O espinho assobiador

Vocês sabiam que existe uma árvore que tem espinhos que assobiam com o soprar do vento? Mas esse não é seu maior segredo dessa árvore.

https://www.bioorbis.org/2018/06/planta-espinho-acacia.html
O espinho assobiador (Acacia drepanolobium). Fonte da imagem: BioLib.

VAMOS DESCOBRIR...

A árvore acácia do Quênia (Acacia drepanolobium) (Figura 2), conhecida popularmente na língua inglesa como ‘whisting thorn’ (espinho assobiador), porque o vento uiva através de seus espinhos ocos, usa formigas (Crematogaster nigriceps), seus pequenos protetores, para manter as girafas (Figura 3) famintas longe, porém, fornece apenas abrigo, mas não comida, a seu exército residente.


árvore acácia do Quênia (Acacia drepanolobium)
Figura 2. Acácia. Fonte da imagem: WikipediaCommons.

Acácia sendo comida pela girafa
Figura 3. Acácia sendo comida pela girafa. Fonte da imagem: DepositPhotos.

As formigas (Figura 4) obtêm alimentos do melado feito por insetos que,por sua vez, se alimentam de seiva (e não fazem bem à árvore), enquanto outras têm pouco interesse em atacar herbívoros.


Formigas Crematogaster nigiceps
Figura 4. Formigas Crematogaster nigiceps. Fonte da imagem: FeedTheDataMonster.

Algumas espécies são ainda mais egoístas, pois castram suas hospedeiras mastigando botões de flores (Figura 5) para se certificar de que não desperdicem seus esforços em exibi-las, mas em vez disso, gerem brotos novos e saborosos, sua comida gratuita.


A árvore reage com uma substância química que mantém as formigas longe das flores. Ainda outro inseto destrói os corpos de alimentação de sua hospedeira para dissuadir as formigas mais agressivas – as quais podem proteger a árvore, mas se livram do intruso.

Flor da Acácia
Figura 5. Flor da Acácia. Fonte da imagem: NGKenya.

As formigas (Figura 6) obtêm açúcar, baseado em carbono, de sua hospedeira – mas seus corpos e os de sua presa proporcionam precioso nitrogênio à árvore. Os abrigos possuem paredes finas, por meio das quais as excreções das formigas, ou os restos de seus corpos, são coletados pelo tecido da hospedeira.


Algumas acácias, desde modo, obtêm nove décimos de seu nitrogênio dos insetos visitantes. Não seria tão difícil transformar um ninho de formigas arbóreas em uma armadilha que absorve nitrogênio sem dar nada em troca.


Crematogaster nigiceps
Figura 6. Crematogaster nigiceps. Fonte da imagem: AlexWild.

Para finalizar veja um vídeo de um estudo feito nas savanas africanas, mostrando como que os elefantes evitam as acácias por causa de suas pequenas protetoras. Pelo canal CellPress (ative as legendas nas configurações):


Referência 
JONES, Steve. A ilha de Darwin, 2009.

E VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+ PARA FICAR LIGADO NAS ATUALIZAÇÕES:

 https://plus.google.com/collection/MK9dQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

 https://plus.google.com/collection/8ZnoQB https://plus.google.com/collection/Q5LvSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário