INSETOS curiosos que vivem na SUA CASA! Eles são PERIGOSOS ou INOFENSIVOS?

Todo mundo já viu um inseto em casa, e claro que aposto que a maioria de vocês aqui tem medo de algum deles não é mesmo? Mas será que eles são perigosos ou inofensivos?


VAMOS DESCOBRIR...


Por que aparecem tantos insetos dentro de casa?


Bom, para responder essa pergunta você precisa saber que os insetos são um dos grupos de seres vivos mais abundantes em nosso planeta. Somente as espécies de besouros existentes passa a quantidade espécies de plantas no mundo, é mole?! Ai já deu pra perceber o quão numerosos esses pequenos visitantes são.


Mas em geral os artrópodes sim são o maior grupo de seres vivos do nosso planeta. Entre eles, destaca-se o grupo dos insetos que apresentam cerca de 952.000 espécies conhecidas, ou seja, 90% de todos os artrópodes.


Então meus amigos e amigas, não da pra escapar desses pequenos visitantes.


Mas por que os insetos tem que entrar dentro das casas?


Está ai uma pergunta interessante. Por que raios esses insetos entram em nossas casas? Bom tenho algumas explicações. Primeira é que dentro de casa, principalmente a noite tem fontes de luz, como as lâmpadas, e a maioria dos insetos são noturnos, e sim são atraídos pela luz, e isso tem explicação, mas fica pra outra postagem.


Outra possibilidade de eles quererem entrar dentro das casas é a fuga de predadores noturnos. Imagine você querendo ser comido por vários bichos maiores que você, ai você encontra tipo uma caverna, que é a casa de um humano, e lá os bichos grandes não entram. Pois é, até eu se fosse um inseto faria isso.


Um outro motivo que acho possível é a temperatura. Os insetos são ectotérmicos (leia sobre a diferença entre ectotermia e endotermia nesse link: https://www.bioorbis.org/2018/07/diferenca-ectotermia-endotermia.html), sendo assim, eles precisam de fontes de calor para manterem aquecidos e vivos, sem isso eles morrem. E não sei se vocês já reparam que não vemos muitas moscas a noite não é mesmo? Pois é já temos uma outra postagem aqui no blog somente sobre esse assunto, acesse o link abaixo:


Por que não vemos moscas voando a noite dentro de casa?


OS INSETOS CURIOSOS QUE VIVEM NA NOSSA CASA


Agora sem mais delongas, vamos saber quem são os seus inquilinos, ou melhor, parceiros de casa não é mesmo?:


NA VARANDA OU JARDIM


Começando pelo lado de fora da casa:


Lacraia (Scolopendra sp.) - PERIGOSO


Imagem de Alexa por Pixabay

Um dos animais mais temidos, devido a sua aparência bizarra. Sua picada pode sim doer muito, em casos raros pode causar complicações, principalmente em crianças, pois suas presas possuem veneno. Mas tirando essa parte ruim, são excelentes predadoras de vários outros insetos, principalmente baratas.


Tesourinha (Forficula sp.) - INOFENSIVO


Imagem de FRANCO PATRIZIA por Pixabay


Muitos já a viram, possui também uma aparência meio sinistra, porém é inofensiva.


Joaninha (Harmonia axyridis) - INOFENSIVAS E AJUDANTES


Imagem de ElinaElena por Pixabay


Pequenas e bastante conhecidas. Além do que muitos pensam, as joaninhas ajudam mais do que atrapalham, elas são excelentes predadoras e controlam pragas onde estiverem em seu jardim.


Maria-fedida (Nezara viridula) - INOFENSIVO


Imagem de Fablegros por Pixabay


Muitos tem medo delas, e claro muitos fogem dela devido ao seu mal cheiro. Mas esse mal cheiro nada mais é como uma forma de defesa, parecida com a dos gambás, porém em tamanho reduzido. E esse mal cheiro é só pra te espantar, não te causará dano nenhum.


NO BANHEIRO


Mosquitos-do-banheiro (Psychoda sp.) - INOFENSIVO


Mosquito do banheiro. Foto: Cleverson Felix.


E já temos uma outra postagem aqui no blog somente sobre esses pequenos mosquitos do banheiro, confira no link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2018/04/os-mosquitos-do-banheiro.html


Baratas (Blattella sp.) - INOFENSIVO... DEPENDE


Imagem de Dirk (Beeki®) Schumacher por Pixabay 


Essa todos já conhecem, mas não só no banheiro podemos encontrá-las, mas por toda casa e em todo lugar.


NA COZINHA


Carrucho ou gorgulho (Sitophilus sp.) - INOFENSIVO


See page for author, Public domain, via Wikimedia Commons


Um bicho que muita gente já teve contato quando vai pegar uma boa farinha pra fazer um bom bolo. Mas não se preocupe com eles, são inofensivos.


Formiga-fantasma (Tapinoma sp.) - INOFENSIVA, MAS DEPENDE


Imagem de Cyril por Pixabay

Formigas, tem pra todo lado, mas na cozinha é onde encontramos elas em maior numero principalmente no açúcar não é mesmo? E é ai que mora o perigo. Elas não vão causar danos físicos a vocês, porém, como são bem pequenas, podem ir a qualquer lugar, e quando digo qualquer lugar é qualquer lugar mesmo. Tem estudos que mostra que as formigas tem mais bactérias e outros microrganismos em seu corpo do que baratas. Sendo assim o dando para nós pode ser alguma doença que pode ser causada por esses microrganismos.


Mosquinha da banana (Drosophila melanogaster) - INOFENSIVA


rjp/zimpenfish, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons


É o mesmo caso das formigas, porém elas podem ser mais limpas que as formigas, mas mesmo assim estando em contato com a banana, podem trazer microrganismos danosos a nossa saúde.


Mosca (Musca domestica) - INOFENSIVA, também depende


Imagem de Ronny Overhate por Pixabay 


E ela não podia faltar na lista, a mosca comum. E claro ela sim pode ser danosa pois voa no lixo e vai na nossa comida trazendo sujeira e muitos microrganismos.


NA SALA


Aleluia ou siriri (Cryptotermes gestroi)


Francisco Farriols Sarabia, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons


Pequenos voadores presentes mais em épocas de chuva. Os aleluia, não causaram medo nem danos a você, mas se deixar eles perderem as asas e entrarem em algum móvel de madeira ai pode ser perigoso pro seu móvel.


QUARTOS


Traça - INOFENSIVO


Sebastian Stabinger, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


Essa todos conhecem, mas não causaram problemas pra você, bom, pelo menos a sua saúde, mas nos alimentos ai já outra coisa.


Mosquito ou Pernilongo do (Aedys sp.) - PERIGOSO E MORTAL


Imagem de 41330 por Pixabay 

Esse dispensa comentários, pra mim de longe é o inseto mais perigoso que temos em nossas casas, todos os anos temos casos de óbitos por dengue pelo país, fora as outras doenças que eles podem transmitir.


E você sabia que eles te picam pelo seu cheiro? Isso mesmo, já temos uma outra postagem aqui no blog somente sobre isso, veja pelo link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2015/01/cientistas-dizem-que-pernilongos-atacam.html


Pulgas (Ctenocephalides sp.) - PERIGOSO


Imagem de WikiImages por Pixabay


As pulgas podem ser sim danosas a nossa saúde e dos nossos amados pets que temos em casa. Tendo doenças que podem ser causadas por elas como a Erliquiose, Dipilidiose e Dermatite.


E ai meus amigos e amigas, o que acharam desses pequenos insetos curiosos que vivem em nossa casa? Se faltou algum deixe nos comentários que adiciono na postagem.


Leia mais em nosso blog:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.