POR QUE ALGUMAS PLANTAS TEM ESPINHOS? QUAL A FUNÇÃO DELES?

Parece ser uma pergunta boba, pois todos sabemos que a função dos espinhos é proteger a planta certo? Errado! Além dessa tem outras funções.


Foto: Cleverson Felix.


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Antes de começar a postagem, tem um curso muito bom para você aprender a cuidar de plantas em sua casa, clique na imagem ou no link abaixo para acessar:

CURSO CASA COM PLANTAS



O que são os espinhos nas plantas?


Bom os espinhos são estruturas que tem um formato pontiagudo e bastante rígidos. Geralmente não são estruturas das plantas que não realizam a fotossíntese, porém são lignificados, vascularizados e também lenhosos. Quando são arrancados, os espinhos causam destruição nos tecidos próximos a eles, ai podendo levar aberturas que podem permitir a entrada de microrganismos que podem causar doenças na planta. Os espinhos podem ser formados a partir de modificações nos ramos caulinares ou em tecidos foliares, tanto na folha inteira quanto em apenas algumas partes, como a estípula ou a raque.


Além dos espinhos existe uma outra estrutura rígida e pontiaguda, que é o acúleo, que pode ser confundido com um espinho. O acúleo tem sua origem na epiderme e subepidérmica e não apresenta vascularização. Um exemplo mais famoso deles é no caule das rosas, sendo facilmente visíveis.


Quais as funções dos espinhos nas plantas?


Uma das primeiras funções dos espinhos é claro, a proteção contra herbivoria. Devido a sua presença de extremidades afiadas e duras, os espinhos, juntamente com os acúleos, são eficientes na proteção física das plantas contra predadores maiores, como por exemplo os mamíferos. Mas quando o assunto é contra insetos e outros herbívoros pequenos essa proteção já cai por terra, devido ao tamanho reduzido, esses animais ultrapassam com facilidade essa defesa e alcançam as partes comestíveis das plantas.


Os cactos por exemplo são plantas que habitam regiões áridas, e geralmente apresentam folhas reduzidas e modificadas em espinhos. Além da função primária de defesa, os espinhos nos cactos possuem importante adaptação que é evitar a perda de água pelas folhas, já que essa modificação diminui a superfície de contato deles com o ambiente. Nessas plantas, a fotossíntese é realizada por um tipo de caule modificado denominado de cladódio, que possui um aspecto de folha e coloração verde, onde possui a clorofila.


E uma outra função dos espinhos, na verdade uma interação especial entre planta-herbívoro, são os espinhos de uma espécie de acácia (Acacia cornigera), que faz de abrigo para formigas que matam outros insetos que tentam se alimentar dessa planta. E já temos uma postagem somente sobre elas aqui no blog confira no link abaixo:


O ESPINHO ASSOBIADOR: DESCUBRA O SEGREDO DA ÁRVORE ACÁCIA CONTRA AS GIRAFAS


O que acharam da função dos espinhos nas plantas? Deixe nos comentários.


LEIA mais também:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.