POR QUE OS SAPOS APARECEM QUANDO CHOVE?

Parece uma pergunta boba para alguns mas muitas pessoas tem dúvida. Não só os sapos mas a maioria dos anfíbios, por que aparecem quando chove?


Imagem de NoName_13 por Pixabay


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Os Anfíbios e a água


Os anfíbios são animais que precisam da água para viverem, então a resposta para a pergunta do por que eles aparecem quando chove está ai. Seu nome já diz também, anfíbio quer dizer viva dupla, vivem uma parte de sua vida na água e outra na terra.


Por que os anfíbios aparecem quando chove?


O primeiro ponto é que a pele desses animais precisam de umidade, sendo assim, se começou a chover eles vão aparecer em vários lugares, até mesmo dentro das nossas casas.


Outro ponto é que eles dependem da água para a reprodução, em períodos secos, os lagos e rios estão mais secos, sendo assim quando começa a chover eles vão a procura de vários outros locais.


E ai está uma outra dúvida, onde eles se escondem em períodos de seca?


Onde os sapos se escondem em períodos de seca e durante o dia?


Primeiro que eles tem hábitos noturnos, por isso e difícil você ver um sapo durante o dia. E durante esses períodos do dia eles passam o dia sob a terra ou escondidos embaixo de pedras ou folhas.


Já no inverno onde e períodos de grande seca, a maioria entra em um estado de inatividade chamado hibernação. Alguns sapos ficam inativos também durante verões muito quentes devido sua pele serem muito sensíveis. Veja uma postagem somente sobre a hibernação dos sapos nesse link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2019/04/anfibios-hibernacao.html


Mas por que os sapos só aparecem a noite?


Para os bichos que dependem da temperatura ou mesmo da umidade, a noite tem seus atrativos: a pressão do ar e a umidade se modificam drasticamente, proporcionando melhores condições de sobrevivência, especialmente àqueles animais que simplesmente se ressecariam após algumas horas de exposição ao sol.


Outro ponto importante deles aparecem somente a noite é que a maioria de suas presas aparecem somente a noite, que no caso são insetos. Então como eles são espertos, vão ficar mais a espreita durante a noite.


Quanto tempo o sapo fica debaixo da terra?


Uma curiosidade sobre quanto tempo um sapo pode ficar debaixo da terra. Os sapos da caatinga brasileira que ficam enterrados na areia sem comer por mais de 2 anos, acredita? E temos uma postagem somente sobre sapos no deserto e também sobre os sapos da caatinga, veja clicando nos links abaixo:


Será mesmo que existem anfíbios no deserto?


A DESCOBERTA DOS PRIMEIROS ANFÍBIOS PEÇONHENTOS!


O que acharam? Você também tinha essa dúvida? Então deixe nos comentários.


E DESCUBRA mais sobre os anfíbios em nosso blog:


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.