas da Indonésia, em um arquipélago chamado Molucas Setentrionais. Ele coletou um exemplar e escreveu sobre sua descoberta em 1984.

Agora, pela primeira vez, ela foi fotografada e filmada viva na natureza por uma equipe integrada, entre outros, por Clay Bolt, fotógrafo de natureza. Além disso, no ano passado, por incrível que parece, duas espécimes deste incrível e raro inseto foram vendidos no eBay por milhares de dólares, gerando temores sobre a continuidade de sua sobrevivência.

Leia também:

As características da gigante abelha de Wallace


Essa magnífica abelha, que pode crescer até 3,81 centímetros de comprimento e com uma envergadura de 6,35 centímetros, possui mandíbulas grandes que se assemelham muito às de um besouro da família Lucanidae. Ela utiliza as mandíbulas para raspar a resina pegajosa das árvores para construir suas tocas em ninhos de cupins, onde as fêmeas criam sua prole. Como as demais abelhas, ela se alimenta de néctar e pólen.

Messer escreveu, em 1984, que ela possui uma área de ocorrência limitada e, como essas são abelhas solitárias e vivem apenas em cupinzeiros suspensos, não é exatamente fácil de encontrara-las. Foi coletada em 1991 por um pesquisador francês, embora não tenha sido filmada ou fotografada na época.

Leia também:

Como os pesquisadores reencontraram essa gigante abelha?


Em uma expedição em janeiro, Bolt e Eli Wyman, biólogo da Universidade de Princeton, ficaram eufóricos ao encontrar a abelha. Um dos aspectos mais notáveis da abelha, uma fêmea, foi o som das asas batendo: um “zumbido profundo e lento que dava para ouvir e quase sentir a vibração”, afirma Bolt.

Wyman conta que quase sentiu o deslocamento do ar quando ela voou. “Foi uma experiência incrível e concreta de um animal que viveu apenas em minha imaginação por anos”, acrescenta.

Veja um vídeo dela do canal Guardian News:


Muitos ficaram intrigados com o inseto, incluindo Nicolas Vereecken, um entomologista e ecologista da Universidade de Bruxelas. Ele estuda a diversidade das abelhas e logicamente ficou interessado em ver a maior do mundo. Há uma década, ele foi atrás do exemplar coletado pelo próprio Wallace, mantido no Museu de História Natural de Oxford.

Isso despertou sua vontade de saber ainda mais. No início do ano passado, no Centro de Biodiversidade Naturalis, nos Países Baixos, ele se deparou com um exemplar coletado em 1991 por Roch Desmier de Chenon, pesquisador francês (muitos na França achavam que estivesse morto, mas, para surpresa e alegria de Vereecken, de Chenon está bem vivo e mora em Melbourne, na Austrália).

Exatamente no mesmo dia, Vereecken descobriu que um colecionador estava vendendo um exemplar da gigante abelha Megachile pluto online, no eBay, que acabou sendo vendido por US$ 9,1 mil. E o mais incrível da história é que ainda ao longo de 2018, o mesmo colecionador vendeu outro por alguns milhares de dólares. E ao que tudo parece, a abelha ainda está disponível para a venda.

Vereecken ficou alarmado com a venda online do inseto (e com razão), pois é possível que mais transações comerciais estejam ocorrendo em canais menos visíveis. Ele descreveu as vendas em um estudo publicado em dezembro de 2018 no periódico Journal of Insect Conservation.

Atualmente, é lícito vender essa espécie ao exterior, pois o animal não está sob proteção da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies em Risco de Extinção, que regulamenta o comércio internacional de espécies ameaçadas de extinção. A abelha-gigante-de-Wallace é considerada atualmente apenas como “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (que é um absurdo), que define o status de conservação de animais ao redor do mundo. Vereecken e outros colegas acham que ela deveria ser classificada no mínimo como ameaçada, em razão de sua raridade e de sua área de ocorrência quase certamente menor do que o que se pensava originalmente. Vereecken está pressionando para uma mudança de status, embora sejam necessários mais estudos para isso.

Leia também:

As ameaças que a abelha-gigante-de-Wallace enfrenta


A abelha-gigante-de-Wallace também é ameaçada pelo desmatamento e pela perda de habitat. O relato da descoberta veio logo após a publicação de um estudo mundial demonstrando que espécies de insetos estão em declínio em todo o mundo.

Leia também:

Referência
National Geographic Brasil

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.