DESCUBRA OS ANIMAIS QUE SÃO CAPAZES DE 'FAZER' A FOTOSSÍNTESE

Todos acham que somente as plantas fazer a fotossíntese, mas estamos muito enganados. Esses animais tem essa habilidade também.


VAMOS DESCOBRIR...


Aprendemos na escola que a fotossíntese é uma característica exclusiva das plantas e das algas. Mas aqui parece que tem uns animais que fugiram dessa regra e querem aproveitar o sol como sua fonte de energia também.


Elysia chlorotica


Karen N. Pelletreau et al.CC BY 4.0, via Wikimedia Commons


Começando com essa lesma bem diferente a Elysia chlorotica. Que nada mais é uma simples lesma que se fundiu com uma alga e agora consegue realizar a fotossíntese. E já temos uma outra postagem aqui no blog que fala somente sobre ela, veja no link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2014/01/viver-de-luz.html


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Corais


Você deve estar se perguntando, como assim os corais. Bom existem algas que vivem dentro dos corais, e os corais oferecem proteção às algas de predadores e mudanças ambientais, e as algas produzem alimento para os corais, assim como os cloroplastos fazem com as lebres-do-mar.


O único vertebrado que é capaz de fazer a fotossíntese


D. Gordon E. Robertson, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Isso mesmo, você não leu errado, e esse é o único vertebrado da lista, e a maior surpresa, uma pequena salamandra. A salamandra manchada (Ambystoma maculatum). Esta salamandra, um anfíbio da família Ambustomatidae, também é capaz de manter uma relação simbiótica com as algas.


Nesse caso, são os embriões da salamandra que se beneficiam da fotossíntese. Foi demonstrado que as algas vivem nos ovos dentro dos embriões, onde atuariam como usinas de energia internas que geram alimento para as salamandras. A alga entra no ovo, e lá o embrião descarta a matéria com a qual a alga se alimenta e, por sua vez, a alga realiza fotossíntese e libera oxigênio que o embrião absorve. Estudos mostram que embriões com muitas algas têm maior probabilidade de sobreviver e se desenvolver mais rápido do que aqueles com pouca ou nenhuma alga.


Leia mais também:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.