VOCÊS CONHECEM O AYE-AYE? O ANIMAL MAIS BIZARRO DO MUNDO!

Os Aye-Ayes (Daubentonia madagascariensis) são  primatas originários das florestas de Madagascar. Geralmente são noturnos, solitários, porém muito curiosos.

nomis-simon, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

VAMOS DESCOBRIR...

Nome científico: Daubentonia madagascariensis

Classificação superior: Daubentonia

Classificação: Espécie

Peso: 2,3 kg (Adulto)

Período de Gestação: 166 dias

Estado de Conservação (IUCN): Em perigo

Nível Trófico: Onívoro

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Possuem longas garras, utilizadas para alimentação (bate com o dedo para saber se possui larvas ou insetos ,e os puxa com o dedo longo caso tiver) e principalmente, em sua escalada em árvores, onde constrói seus ninhos complexos e se reproduz. As árvores no qual os ninhos são construídos geralmente são muito altas, atingindo até 15 metros de altura.


Seus olhos são grandes para enxergar melhor no escuro, já que são noturnos. É o único representante vivo da família Daubentoniidae. e do seu gênero Daubentonia. Possui um dedo longo, diferente dos demais, utilizados para capturar larvas dentro de troncos, porém, se alimenta de frutos, insetos, ovos, sementes, néctar entre outros, sendo considerado assim, um animal onívoro.

Em idade adulta, estes primatas podem atingir cerca de 45 centímetros de altura e 5 quilos de peso. Sua  cauda pode  medir mais de 50 centímetros, sendo por vezes, maior que o corpo. Os aye-ayes vivem cerca de 20 anos.

Infelizmente os aye-ayes correm sérios riscos de serem extintos. Além da constante perda do seu habitat natural, os aye-ayes são indevidamente relacionados a seres diabólicos, devido a sua aparência ''estranha''.

São constantemente mortos devido a sua associação com lendas locais. Eles não tem medo de seres humanos, chegando próximo a eles para vê-los. E assim são mortos.

Muitos aldeões acreditam que encontrar um aie-aie é pior do que conhecer a própria morte, significando inclusive que um aldeão em breve irá morrer. Outros dizem que os aye-aye invade casas durante a noite, possuindo esse longo dedo médio para arrancar o coração de suas vítimas enquanto dormem.

Devido a estas lendas que a eles estão associadas, os Aye-ayes são cada vez mais raros, correndo mesmo risco de serem extintos. Os últimos dados, apontam para a existência de apenas 2500 exemplares desta espécie.

Referências
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
Sites: IUCN The Red List of Threatened Species

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.