O ESPINHO ASSOBIADOR: DESCUBRA O SEGREDO DA ÁRVORE ACÁCIA CONTRA AS GIRAFAS

Vocês sabiam que existe uma árvore que tem espinhos que assobiam com o soprar do vento? Mas esse não é seu maior segredo dessa árvore.

Imagem de blom3 por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

A árvore acácia do Quênia e seu segredo contra as girafas

A árvore acácia do Quênia (Acacia drepanolobium), conhecida popularmente na língua inglesa como ‘whisting thorn’ (espinho assobiador), porque o vento uiva através de seus espinhos ocos, usa formigas (Crematogaster nigriceps), seus pequenos protetores, para manter as girafas famintas longe, porém, fornece apenas abrigo, mas não comida, a seu exército residente.


As formigas e a árvore acácia


As formigas obtêm alimentos do melado feito por insetos que,por sua vez, se alimentam de seiva (e não fazem bem à árvore), enquanto outras têm pouco interesse em atacar herbívoros.

Algumas espécies são ainda mais egoístas, pois castram suas hospedeiras mastigando botões de flores para se certificar de que não desperdicem seus esforços em exibi-las, mas em vez disso, gerem brotos novos e saborosos, sua comida gratuita.

A árvore reage com uma substância química que mantém as formigas longe das flores. Ainda outro inseto destrói os corpos de alimentação de sua hospedeira para dissuadir as formigas mais agressivas – as quais podem proteger a árvore, mas se livram do intruso.

As formigas obtêm açúcar, baseado em carbono, de sua hospedeira – mas seus corpos e os de sua presa proporcionam precioso nitrogênio à árvore. Os abrigos possuem paredes finas, por meio das quais as excreções das formigas, ou os restos de seus corpos, são coletados pelo tecido da hospedeira.

Algumas acácias, desde modo, obtêm nove décimos de seu nitrogênio dos insetos visitantes. Não seria tão difícil transformar um ninho de formigas arbóreas em uma armadilha que absorve nitrogênio sem dar nada em troca.

Para finalizar veja um vídeo de um estudo feito nas savanas africanas, mostrando como que os elefantes evitam as acácias por causa de suas pequenas protetoras. Pelo canal CellPress (ative as legendas nas configurações):


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.